Faça Parte

Senhora, você viu o Chelsea? Senhora?



Com as derrotas sempre vem a incessante busca por culpados. Com a crise então, tudo que já foi bom um dia se apaga e nem os que, eventualmente, não carregam aquela "culpa" acabam entrando no bonde. O Chelsea passa nesse início de temporada uma daquelas situações que vemos raramente, não atoa é o pior início desde 1978. Os azuis de Londres, que levantaram o troféu em Maio e permaneceram com o mesmo time que ganhou o campeonato de forma incontestável, estão perdidos. Completamente. E parece que nem um milagre vai conseguir ajudá-los.

Qualquer um que assista ao menos um jogo vai observar o que colocarei aqui. Eden Hazard não joga nem 10% do que pode, parece desorientado, sem saber o que fazer com a bola e vez ou outra recupera a memória e tem um bom lance. Se a palavra desespero tivesse uma imagem, seria a cara de Gary Cahill. O zagueiro inglês, que parecia ter agarrado de vez a vaga de titular no último ano, acabou quebrando a tal magia e mostrou que apenas embarcou no bom momento do time, principalmente de John Terry. O meio de campo dorme. Às vezes acordam assustados – como quando temos aquele sonho de que estamos caindo –, produzem alguma boa jogada, e dormem novamente. Branislav Ivanovic é a exata representação do que é o Chelsea nessa temporada. De melhor lateral direito da Premier League, agora ele é, disparado, o pior. A avenida funciona 90 minutos, com todas as faixas livres para trânsito.

(Foto: Divulgação / Chelsea FC)
José Mourinho também é um dos grandes personagens até agora. O português já brigou com a doutora Eva Carneiro – que acabou por deixar o clube –, deu um caminhão de declarações polêmicas, pra variar, e está com o cargo ameaçado. Quem acompanha o Chelsea sabe que Roman Abramovich tem costume de demitir treinadores no primeiro problema, algo parecido com o que estamos habituados aqui no Brasil. Mas com Mourinho pode ser diferente. Ele é esse clube e eu concordo com Terry quando ele diz: “Estou aqui há muito tempo e vi os treinadores que vêm e vão e se alguém vai nos tirar deste buraco será José Mourinho”.

De rei do Stamford Bridge em maio, o treinador passou a ser péssimo em algumas rodadas. Dá até para compreender aqueles que criticam, faz parte, mas não se esqueçam que é um péssimo momento de todo o grupo e José tem a mentalidade necessária para tirar os azuis de Londres desse poço que não parece ter fundo. Ou melhor, tem, mas já estamos cavando mais pra baixo.

Os pontos positivos – sim, eles existem – são Willian, Azpilicueta e Begovic. O meia fez quatro gols de falta em quatro jogos seguidos e tem se saído bem em campo. O lateral é um dos mais subestimados do elenco. Improvisado na esquerda há algum tempo, Dave, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, é uma peça muito importante neste time. Já o goleiro, que pegou a difícil missão de substituir Courtois (machucado), apesar de ter sofrido muitos gols, é seguro nas saídas de bolas e está salvando o Chelsea de levar uma goleada por rodada. O melhor jogador da temporada até o momento.

Agora o campeonato tem uma pausa por conta da Data FIFA. Esses dias serão fundamentais para dar mais tempo a todos envolvidos com os azuis. Tempo para refletir, treinar, se esforçar e tomar decisões. Só para registrar, o mais incrível disso tudo é que, mesmo que o time esteja jogando dessa forma, o Arsenal ainda consegue sair derrotado do confronto entre os dois.

Keep the Blue flag flying high!
Luiza Sá (@luizasaribeiro)

Postar um comentário

0 Comentários