Faça Parte

F9 nosso eterno capitão

A história colorada é repleta de grandes jogadores e de ídolos que ficaram marcados em nossa história. Infelizmente, não vi Falcão jogar, nem Claudiomiro, Larry, Manga, Gamarra, Figueroa, Valdomiro, Tesourinha e tantos outros jogadores que marcaram época jogando pelo Inter. Mas vi o provável maior ídolo da história colorada jogar. Fernando Lúcio da Costa, o eterno Fernandão, o cara que liderou a equipe do Inter para as maiores glórias de sua história.
        
Eterno Capitão
Quando começou a carreira, em 1995 no Goiás ninguém poderia imaginar que ele ficaria eternizado na memória de todos os colorados. Estava no Toulouse, em 2004, quando o então presidente colorado Fernando Carvalho acreditou no potencial do atacante de 1,90m e 26 anos de idade e o trouxe para o Beira-Rio.  Mal imaginava ele que acabava de trazer a Porto Alegre alguém que nunca mais sairia de lá.
           
Na sua estreia com a camisa colorada Fernandão deu indícios do que estava por vir: marcou, de cabeça, o gol número 1000 da história dos GreNais. Nas suas próprias palavras: “Quando eu estava comemorando, o Sóbis me avisou que aquele era o gol mil da história do clássico GreNal. Ali, de joelhos no gramado do Beira-Rio, eu tive a certeza: escolhi o time certo.” Era o primeiro de tantos gols que ele viria a marcar pelo Internacional. 
(Gol 1000 em grenais)
Em 2004 o Internacional alcançou a 8ª colocação no campeonato brasileiro, e em 2005 Fernandão teria se consagrado campeão brasileiro com o Inter não fosse a discutível decisão judicial de anular 11 jogos do campeonato.

Em 2006 perdemos o Gaúcho para o maior rival, mesmo com Fernandão deixando seu gol na final. Mas estávamos na Libertadores, e sob o comando de Fernandão, chegamos a final contra o atual campeão do mundo, o São Paulo. Fernandão deixou o seu gol no segundo jogo, e levantou a taça da Libertadores, imagem que ficou marcada para sempre na minha e na memória de tantos outros colorados. Era o título que esperamos quase 100 anos para conquistarmos. A maior conquista colorada até então. E foi Fernandão que liderou a equipe que trouxe isto para nós. Era Fernandão que devolvia ao Inter a sua grandeza.

Fernandão erguendo a taça da Libertadores 2006
Mas o maior feito ainda estava por vir. Com o título da Libertadores conquistamos a vaga no mundial de clubes da FIFA. E na final da competição enfrentamos o melhor time da época: o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Poucos acreditavam no Inter. Seria um massacre espanhol, diziam. Mas com a liderança de Fernandão, o time colorado entrou em campo com essa motivação:


E ganhamos. A maior glória da história do clube, com a liderança de Fernandão. Foi o ápice, o topo. E foi Fernandão que levantou a taça, eternizando uma das imagens mais marcantes da história do Inter.

Mundial de Clubes da FIFA 2006
Em 2007 Fernandão ainda participou da conquista da Recopa Sul-Americana contra o Pachuca, do México, e em 2008, após 190 jogos e 77 gols com a camisa colorada, Fernandão anunciou sua saída para o futebol do Qatar. Suas palavras na despedida: “O Inter é a minha casa, o Inter é algo que eu aprendi a amar, eu voltarei seja como jogador, dirigente ou TORCEDOR.” E cumpriu sua promessa.

Em 2011, após anunciar a sua aposentadoria do futebol, Fernandão assumiu o posto de diretor executivo no Inter, e em julho de 2012 iniciou a carreira como técnico do Internacional, onde ficou até o fim de novembro do mesmo ano.

Fernandão como técnico colorado

No dia 7 de junho de 2014 os colorados acordaram com uma triste notícia: nosso eterno capitão havia falecido num acidente de helicóptero. O baque foi duro, demorou a ficha cair. Um ídolo, um exemplo, uma grande pessoa havia partido de nosso meio. Logo a imensa nação colorada se uniu em homenagens a um dos seus maiores ídolos. A estátua no Beira-Rio foi o mínimo que poderíamos ter feito, mas qualquer homenagem que fizermos a ele não retribuirá as conquistas, a alegria, a garra e a grandeza que ele nos trouxe.
           

Estátua em homenagem a Fernandão
Nesse domingo (07/06/15) o seu falecimento está completando 1 ano. Inúmeras homenagens estão sendo preparadas para o jogo contra o Coritiba para tentar expressar toda a nossa gratidão por Fernandão. O que sentimos neste momento não pode ser traduzido em palavras, mas vou fazer o possível:

Fernandão, você é um dos caras que me trouxeram as maiores alegrias que eu já tive como torcedor e como ser humano e acredito que posso falar isso pela maioria dos colorados. Foram tuas mãos que ergueram as maiores conquistas do clube que amo. De tua boca, capitão, que saíram palavras que me tocam até hoje. De teus pés, capitão, que saíram gols que me fizeram vibrar, correr e enlouquecer na certeza de que o manto colorado estava sendo honrado. Obrigado por tudo, eterno capitão. Tenha certeza, capitão, que enquanto houver colorado na Terra, tu nunca serás esquecido.


Obrigado pelos anos,
Que honraste a camiseta do Inter,
São várias alegrias e momentos,
Que nunca iremos esquecer.
E dá-lhe, dá-lhe Fernandão! Dá-lhe, dá-lhe, Fernandão!
Para sempre o nosso eterno capitão!