Faça Parte

Mulher e o futebol? Sim ou claro?

Vivemos em um mundo bastante machista, onde aquela mulher que gosta e entende do futebol é julgada pelo simples fato de ser diferente.

A mulher que entende de futebol provavelmente já ouviu umas dessas frases: “Você sabe a regra do impedimento?”, “Você gosta de futebol por causa de homem?“, “Caramba, você conhece futebol melhor que muito homem por aí“, “Para de drama,é só futebol“ .

A verdade é que não é só “futebol” como a maioria das pessoas acham, para ser realista é um esporte com um poder inacreditável de mover milhões de pessoas ao mesmo tempo, somente o futebol tem a capacidade de nos fazer chorar e se alegrar na mesma hora, apenas quem vive esse constante e emocionante prazer vai entender.

Geralmente quando uma mulher fala “eu amo futebol”, logo vem aquele pensamento: “Com certeza deve conhecer o Neymar, Robinho, Kaká ou o Messi”. Agora tente falar o que achou do jogo passado, ou mencionar a Champions League, nesse exato momento terá várias pessoas pasmas com seu comentário, mas é claro eles esperavam ouvir o seguinte argumento “Você viu a perna daquele jogador, meu Deus, que gato”. Qualquer coisa que você fale que não se baseia nisso será totalmente fora de questão.

Experimente falar de uma nova contração que você não concordou, ou falar que não vai sair com as amigas porque tem jogão no sábado, ou tente ver um VT de um jogo perto de um parente ou os amigos do seu irmão ou de seu pai, pode ter certeza que a primeira observação será a seguinte: “Ei, você gosta de futebol? Estranho“. A melhor experiência que você poderá ter é chegar a uma roda de homens e falar sobre a final de um campeonato como: Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana ou quem é o líder e o último colocado da tabela do Brasileirão, nos encaram como se tivéssemos ganhado um prêmio Nobel ou algo do tipo.

Pensou que era só isso? Na verdade não eles ainda perguntam: “Qual estádio do seu time?”, “Quando foi oficializado o campeonato brasileiro?”, “Você sabe a escalação do seu time?”; (começou mal amigo), essa só não chega a ser tão ofensiva como quem pergunta sobre o pênalti e impedimento, é mesma coisa de perguntar: batom passa na boca ou no olho?

E não podemos esquecer-nos da tradicional frase “Você só fala de futebol” (se reclamar eu falo mais) ou “Torcedor (a) de verdade vai sempre ao estádio“, isso é uma opinião bastante irrelevante, a verdade é que se você vai ao estádio ou fica em casa, no bar, não te faz menos torcedor e a diferença está naquela pessoa que apoia incondicionalmente, independente se a fase é boa ou ruim.

É um fato que hoje em dia o futebol é bem representado pelas mulheres, é simples comecem a observar os programas esportivos, há sempre uma mulher para comprovar que sabemos além daquilo que esperam e quando o assunto é esporte podemos discutir sem se envergonhar por entender do assunto, a questão é ter orgulho da sua personalidade, a sociedade que nos aceite, pois quanto mais criticam a probabilidade de servir como incentivo é maior, a mudança só depende de cada um.

@Paulinha_CEC

Postar um comentário

0 Comentários