Faça Parte

A Copa das Copas


Há um ano o pontapé inicial foi dado. O dia 12 de junho ficará marcado como o começo de algo inexplicável em vários sentidos, algo único. A desconfiança, o impasse e o "imagina da Copa" foram substituídos por um festival de boa organização, amor e muito, mas muito futebol. A Copa do Mundo do Brasil foi, sem dúvidas, a melhor da história.

Como não se lembrar de toda expectativa, de todos os dias que esperamos desde o anúncio da sede anos antes. Como não se lembrar das ruas enfeitadas e da esperança de título que vinha não só de todas as partes do país, mas do mundo inteiro. A alegria, as festas, a mistura de gerações e culturas marcou cada um como poucos eventos podem fazer.

O hino nacional cantado a capela pelos torcedores em todos os jogos do Brasil deixou o povo emocionado. Como não cantar junto e não sentir as lágrimas caindo quando ainda havia expectativa, quando havia o sonho do hexa? A Copa das Copas já começou sendo espetacular, já que o primeiro gol de todos na competição foi contra da seleção da casa. Como não pensar na cara do Marcelo e de todos os brasileiros naquele jogo contra a Croácia? A vibração em cada lance e o pênalti bizarro marcado em Fred? Ah se soubéssemos naquele dia que terminaria de forma tão... Trágica.

O mundo se chocou com a campeã mundial Espanha caindo na primeira fase e vibrou com o mítico 5x1 para a Holanda em uma partida que teve até voo de Van Persie. Na lista de “momentos inusitados”, não podemos esquecer a Costa Rica, que chegou como “azarão” no Grupo da Morte e acabou arrasando todas as seleções, deixando Inglaterra, Uruguai e Itália no chinelo.

A expectativa em Cristiano Ronaldo substituída por um sonoro 4x0 da Alemanha logo na estreia e a eliminação ainda na fase inicial. Já Messi viu a Argentina ter dificuldade em um grupo com nível baixo, mas vida fácil na trajetória até a final. E teve golaço, como teve! De Messi, James, Van Persie, Tim Cahill, Xhaka, David Villa, Shaqiri, David Luiz, Mario Götze e muitos outros.


Também tivemos momentos lamentáveis, como a tão falada mordida de Suárez em Chiellini. O uruguaio, que havia se recuperado de uma cirurgia séria em tempo recorde e vinha brilhando na competição, acabou cometendo seu maior erro e deixou o país marcado, sem moral e com uma punição severa nas costas.

Nossa seleção se mostrando bipolar contra o Chile, quando quase foi eliminada no final do jogo. Teve choro de Thiago Silva, muita fé, David Luiz assumindo o papel de capitão e um Júlio César inspirado. Olhando para trás hoje, talvez fosse melhor se aquela bola de Pinilla tivesse entrado.

A partida contra a Colômbia marcou não só a passagem para a semifinal, mas principalmente a perda da esperança. Quando Zuñiga deu a joelhada nas costas de Neymar e ele não levantou mais, grande parte dos brasileiros já sabia qual seria o final. A Copa das Copas ficará eternamente marcada pelo dia 8 de julho, quando a Seleção e o povo brasileiro viram todos os sonhos serem arremessados pela janela e tudo que estava errado com o nosso futebol ser colocado na mesa. O 7-1 será a eterna marca de quão ultrapassados estamos em alguns pontos e esse resultado escancara e se torna um pedido de socorro do esporte mais amado do país.

Se para nós não foi bom, para a Alemanha não podia ter sido melhor. Os alemães conquistaram nosso coração, nossa simpatia e, mais importante de tudo, a Copa do Mundo. Vistos como favoritos desde o princípio, eles podem ter vacilado um pouco em alguns jogos, mas mostraram com maestria o estilo de jogo campeão que todos passaram a admirar.


Maracanã, Rio de Janeiro. Um espetáculo a parte, um lugar sagrado. De um lado toda alegria e confiança alemã. Do outro os “hermanos” pintavam a cidade de azul e branco e esperavam fazer história dentro da casa do maior rival. Sangue, suor e lágrimas, sejam elas de alegria ou tristeza, marcaram a decisão e, no fim, o Cristo Redentor vestiu vermelho, preto e amarelo graças ao gol de Mario Götze na prorrogação.

A Copa do Mundo de 2014 foi a melhor da história por que foi recheada com todos os sentimentos que uma competição desse nível precisa. Foi a melhor graças aos grandes momentos, a integração dos povos, a diversidade cultural e tudo que o nosso país pode oferecer. A Copa no Brasil foi sensacional e não é a toa que, mesmo depois do fatídico fim, não existe ninguém que não sinta falta dela.

Volta Copa! Volta sua linda!


Mariana Sá || @imastargirl

Postar um comentário

2 Comentários