Faça Parte

Um ano sem a lenda esmeraldina! #EternoF9

Quando um time de futebol revela um jogador, é difícil confiar no começo. Existem várias coisas que se deve lidar quando se inicia uma carreira nesse esporte: A pressão, a responsabilidade de vestir a camisa de um clube grande, a de sempre estar com um bom preparo físico e a da fazer boas atuações nas partidas. Alguns desses jogadores não conseguem acompanhar esse ritmo, muitos desistem ou procuram outro clube, outros têm um bom início, consegue uma vaga no time titular, mas caem na conversa de empresários e vêm suas carreiras caírem em um abismo difícil de ter volta.


Mas existem também aqueles jogadores que quando vestem a camisa de um clube, vestem com amor, quando entram em campo, jogam um futebol extraordinário e despertam um sentimento no torcedor que faz com que o futebol seja muito mais que um esporte. São poucos jogadores conseguem esse tipo de feito, eu já tive vários ídolos no Goiás, mais em especial, este que vou falar nessa matéria, é um herói e um exemplo para muitos.


No dia 7 de junho de 2014, morreu Fernandão, ídolo do Goiás Esporte Clube, em um acidente de helicóptero. Quando soube da notícia, estava numa festa junina, sujo e suado de tanto dançar, vi meu mundo desabar em questões de segundos quando recebi aquela ligação de meu pai dizendo que um dos maiores ídolos de meu clube tinha perdido a vida.

Fernandão foi mais que um exemplo pra mim, quando ele surgiu no futebol, tinha acabado de nascer e não o acompanhei com a camisa do meu clube, mas os anos se passaram, e em 2006, liguei a televisão ao lado do meu pai e vi Fernandão levantando a Taça da Libertadores da América pelo Internacional, nesse momento, meu velho virou pra mim e disse: "Tá vendo esse cara levantando o troféu, Wagner? Jogou no Goiás, começou aqui". Quis pesquisar sobre o jogador, e assistindo alguns lances dele pelo Goiás na internet, fiquei impressionado, principalmente com aquele gol de bicicleta no Serra Dourada contra o Bahia em 1999, ano em que o clube esmeraldino conquistou a Série B do Brasileiro.


No ano de 2009, tive a oportunidade de ver Fernandão com a camisa do meu time pela primeira e única vez na minha vida. O Goiás fazia uma campanha extraordinária no Campeonato Brasileiro, e em uma partida contra o Flamengo no Serra Dourada lotado, um helicóptero desceu no campo, e de lá saiu Fernandão sorrindo com a camisa do Goiás acenando para a torcida esmeraldina. A lenda estava de volta! Quem diria que o mesmo meio de transporte que trouxe ele de volta para a sua casa, tirou a vida dele 5 anos depois.


Foi incrível vê-lo jogar novamente, principalmente ao lado de Iarley (Outro ídolo). Os dois já haviam feito história com a camisa do Internacional vencendo o Barcelona na final do Mundial de Clubes. Uma vitória marcante do Verdão com os dois craques em campo foi em cima do Corinthians com Ronaldo Fenômeno em campo: Vitória por 4x1 em pleno Pacaembu. 

Fernandão e Iarley comandaram goleada em cima do Corinthians, em 2009.
Fernandão conquistou o torcedor esmeraldino não apenas com seu talento, força e liderança dentro de campo. Ele conquistava com palavras, fez com que milhares de esmeraldinos acreditassem que nós podemos um dia, vencer todas as dificuldades e conquistar um grande título. Ele acreditava que o Goiás poderia ser grande, e sim, eu também acredito nisso até hoje, e sei que um dia ele fará justiça ao pensamento e o sonho de Fernandão.

Antes de retornar ao Goiás, Fernandão estava sendo especulado em grandes clubes do Brasil como o São Paulo, Flamengo, Corinthians e o próprio Internacional, clube no qual fez história. Apesar do interesse desses gigantes do futebol brasileiro, Fernandão optou pelo Goiás. O motivo foi explicado no programa "Arena SporTV" quando Cléber Machado perguntou à Fernandão: "Por que o Goiás?"

Fernandão respondeu: "O único clube que eu tenho um amor, que eu tenho uma paixão, que eu tenho a motivação pra buscar alguma coisa dessa maneira, de entrar, de vestir a camisa, de poder pegar no símbolo do clube e beijar o símbolo do clube com todo amor, com todo o carinho, é o clube do Goiás. Ás vezes, as pessoas acham estranho você rejeitar São Paulo (o estado), o centro do país, a mídia, o local onde tá acontecendo tudo, e vir pro Goiás, que não tem tanta mídia, que não tem tanta aparência a nível nacional, mas eu sei como as pessoas aqui trabalham, e eu sei o sonho que essas pessoas daqui, tem em conquistar algo à nível nacional, então isso aí que eu queria mostrar também, essa questão do orgulho de poder voltar pra um clube que eu realmente nasci, cresci, aprendi a ser jogador, aprendi a ser homem, e com certeza, eu volto com muito orgulho mesmo de ter escolhido o Goiás".


Hoje, dia 7 de junho de 2015, completamos 1 ano sem Fernandão. Quando ele se foi, se foi também uma parte de mim, uma parte de cada esmeraldino fiel, uma parte da história do clube. Mas o sonho não morreu. Eu sei que ainda podemos conquistar um título expressivo, e no dia que isso acontecer, enquanto todos gritam nas arquibancadas do estádio, chorando de alegria e cantando, eu simplesmente vou me ajoelhar, olhar para o céu e dedicar a conquista ao Fernandão. Um ídolo, um exemplo, uma lenda! 



#EternoF9

Homenagem feita à Fernando Lúcio da Costa, escrita por Wagner Filho, colunista do Goiás Esporte Clube.


Twitter:


Wagner Filho || @wagner_gec

Linha de Fundo || @linhadefuundo

Postar um comentário

1 Comentários