Faça Parte

A primeira derrota em casa

Com uma atuação abaixo do normal, o Grêmio foi surpreendido em casa, que teve novo recorde de público, e perdeu para o São Paulo pelo placar de 2 x 1. Pato e Rogério marcaram para o time paulista e Everton descontou para os gaúchos. A partida marcou o fim da invencibilidade gremista na Arena pelo Brasileirão e de uma sequência de oito jogos sem perder.


Foto: Félix Zucco/Agencia RBS
Na caça ao Corinthians, o Grêmio entrou a campo com os desfalques de Geromel e Marcelo Grohe, ausência de última hora, ambos lesionados. Sem o goleiro titular e também com o reserva imediato (Tiago) suspenso, Bruno Grassi recebeu a oportunidade de fazer a sua estreia pelo time gaúcho. Já o São Paulo, oscilando entre boas atuações e jogos fracos, veio a Porto Alegre buscando uma reaproximação do G-4. A equipe paulista contou com a ausência de Rogério Ceni e do zagueiro Luiz Eduardo.

A primeira chance de gol foi do São Paulo, aos 4 minutos, após cobrança de falta de Alexandre Pato. A equipe paulista chegou novamente ao ataque aos 9 minutos, mais uma vez com Pato, que finalizou para a defesa de Bruno Grassi. O Grêmio, ao longo de todo o primeiro tempo, trocou muitos passes, mas pouco chegou com efetividade. Aos 28 minutos, de fora da área, Carlinhos desperdiçou mais uma oportunidade do time paulista. O tricolor gaúcho teve excelente oportunidade em uma cobrança de falta, aos 34 minutos, que Douglas chutou em cima da barreira. No contra-ataque, o São Paulo abriu o placar. Depois de receber passe de Carlinhos, Alexandre Pato fez o que quis com a defesa gremista e marcou um belo gol. No minuto seguinte, o Grêmio respondeu com Fernandinho, na cara do gol, e Renan operou um milagre. Foi a melhor oportunidade do Grêmio até então.

O Grêmio começou a segunda etapa mais ofensivo, tentando, desde cedo, igualar o marcador. Aos cinco minutos, Galhardo serviu Luan, que arriscou fraco para defesa de Renan. Aos sete, foi a vez do São Paulo responder, após cobrança de escanteio em que Carlinhos cabeceou por cima. Aos 11, lance polêmico na Arena, onde Fernandinho foi derrubado na entrada da área e o árbitro da partida nada marcou. Aos 14, Douglas serviu Giuliano, que concluiu para boa defesa de Renan Ribeiro. A melhor chance do Grêmio foi aos 42 minutos, com Bobô. Mas, quem chegou ao gol foi a equipe paulista. Aos 45 minutos, em mais um contra-ataque, Rogério balançou as redes e ampliou a vantagem são-paulina. O Grêmio descontou aos 47, com Everton. Os gaúchos, então, foi para o “tudo ou nada”, mas, mesmo com quatro atacantes em campo, não conseguiram chegar ao gol de empate. 


Foto: Mateus Br/Agencia RBS
Coincidência ou não, foram contra o São Paulo as duas piores atuações gremistas no ano. Devido, principalmente, ao esquema de jogo são-paulino, que marca bem e deixa pouquíssimo espaço para o Grêmio trabalhar bem a bola e tentar uma triangulação. Ao contrário do Grêmio, que errou muito, principalmente o último passe, e, ao longo do jogo, não conseguiu armar, tampouco marcar bem, o São Paulo foi objetivo, jogou com inteligência, tranquilidade, disciplina e fez dois gols no contra-ataque.

A defesa sofreu, Geromel faz muita falta e os laterais deixaram espaço. Alguns jogadores importantíssimos para a coletividade gremista produziram menos que o de costume, como foi o caso de Giuliano, Douglas e Luan. O São Paulo venceu, principalmente, porque quis, mais que o Grêmio, chegar ao gol. O time do Roger, hoje, ciscou demais. Não foi um péssimo jogo, mas não parecia em nada o Grêmio eficiente e intenso que estávamos acostumados a ver.

Conscientemente, na entrevista coletiva, o comandante gremista resumiu o jogo de hoje: “Eles souberam aproveitar os contra-ataques, com uma marcação bem encaixada, o que nos fez conduzir demais a bola. Isso fez com que a gente não conseguisse dar a velocidade que pretendíamos. No segundo tempo, promovi as modificações que entendia para resolver o problema que fez o São Paulo abrir o placar. Nos expusemos. No primeiro gol sofrido, a barreira estava muito perto e meu jogador tem que ter o discernimento de não bater ou não tentar pelo alto. No segundo, uma bola ofensiva com nossos zagueiros na área deles. Em alguns momentos, acabamos nos desarrumando. O São Paulo veio com uma proposta definida. Várias vezes surpreendemos, hoje fomos surpreendidos.’’


Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Dificilmente a invencibilidade em casa permaneceria até o final do campeonato, mas, a derrota aconteceu em um momento nada oportuno, para um adversário direto na briga pelo G-4 e em uma rodada onde todos os times no topo da tabela pontuaram. Agora é lamber as feridas e seguir em frente. Mesmo com a derrota, o Grêmio permanece na 3ª posição com 45 pontos. O próximo desafio será na quarta-feira, às 21h, diante do Atlético-PR, na casa do adversário.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO: Bruno Grassi; Rafael Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo, Walace (Pedro Rocha), Edinho, Giuliano, Douglas (Everton); Fernandinho (Bobô) e Luan. Técnico: Roger Machado.

SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Rodrigo Caio , Breno e Lucão;  Bruno, Thiago Mendes, Carlinhos (Rogério), Ganso, Michel Bastos (Reinaldo) e Matheus (Wesley); Alexandre Pato. Técnico: Juan Carlos Osorio.

ARBITRAGEM: Sandro Meira Ricci;
AUXILIARES: Carlos Berkenbrock e Kleber Lucio Gil.
GOLS: Everton (GRE); Rogério e Alexandre Pato (SAO).
CARTÕES AMARELOS: Rafael Thyere, Edinho e Walace (GRE); Bruno, Michel Bastos e Matheus  (SAO).
PÚBLICO: 46.915 torcedores.
RENDA: R$ 1.846.273
 Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

1 Comentários