Faça Parte

As fracas esperanças da Venezuela

Um sonho para qualquer fã de futebol espalhado em qualquer lugar no mundo é ver o seu país entre as 32 seleções que jogarão a Copa do Mundo de Futebol. Uma competição que mexe com até aqueles que não gostam tanto de futebol, mas em época de Copa param para ver o esporte que mais move corações em todo o planeta. O sonho dos venezuelanos também é esse, mas será que esse sonho está próximo?


Seleção venezuelana tenta surpreender e ir para a Copa do Mundo.
Foto: conmebol.com
A crise:

Quem é antenado nas notícias pelo mundo sabe que a crise na Venezuela está destruindo o país, a sua economia, o bem estar da população e tudo isso por conta de uma ditadura. As pessoas sofrem com a escassez de alimentos, inflação alta e confrontos violentos entre apoiadores do governo e manifestantes. O que isso tem a ver com o futebol? Tudo. Imagine como deve estar a cabeça do jogador venezuelano, que tem a chance de representar o seu país, mas sabem o que ele está passando fora dos gramados. Imagine o torcedor venezuelano, fã de futebol, que tenta encontrar esse esporte como o seu refúgio para esquecer os problemas que está passando.

Povo venezuelano protestando contra o governo de Maduro.
Foto: elpais.com
Tudo isso é uma questão psicológica, que pode alterar nas emoções de todo esse povo. A dificuldade para conseguir uma vaga na maior competição de futebol do mundo é muito grande, mas a fé move montanhas. Se a força desse povo também for grande, muitas mudanças e surpresas poderão vir. O futebol é algo extraordinário e consegue trazer benefícios não só aos atletas e aos seus fãs, mas para várias pessoas. 

A história da seleção: 

A seleção venezuelana nunca na história disputou uma Copa do Mundo, o que não deixa de ser um grande objetivo para eles, mas já trouxe algumas alegrias. A primeira grande competição que disputou foi os Jogos Olímpicos em 1980, na extinta União Soviética, onde substituiu a Argentina, e acabou terminando na 12ª colocação.

Partida entre Venezuela e União Soviética nos Jogos Olímpicos de 1980.
Foto: wikipedia.com
Disputando as eliminatórias, a Venezuela sempre teve muitas dificuldades para conseguir destaque e pelo menos chegar perto de se classificar para a Copa do Mundo. Até o ano 2000, a seleção só havia vencido dois jogos nas qualificações, contra a Bolívia (1x0, com gol de Pedro Acosta), e em 1993, contra o Equador (2x1, com gols de Garcia e Morales).

Mas para a qualificação para a Copa do Mundo de 2002, no Japão e Coréia do Sul, a história começou a mudar quando a Venezuela conseguiu vencer quatro jogos, perdendo apenas para o Brasil em seu grupo. Foi a primeira vez que a seleção venezuelana ficou de fora da lanterna. Nas qualificações para a disputa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a Venezuela obteve outras vitórias, mas também não conseguiu a classificação.

Em 2007, sediou pela primeira vez a Copa América, e conseguiu se classificar em 1º lugar no seu grupo, avançando para a segunda fase da competição, mas acabou caindo para o Uruguai. Mesmo perdendo em sua própria casa, a competição alavancou o amor ao futebol para o povo venezuelano e fez crescer o nome da seleção e até do próprio país.

Venezuela foi a sede da Copa América em 2007.
Foto: football-walpapers.com
Em 2011, teve a melhor campanha em uma Copa América, mostrando um bom futebol e com boas atuações, terminando a competição em 4º lugar, chegando as semifinais. Ao retorno da seleção, a torcida saiu as ruas para aplaudir a boa campanha que contava com estrelas internacionais como Arango, Rondón e Orozco.

Venezuela teve sua melhor campanha na Copa América de 2011.
Foto: locomotivaesportiva.com
Venezuela nas Eliminatórias de 2015.

A expectativa para essas eliminatórias não é das melhores. O time não vêm apresentando um bom futebol, mas a esperança é a última que morre. Na primeira partida, diante do Paraguai, a equipe jogou bem, mas por conta de uma bobeira da defesa, tomou um gol no final e foi derrotado por 1x0. A caminhada ainda é longa, mas a torcida ainda crê que o time de Amorebieta, Baroja, Rondón, Seijas e Vargas, consigam surpreender e realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo.

Venezuela tem a difícil missão de fazer história em 2015.
Foto: reidabola.com
Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Linha de Fundo || @linhadefuundo

Postar um comentário

0 Comentários