Faça Parte

2015 do Tupi: Um ano inesquecível

Dificilmente o torcedor carijó esquecerá de 2015 (Leonardo Costa/tupifc.esp.br)
Apesar de a temporada ser considerada boa, o Tupi passou por altos e baixos no ano. No primeiro semestre a equipe iniciou o estadual sob o comando de Felipe Surian, que foi demitido após baixo rendimento no regional. Leston Júnior assumiu no fim da competição e foi fundamental para que o ano de 2015 fosse bom para o torcedor Carijó. A equipe mostrou evolução com o novo treinador, alcançando feitos históricos na Copa do Brasil e na Série C. Ainda em 2015, não podíamos deixar de destacar a perda de Geraldo Magela.

Janeiro

O Tupi se preparava para a temporada 2015. Após ter feito boa campanha, sendo eliminado apenas nas quartas de final da Série C no ano anterior, a equipe não conseguiu segurar vários jogadores e o treinador, que foram importantes em 2014. Ainda traumatizados com a derrota para o Paysandu, os torcedores estavam pessimistas sobre o futuro do Alvinegro, que levava a fama de ''amarelão'', por sempre perder partidas decisivas. Enquanto a diretoria fazia a reformulação do elenco, Felipe Surian treinava a equipe para a disputa do estadual que iria começar.

Fevereiro

No dia 1º de Fevereiro, o Tupi estreou no Campeonato Mineiro, em Belo Horizonte, contra a equipe que mais a frente ganharia a competição. Com gols dos argentinos Dátolo e Lucas Pratto, ainda no primeiro tempo, o Atlético-MG passou fácil pelo Tupi. No primeiro jogo em casa, o Alvinegro venceu o Tombense, no clássico da Zona da Mata, pelo placar de 2-1. Na 3ª rodada, veio o primeiro tropeço em Juiz de Fora, a equipe perdeu em casa, pelo placar de 2-1, para o América-MG. Na rodada seguinte, a equipe se recuperou e venceu, fora de casa, o Democrata-GV. Porém, contra os reservas do Cruzeiro, o Tupi voltou a perder em casa, 3-0.

Março

Leston Júnior assumiu o Tupi e mudou o rumo da equipe em 2015 (Foto: Leonardo Costa/tupifc.esp.br)
Na estreia da Copa do Brasil, o Alvinegro venceu o Alecrim no Rio Grande do Norte, pelo placar de 2-0, e avançou para a segunda fase da competição sem a necessidade do confronto de volta.  Na 6ª rodada do Campeonato Mineiro, a equipe voltou a perder na competição, desta vez para a Caldense fora de casa, por 2-1. Quatro dias depois, o Tupi recebeu o Boa Esporte e não saiu do 0-0. Na 8ª rodada, o Tupi voltou a vencer em casa, contra o Vila Nova, 3-0. Contra o Mamoré, após ser goleado por 4-0, Felipe Surian não resistiu e foi demitido. Leston Júnior assumiu a equipe praticamente sem chances de classificação para as semifinais do estadual e estreou com uma derrota, por 1-0, para o Guarani-MG.

Abril

Na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Tupi sem chances de classificação e com chances remotas de rebaixamento, recebeu o URT e perdeu de virada, pelo placar de 2-1. Por fim, a equipe de Juiz de Fora terminou a competição na 9ª colocação, um vexame! Com a eliminação na primeira fase do Campeonato Mineiro e mais tempo para treinar a equipe, Leston Júnior começou a mostrar o seu trabalho no fim de Abril, quando o Tupi venceu o Atlético-PR, por 1-0, pela Copa do Brasil.

Maio

O Tupi conseguiu classificação histórica em Curitiba (Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná)
Após garantir vantagem no jogo de ida, o Tupi foi até a Arena da Baixada enfrentar o Furacão. Mesmo perdendo pelo placar de 2-1, o Tupi garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil pelo gol marcado fora de casa, um feito histórico do time, que nunca havia passado à terceira fase da competição nacional. Dois dias após a alegria em Curitiba, veio uma das notícias mais tristes do ano: o falecimento de Geraldo Magela, aos 87 anos. O ex-treinador e vice-presidente administrativo do Tupi, sempre esteve envolvido com a história do clube. Na estreia da Série C, o Tupi foi até Tombos e venceu por 1-0, o Tombense. Na primeira partida em casa, o Tupi contou com a grande atuação do artilheiro Daniel Morais, que fez dois dos três gols do time na partida e passou fácil pelo Guaratinguetá, 3-0. No último dia do mês, em Campinas, o Tupi arrancou um empate fora de casa, contra o Guarani, 1-1.

Junho

Na 4ª rodada, enquanto acontecia a final da UCL, o Tupi recebia o Madureira e por isso o público foi pequeno. Mas, os torcedores que foram ao Mário Helênio acompanharam um jogão. Em uma partida de muitos gols, Daniel Morais marcou três gols e a partida terminou empatada, 3-3. Na sequência da competição, o Tupi enfrentou a Portuguesa fora de casa e venceu por 1-0, com o artilheiro Daniel Morais decidindo mais uma vez para o Galo Carijó.

Julho

Diante do Ceará, o Tupi deu adeus a Copa do Brasil (Foto: Felipe Couri/tupifc.esp.br)
Contra o Caxias, o Tupi conseguiu mais um importante resultado fora de casa, venceu por 1-0 no Sul. Na rodada seguinte, o Tupi enfrentou outra equipe gaúcha, desta vez em casa, empatou com o Juventude por 1-1, se mantendo invicto na Série C. Pela terceira fase da Copa do Brasil, o Galo Carijó enfrentou o Ceará. Na primeira partida, fora de casa, Daniel Morais desperdiçou um pênalti e a oportunidade de abrir grande vantagem no confronto. Na partida seguinte, Leston Júnior teve o desfalque de vários titulares contra o Londrina em Juiz de Fora e a equipe perdeu a invencibilidade na competição, 1-0. Na segunda partida do confronto pela Copa do Brasil, a equipe precisava apenas de uma vitória simples para se classificar para as oitavas de final, mas diante dos reservas do Ceará, perdeu por 2-1, sendo eliminado e decepcionando os 9.372 torcedores presentes no Mário Helênio. Restando apenas a Série C para disputar, a equipe retomou as atenções para a competição mais importante do ano. E contra o Brasil de Pelotas, arrancou um empate por 0-0, fora de casa.

Agosto

Na primeira rodada do segundo turno da Série C, mais um tropeço. Em casa, o Tupi empatou com o Tombense, 1-1. Na 11ª rodada, após um jejum de partidas sem vencer, o Tupi conquistou os três pontos fora de casa, contra o Guaratinguetá, 1-0. Na sequência, venceu o Guarani em casa pelo placar de 1-0, Daniel Morais não atuou após anunciar sua saída para o Náutico. Mesmo sem seu principal jogador, o Tupi manteve a boa campanha na competição. Contra o Madureira, fora de casa, a equipe trouxe um ponto do Rio de Janeiro, deixando a vitória escapar nos minutos finais, 1-1. Em casa, contra a Portuguesa, o Galo Carijó repetiu o placar do primeiro turno, venceu por 1-0.

Setembro

Restando apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase, o Tupi estava com a classificação bem encaminhada. Na 15ª rodada, recebeu o Caxias em Juiz de Fora e venceu, 2-0. Contra Juventude e Londrina, vieram às duas primeiras derrotas fora de casa na competição, 2-0 e 3-0, respectivamente. Na última rodada da primeira fase, o Tupi já estava classificado para a segunda fase e poupou vários titulares contra o Brasil de Pelotas, que ainda buscava a classificação.  Naquela partida, a equipe demonstrou estar desinteressada com o jogo e foi derrotado facilmente, em casa, 2-0. Com o resultado, o Tupi terminou com 30 pontos e caiu para a 3ª colocação, perdendo a vantagem de decidir a segunda partida das quartas de final em Juiz de Fora.

Outubro

O Tupi voltará a Série B após 26 anos (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)
Terminada a primeira fase da Série C, havia chegado o mês mais decisivo do ano para o Tupi, que enfrentaria o ASA-AL nas quartas de final. Pressionado após ter feito boa campanha na competição e ter perdido o embalo nos últimos jogos, a equipe já estava três partidas sem vencer. Na primeira partida em Juiz de Fora, o Tupi fez uma ótima atuação e venceu o ASA-AL pelo placar de 2-0, garantindo uma ótima vantagem para a segunda partida do confronto.  Em Arapiraca, o Tupi conseguiu segurar o ASA-AL no primeiro tempo, era de se esperar muita pressão do adversário no segundo tempo, mas o gol no começo da etapa final facilitou as coisas para o Tupi, que acabou vencendo os alagoanos novamente, desta vez por 2-1. O resultado, além da classificação para as semifinais, deu o acesso para do Galo Carijó para a Série B em 2016. Contra o Londrina nas semifinais, diferente dos confrontos da primeira fase, desta vez o Tupi conseguiu enfrentar a equipe paranaense de igual para igual nas duas partidas e empatou ambas em 0-0, mas nos pênaltis o Tupi perdeu e acabou eliminado.

Novembro

Júnior Lopes comandará o Tupi na próxima temporada (Foto: Leonardo Costa/tupifc.esp.br)
Fora das finais da Série C, a diretoria começou o planejamento para 2016 e ficou acertado que Leston Júnior não seguiria no Tupi.  Além de anunciar Júnior Lopes como treinador, a diretoria manteve a base da equipe que conquistou o acesso em 2015. Glaysson, Fabrício Soares, Osmar, Rafael Jataí, Filipe Alves, Ramon, Ygor e Vinícius Kiss tiveram seus contratos renovados e seguem no Tupi para a próxima temporada. Helder, Léo Fortunato, Douglas e Hiroshi foram contratados.

Dezembro

Neste mês, até o momento, as novidades são os contratos renovados de Gonçalves, George e Thiaguinho. Michel Douglas foi contratado, somando 16 jogadores confirmados para a próxima temporada. Há negociações adiantadas com um lateral-esquerdo, um meia-atacante e um atacante, que não tiveram os nomes revelados, mas deverão ser anunciados nos próximos dias. A diretoria ainda busca renovar com Sidimar e Kaio Wilker, que estiveram emprestados ao Alvinegro, nesta temporada. No último dia 15, o elenco se reapresentou para a preparação, visando 2016. A estreia oficial no Campeonato Mineiro será no dia 31 de janeiro, contra o América-MG, fora de casa.

''Nós despedimos de 2015 com a sensação de dever cumprido, após bater na trave duas vezes, o sonho de voltar a Série B virou realidade. Esperamos que na próxima temporada, o Tupi volte a mostrar força no estadual e que consiga se manter na Série B, para almejarmos algo maior em breve''.

Postar um comentário

0 Comentários