Faça Parte

Parapan 2015: Domínio, superação e campanha histórica brasileira


O Parapan de Toronto (Canadá) foi encerrado ontem, mas a campanha brasileira ainda será comentada por muitos e muitos anos. Depois de um bom desempenho no Pan-Americano, quando ficou em terceiro com 147 conquistas, o Brasil chegou destruindo e trouxe 257 medalhas para casa.

Os atletas mostraram mais uma vez que merecem apoio dos brasileiros. Os Jogos Parapan-Americanos foram iniciados dia 7 de agosto e em pouco mais de um mês o Brasil fez a melhor campanha da história. Além de baterem vários recordes, nosso país teve incríveis 89 medalhas a mais do que o segundo colocado, o Canadá. Além disso, o país sede e os Estados Unidos, que ficaram em terceiro lugar, somados conquistaram menos medalhas de ouro do que nós, sendo 50 dos canadenses, 39 dos estadunidenses e 109 brasileiras.

(Foto: GE)
A natação foi o destaque. Daniel Dias liderou as conquistas da modalidade e levou incríveis oito medalhas. No total foram 104, sendo 38 ouros para os nossos nadadores. O atletismo não ficou para trás e colocou nossa bandeira no lugar mais alto do pódio 34 vezes, conseguindo 80 medalhas no geral. O tênis de mesa foi o terceiro esporte que mais somou vitórias, sendo 15 ouros e 31 no total.

O único esporte entre as 17 modalidades que não conquistou medalhas foi o rugby em cadeira de rodas, mas os atletas foram guerreiros e ficaram em quarto lugar, perdendo o bronze para a Colômbia por dois pontos.

Daniel Dias disse: “Superar Guadalajara (197 medalhas) e o Rio (228 medalhas) é algo incrível e mostra o crescimento que o esporte paralímpico está tendo. A gente vai chegar muito forte no ano que vem”. Em 2016, a expectativa é que o desempenho brasileiro seja ainda melhor. É hora do povo brasileiro se unir, reconhecer a superação de cada atleta da delegação e mostrar o nosso apoio.

A campeã delegação brasileira. (Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro)

Que venha 2016!

Mariana Sá || @imastargirl

Postar um comentário

0 Comentários