Faça Parte

O jogo que o Grêmio não jogou

Na tarde deste domingo (4/10), o Grêmio foi até Belo Horizonte, onde enfrentou a equipe do Cruzeiro no estádio Mineirão. Muito pressionado desde o começo e pouco conseguindo atacar, o Grêmio limitou-se a se defender durante praticamente toda a partida e volta para casa com um ponto, que aumenta ainda mais a distância para o quarto colocado, na bagagem. Pelo que o time apresentou ou melhor, não apresentou o empate foi um resultado excelente.

Foto: Fred Magno/Light Press
Eliminado na Copa do Brasil pelo Fluminense no meio da semana, o Grêmio agora pensa exclusivamente no Brasileirão. A única alteração realizada por Roger no time titular foi a entrada do zagueiro Pedro Geromel. No ataque, o técnico tricolor decidiu manter Pedro Rocha e o volante Maicon segue se recurando de lesão, dando espaço, mais uma vez, para Edinho. Pelo lado do Cruzeiro, a grande novidade foi a volta de Leandro Damião, após passar seis jogos fora recuperando-se de lesão. A Raposa entrou em campo para tentar se afastar de vez do Z-4.

O jogo começou muito aberto, com os dois times adiantados. Aos 4 minutos, em contra-ataque, Allano desperdiçou ótima oportunidade para o Cruzeiro. No minuto seguinte, o Grêmio respondeu com Luan. Aos 20 minutos, o Cruzeiro teve a sua melhor chance, com Leandro Damião acertando o travessão. Aos 42 minutos, o Cruzeiro teve mais uma chance claríssima de gol, impedida por Geromel. Apesar de ter uma posse de bola maior, o Tricolor pouco fez na primeira etapa. Em contrapartida, o Cruzeiro chegou com força e por pouco não saiu com a vantagem.

O Grêmio iniciou o segundo tempo assistindo o Cruzeiro jogar. Aos 6 minutos, Willian acertou a trave. Aos 8, de novo, Willian quase marcou. Aos 21 minutos, foi a vez do Grêmio chegar ao ataque, com Bobô, na única chance real de gol que o Tricolor teve na partida. Depois disso, o Cruzeiro seguiu empilhando chances de gol. Em sua primeira participação no jogo, Arrascaeta quase abriu o placar com chute da entrada da área. Até o final do jogo, o Cruzeiro seguiu pressionando, mas parou nas mãos de Marcelo Grohe. 

Se, contra o Fluminense na quarta-feira, o que se viu foi uma equipe afobada, nervosa, que criou muito e que perdeu inúmeras chances de gol, diante do Cruzeiro, o Tricolor fez o caminho inverso: não teve nenhuma objetividade e agressividade. Não construiu praticamente nada. Pouco se movimentou e passou grande parte do jogo trocando passes laterais irritantes, sem verticalidade. O técnico cruzeirense conseguiu impedir a aproximação dos meias tricolores, sendo Giuliano o único a tentar jogadas de ataque, sem sucesso. Os mineiros exploram bastante os lados do campo, em especial pela esquerda, com Fabiano contra Marcelo Oliveira, fazendo a lateral esquerda gremista virar uma verdadeira avenida. Pelo lado direito de defesa, Galhardo também teve muito trabalho com Allano. 

Foto: Cristiane Mattos/Futura Press/Estadão Conteúdo
Enfim, é importante ressaltar que o Grêmio conseguiu alcançar o objetivo traçado: continuar no G-3 até a parada na competição. Agora, com tempo para treinar e para o time recuperar-se do desgaste físico, que vinha sendo também um problema, Roger poderá fazer o time voltar a jogar com a intensidade que havia tornado-se sua característica.

Com o empate, o Grêmio continua na 3ª colocação, com 52 pontos. Já o Cruzeiro é o 13º colocado com 37 pontos. O próximo desafio do Tricolor será dia 15, às 21h, na Arena, contra o Santos. Enquanto o Cruzeiro vai a Curitiba, dia 14, enfrentar o Atlético-PR, às 22h.

FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO: Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Henrique e Ariel Cabral; Allano (Gabriel Xavier), Willian e Leandro Damião (Arrascaeta). Técnico: Mano Menezes.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Douglas (Maxi Rodriguez) e Giuliano; Luan (Bobô) e Pedro Rocha (Fernandinho). Técnico: Roger Machado

ARBITRAGEM: Héber Roberto Lopes;
AUXILIARES: Emerson Augusto de Carvalho e Fabiano da Silva Ramires.
CARTÕES AMARELOS: Henrique, Willian e Willians (CRU); Bobô, Galhardo e Edinho (GRE).
PÚBLICO: 29.294 torcedores;
RENDA: R$ 800.555,00

Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários