Faça Parte

Barcelona estreia com vitória no Espanhol em meio a um mar de desfalques

Na abertura do Campeonato Espanhol, Barcelona dá troco em Athletic, no San Mamés, após perder a final do Supercopa da Espanha. O time catalão viajou cerca de 610 quilômetros para uma revanche, com um time recheado de desfalques e com o passar da partida perdeu mais dois titulares: Sergio Busquets e Dani Aves.

Com um único gol, de Luis Suárez a vida no País Basco não foi fácil. Messi não jogou bem e as novidades de Sergi Roberto e Vermaelen jogaram muito bem e deram equilíbrio ao sistema defensivo do Barcelona. Esse início de Campeonato Espanhol bastante escaço de gols. Até o jogo de San Mamés apenas 2 gols em 5 jogos.

Jogadores comemorando o gol da vitória.
O jogo

Athletic e Barcelona fizeram um primeiro tempo sonolento. O time Basco esperava um erro do adversário para sair do contra-ataque , já o time catalão tocava muito a bola e esperava um vacilo da defesa do Bilbao para marcar um gol. Aos 21 minutos, em lance confuso dentro da grande área, a bola bateu na mão de Elustondo e os jogadores pediram pênalti, nada o juiz marcou.

Haja vista que o Barcelona vinha com um time bastante modificado na defesa, perdeu Dani Alves por lesão e coube a Sergi Roberto fazer a lateral. Aos 29 minutos mais um lance com Elustondo, Suárez recebeu, driblou e a canela deslocou o uruguaio, pênalti.

Em meio de bastante discussão, o lance foi discutível. Eis o ditado " pênalti que não existe, não entra ". Lionel Messi e Iraizoz entenderam bem a frase. O camisa 10 foi para a cobrança e numa defesa sensacional do arqueiro Basco deixou a torcida inflamada. 

Iniesta, Suárez e Rafinha ainda tentaram mudar o placar do primeiro tempo, porém Iraizoz defendeu a de Suárez e as outras duas foram sem êxito. Fim do primeiro sem mais emoções, com o Athletic se defendendo e o Barcelona tocando muito sem efetividade com a boa marcação do adversário.


Messi perdeu o pênalti no primeiro tempo.
Na etapa final, porém, o time de Luis Enrique se soltou na partida e criou as melhores chances até aos nove minutos abrir o placar: Rakitic lançou na esquerda para a penetração de Alba, que cruzou na medida para Suárez, sozinho e de perna esquerda na grande área, estufar as redes, 1x0.
Luis Enrique, então, foi à loucura com a outra lesão de um titular, agora de Sergio Busquets em dividida com Aduriz. O camisa 5 sentiu uma pancada no joelho direito e deixou o campo. O Barcelona já não tinha Piqué e Mathieu por suspensão. Adriano, Douglas e Neymar por lesão.
Após o gol, Sergi Roberto entrou livre na grande área e mandou uma bomba no travessão. Em boa jogada de Erazo, ele cruzou para Aduriz ajeitar de cabeça na área, mas Ibai Gómez não apareceu. Na sequência, o próprio Ibai pegou a sobra de cruzamento e quase marcou num chute de primeira.
Ainda houve tempo do apagado Lionel Messi fazer uma linda jogada e quase marcou um golaço. Depois de driblar três adversários, meter caneta em outro, chutou no centro do gol para uma defesa fácil de Iraizoz.
O Barcelona volta a campo no próximo sábado (29), no Camp Nou, contra o Málaga. Já o Athletic Bilbao recebe o Zilina na quinta-feira pela volta da fase preliminar da Liga Europa precisando tirar a desvantagem de 3 a 2.