Faça Parte

Jefferson fecha o gol e evita derrota do Botafogo no Castelão

Botafogo, líder, vindo de uma vitória espetacular e com os rivais diretos tropeçando na rodada. O adversário? O vice-lanterna Ceará. Jogo fácil, né? Errado. O Botafogo fez uma péssima partida no Castelão e só não saiu de campo derrotado por um simples motivo: Jefferson, apenas o melhor goleiro do Brasil, agarrou até pensamento. Com o empate, o Glorioso segue líder isolado da Série B, com 24 pontos. Na próxima sexta, dia 10, o time carioca mede forças com o Bragantino, às 21h50min, fora de casa.

 Jefferson foi o grande jogador do Botafogo na partida. (Foto: Christian Alekson/cearasc.com)

O JOGO

O Ceará foi amplamente superior durante todo o jogo. Nos primeiros minutos da partida, o Vozão trocava mais passes e tentava chegar ao ataque, marcando sob pressão e atacando em velocidade. A primeira chance real aconteceu aos 7 minutos. Após lateral, Ricardinho arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Jefferson. Aos 12', o mesmo Ricardinho achou Rafael Costa na cara do goleiro botafoguense, porém, em posição de impedimento.

Aos 13', veio à primeira chance do Botafogo, com Tomas, que chutou após recuperar a bola. O goleiro Tiago espalmou. Aos 18', o Ceará assustou novamente. Wescley cruzou, mas o atacante Rafael Costa parou na defesa, que afastou a bola de qualquer jeito. Aos 23', o Ceará tirou tinta do gol. Após cobrança de lateral, Fabinho finalizou e a bola passou à esquerda do gol de Jefferson.

Aos 26 minutos, Roger Carvalho se atrapalhou ao tentar afastar um cruzamento de Fabinho. De maneira estranha, o zagueiro mandou a bola bem próxima da trave. Aos 30', em um bom chute de fora da área, Fabinho, novamente levou perigo. O Botafogo encontrava muitas dificuldades para criar.

Aos 38', Luis Henrique, em seu segundo jogo no time principal, mostrou que é um jogador de estrela. O atacante fugiu da marcação e com espaço chutou na direção do gol. A bola caprichosamente acertou o travessão do goleiro do Vozão. O Fogão quase abriu o placar.

Aos 45', após cobrança de falta, Ricardinho arriscou de fora da área para boa defesa de Jefferson. No rebote, Baraka tentou finalizar, mas a arbitragem assinalou, de forma correta, outro impedimento cearense. O juiz encerrou o primeiro tempo aos 47 minutos.

O Botafogo voltou para o segundo tempo sem alterações, mesmo tendo apresentado um péssimo futebol na etapa inicial. Aos 4', o Ceará continuou pressionando. Fabinho disparou de longe obrigando Jefferson a espalmar. Aos 11', dominando o jogo, o Ceará teve grande oportunidade de abrir o placar. Ricardinho cobrou falta e Rafael Costa cabeceou para fora.

O alvinegro carioca tentava chegar ao ataque com alguns chutes fracos sem direção, mas parava na intensa marcação adversária. Aos 16', Rodrigo Pimpão cruzou e Luis Henrique pagou mal na bola, finalizando para fora. Aos 18', Daniel Carvalho, sumido no jogo, resolveu arriscar em jogada individual em chute de fora da área na direção do gol, levando perigo. Foi o último lance do meia na partida. Aos 20', aparentemente forçando o terceiro cartão amarelo, Daniel foi substituído por Gegê em mudança promovida pelo técnico René Simões.

Aos 23', Rodrigo Silva deu passe para Wescley, que finalizou para fora. Aos 30', René Simões aproveitou para fazer a segunda alteração no Botafogo: Luis Henrique saiu para dar lugar ao também jovem Sassá. A substituição parece ter dado certo. Após cruzamento de Sassá, o zagueiro Sandro tentou cortar e quase marcou gol contra. Não durou muito tempo e o Ceará voltou a trocar passes. Aos 33', Sandro tentou se redimir em cabeçada após cobrança de falta, mas a bola foi para fora. Aos 40', o treinador botafoguense promoveu sua terceira e última substituição. Tomas saiu para a entrada de Lulinha. Neste momento, o Vozão acuava o Botafogo, mas errava na hora da finalização.

Aos 41', Jefferson fez grande defesa após cabeceio de Fabinho. Foi à defesa do jogo, aliás. Aos 43', Roger Gaúcho recebeu passe e de fora da área finalizou. A bola passou muito perto do gol do Fogão. No minuto seguinte, veio à resposta botafoguense. Luis Ricardo em excelente jogada individual achou Lulinha, que perdeu um gol inacreditável. Victor Luís, lateral do Ceará tirou a bola em cima da linha. O jogo era lá e cá, emocionante. Aos 46', Rodrigo Silva chutou forte após lançamento e Jefferson mais uma vez fez boa defesa. Aos 49', o árbitro encerrou o jogo. 

OBSERVAÇÕES

Jefferson é indiscutivelmente o melhor goleiro do Brasil. Até o Ceará se rendeu ao mito.

Print tirado do site oficial do Ceará. 

Mesmo fora de casa, é um péssimo resultado empatar com o vice-lanterna da competição sendo líder. Aliás, o Botafogo tropeçou com Atlético-GO e Boa Esporte também, ambos na zona de rebaixamento. Que coisa!

Nos últimos 4 jogos, o Bota fez 5 pontos de 12 possíveis. Foram 2 empates, 1 derrota e 1 vitória. O rendimento caiu.

E claro, como de costume, ele não aproveitou a rodada favorável. Os rivais diretos tropeçaram. Caso vencesse, acumularia gordura. 

  A torcida botafoguense também marcou presença no Castelão. (Foto: Twitter oficial do Botafogo)

FICHA DO JOGO

Ceará 0
Tiago, Roniery, Sandro, Gilvan, Victor Luís; Sandro Manoel, Ricardinho, Baraka, Wescley (Roger Gaúcho); Fabinho, Rafael Costa (Rodrigo Silva). Técnico: Geninho.

Botafogo 0
Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho, Thiago Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas (Lulinha), Daniel Carvalho (Gegê); Rodrigo Pimpão, Luis Henrique (Sassá). Técnico: René Simões. 

Estádio: Castelão (CE).
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA).
Assistentes: Marcos Welb Rocha (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).
Cartões amarelos: Roger Gaúcho (Ceará); Rodrigo Pimpão, Daniel Carvalho e Sassá (Botafogo).
Público: 38.647.
Renda: R$ 329.025,00. 

E quem quiser me acompanhar no Twitter, é só procurar por @biel_dluca. 

Postar um comentário

0 Comentários