Faça Parte

Há 15 anos, o Caxias conquistava o Campeonato Gaúcho em cima do Grêmio


A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, em seus 80 anos de história, chegou ao auge em 21/06/2000, com a conquista do Campeonato Gaúcho. O Caxias, na época, disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e brigava pelo acesso à elite nacional, mas fora de campo o clube vivia uma crise sem precedentes. Dívidas e salários atrasados ameaçavam um trabalho sério iniciado anos antes nas categorias de base.

O técnico daquela conquista era o Tite. O mesmo Tite campeão mundial pelo Corinthians, só que em começo de carreira. Em 1999, o clube quase foi rebaixado no estadual e Tite começou o ano seguinte com um clube em crise e com uma pressão enorme nas costas. A direção manteve o treinador, mesmo com a péssima campanha no ano anterior, e mostrou uma enorme confiança no trabalho de Tite. Com uma campanha que surpreendeu a todos, o técnico alavancou sua carreira e levou o Caxias ao topo do futebol gaúcho.

O adversário na final foi o Grêmio. O milionário Grêmio, que tinha como destaque Ronaldinho Gaúcho, “comendo” a bola. Mas além do tricolor, o Caxias passou por cima do Internacional e do Juventude. Na época, o rival do Caxias disputava a série A do Brasileirão e tinha como principal patrocinador a Parmalat, uma das maiores e mais ricas empresas do Brasil naquele tempo.

Campanha

Foto: Porthus Junior / Pioneiro
No primeiro turno, o Caxias venceu cinco jogos, empatou três e perdeu quatro. No octogonal final, já com a participação da dupla GreNal e do Juventude, o Caxias venceu sete jogos, empatou três e perdeu quatro partidas. No octogonal, o Caxias já mostrava que poderia incomodar a dupla GreNal e o rival Juventude. Destaques para as duas vitórias diante do Juventude no clássico Ca-Ju. Em 09/04/2000 o Caxias enfrentou o rival no Alfredo Jaconi e venceu por 1 x 0, com gol de Maurício. E em 14/05/2000, no Centenário, o grená goleou o alviverde por 3 x 0, com gols de Luciano e Titi. A dupla GreNal também começava a ver a força do Caxias. Em 15/04/2000, a equipe de Tite venceu o Internacional por 2 x 0, no Centenário. Em 07/05/2000, na decisão do turno, contra o Grêmio, o Caxias começou a aprontar para o time da capital, ao vencer por 2 x 1 em pleno Olímpico e garantir vaga na grande final do Gaúchão. Ivair e Jajá marcaram os gols grenás. O Grêmio venceu o segundo turno e também garantiu vaga na final.

Decisão

Foto: Jeferson Betega/ Pioneiro
Na grande decisão, o Caxias não deu chances para o Grêmio e passou por cima do time da capital. No primeiro jogo, realizado no dia 14/06/2000, em um Centenário com quase 30 mil pessoas, a equipe de Tite goleou por 3 x 0. Gil Baiano, Ivair e Marcio marcaram os gols da equipe grená. No jogo de volta, no Olímpico, realizado em 21/06/2000, o Caxias segurou o empate em 0 x 0 e levantou a taça em Porto Alegre. Na ocasião, o goleiro Gilmar Dalpozzo defendeu uma penalidade cobrada por Ronaldinho Gaúcho, no último lance da partida.

O título grená é lembrado até hoje pela sua torcida. E tem um gostinho especial, pois foi em cima do Grêmio e em um momento delicado para o clube. O técnico Tite, em entrevista concedida para o Caxias, mostrou, em poucas palavras, a importância deste feito para o clube e para a carreira do treinador: “Se eu tivesse que numerar os cinco principais títulos da minha carreira, com certeza esse estadual com o Caxias estaria na lista. Pelo grau de dificuldade que foi. Enfrentamos a dupla GreNal, com um auto poder financeiro e o Juventude, na época na Série A e patrocinado pela Parmalat”, enfatizou o profissional.

O elenco daquele ano formou vários ídolos para a torcida. O zagueiro Paulo Turra, o meia Gil Baiano, o atacante Jajá, e outras peças fundamentais na campanha do Caxias, entraram para a história do clube e ficarão para sempre na memória do torcedor.

Postar um comentário

0 Comentários