Faça Parte

Pimenta no futebol dos outros é refresco?

Nessa quinta feira (14), River Plate e Boca Juniors fizeram um clássico argentino pela Libertadores da América. Uma nítida explosão de como é o futebol, um grito surdo de morte ao futebol moderno e viva o espetáculo. Seria. Seria se os limites não fossem ultrapassados. O que era para ser um espetáculo perdeu para o vandalismo. Agora os críticos do futebol antigo, do futebol de luzes, bandeiras e gritos, ganham força.

Festa da torcida do Boca Juniors dentro da La Bomboneira.
River e Boca faziam o que poderia ser um dos jogos mais bonitos da temporada, no início da partida a La Bombonera tremeu, a festa não podia ser melhor, não podia ser maior. Um verdadeiro tapa na cara do futebol brasileiro. Luzes, bandeiras, sinalizadores, torcedores enlouquecidos no alambrado, a canção entoava por todo o estádio. Milhares de argentinos cantavam, ovacionavam os jogadores. Por uma fração de tempo, a torcida era a dona do espetáculo. Como sempre deveria ser. Nas redes sociais os brasileiros sentiram falta daquilo, do calor, da cortina de fumaça que cobria o estádio. Do poder que um mando de campo emergia por sobre o adversário. Tudo caminhava bem, o espetáculo estava garantido. No meio da torcida do Boca um pedaço de pano branco se sobressaia, uma espécie de fantasma com a letra B em tom vermelho estampando o centro do pano. Uma clara provocação ao rival que havia sido rebaixado para a segunda divisão do futebol argentino. O fantasma de La B. Um clássico mundial, como um clássico deve ser.

Mas nem tudo que é lindo dura pra sempre, aqui nessa parte da história entra um misto de profunda dor, aqui é onde o discurso dos modernos ganham força, aqui nessa parte da história é aonde morre o futebol. Aqui é aonde a La Bombonera teve um dia de Colisseu. Após o intervalo da partida, os jogadores do River voltavam a campo quando o ar se tornou picante, os olhos gargantas e pele começaram a arder, o gosto e odor de pimenta tomava o túnel de acesso... Torcedores do Boca jogaram spray de pimenta nos jogadores do River. Aí, amigos o espetáculo acabou. Uma confusão se instalou no jogo, a torcida do Boca parecia não se importar, e não se importavam mesmo, no dos outros é sempre refresco... O espetáculo voou junto com o Fantasma de La B. E poderia ter sido a maior prova de espetáculo do ano, a maior zoeira como chamam os torcedores. Preso a um Drone o fantasma que tinha como missão espantar o modernismo que assombra o futebol.

Drone dentro do estádio para provocar a torcida do River Plate.

Após uma hora de paralisação a partida foi cancelada. Graças a uma parcela de torcedores o futebol perdeu um grande espetáculo. Agora entra em vigor novamente a discussão sobre o que é ou não proibido nos estádios. Eu defendo a festa, o lado de lá o comportamento. Dessa vez o lado de lá sai campeão. 


Anderson Viana |  

Postar um comentário

1 Comentários