Faça Parte

2015, um ano histórico para a Associação Chapecoense de Futebol

Foto: Francieli Constante
Após muito sofrimento, a Chapecoense garantiu sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro na penúltima rodada, quando o Flamengo derrotava o Vitória por 4x0, o resultado eliminava qualquer chance de rebaixamento, o que gerou muita festa no hotel aonde os jogadores se concentravam para a partida.

Ainda em 2014, com o termino da competição, a diretoria não perdeu tempo e já acertou a contratação de Vinícius Eutrópio para comandar a equipe em 2015, junto com o treinador, foram contratados inúmeros jogadores, os nomes como de Roger, Vilson, Ananias, Richarlyson e Apodi animaram o torcedor, sendo considerado o favorito na conquista do Campeonato Catarinense.

PRÉ-TEMPORADA

O elenco se reapresentou no dia 05 de Janeiro, quando iniciou a preparação para a temporada, aonde foi realizado quatro amistosos, contra Passo Fundo-RS e Ypiranga-RS. No primeiro confronto diante da equipe do Passo Fundo, um empate em 0x0, na casa do adversário, em um jogo com poucas oportunidades, aonde o destaque foi o goleiro Vanderlei, salvando a equipe gaúcha da derrota.

O segundo teste foi realizado na cidade de Erechim, contra o Ypiranga, após um primeiro tempo sonolento e o 0x0 no placar, Eutrópio mandou os reservas para a segunda etapa, e com gols de Bruno Rangel e Hyoran, garantiram a vitória por 2x0 para o Verdão.

O terceiro amistoso novamente foi diante do Ypiranga, agora na Arena Condá, o jogo foi à chance para os reservas mostrarem serviço, e quando tudo se encaminhava para o 0x0, Danilo Santos abriu o placar aos 42 minutos do segundo tempo para os gaúchos, mas dois minutos depois, Bruno Rangel, sempre ele, empatou a partida e definiu o placar em 1x1.

No dia seguinte a Chapecoense fechou a preparação para a estreia no Campeonato Catarinense contra o Passo Fundo, também na Arena Condá, desta vez com os titulares em campo, Camilo, Roger e William Barbio marcaram para o Verdão, Cleverson ex Chapecoense, descontou, todos os gols marcados na primeira etapa e 3x1 no placar.

CAMPEONATO CATARINENSE

As preocupações do torcedor com os resultados nos amistosos acabaram logo na estreia da equipe no Campeonato Catarinense, quando na Arena Condá o Verdão passou por cima do Inter de Lages, vencendo por 5x0. As vitórias voltaram a vir contra o Guarani de Palhoça por 3x1, Criciúma 2x0 e Avaí por 1x0, em jogo que ficou marcado pela contusão de Danilo logo com um minuto de partida. Com Nivaldo na meta, a invencibilidade durou até a 5° rodada, quando o Verdão acabou derrotado pelo Figueirense em Chapecó, em seguida um empate em 1x1 diante do Metropolitano e as vitórias sobre Marcílio Dias e Atlético de Ibirama garantiram a primeira colocação do turno único. A última partida diante do Joinville valia a classificação ou não da equipe do norte para o hexagonal final, Eutrópio preferiu poupar os titulares e com o 0x0 classificou o JEC.

Além do Verdão, se classificaram para o hexagonal Figueirense, Joinville, Criciúma, Inter de Lages e Metropolitano. Logo na estreia a missão era derrubar um tabu de 15 anos sem vencer o Tigre no Heriberto Hulse, o Verdão abriu o placar ainda no primeiro tempo de pênalti, mas Maurinho empatou a partida na segunda etapa, mantendo o tabu. Na segunda rodada, uma vitória por 2x0 sobre o Inter de Lages, deixando o Verdão empatado em todos os critérios com o Figueirense na liderança. O empate em 0x0 contra o Joinville e a vitória por 1x0 diante do Metropolitano deixaram o Verdão na segunda colocação. Na sequência dois jogos contra o Figueirense, a derrota na capital por 2x1 e um empate em 1x1 na Arena Condá, complicaram o Verdão na tabela, já que o Joinville venceu suas partidas e ultrapassou a Chape na tabela, a vitória por 3x1 sobre o Metropolitano em Blumenau em nada mudou na tabela. A obrigação era vencer o JEC na Arena Condá, mas a derrota por 2x0, praticamente eliminou o Verdão da Competição, a confirmação veio na partida seguinte, após a derrota por 2x1 para o Inter de Lages. Na última rodada, o jogo vitória diante do Criciúma em Chapecó, em partida valendo apenas para cumprir tabela para ambas as equipes. Com o fim do estadual, Vinícius Eutrópio balançou, mas ganhou a confiança da diretoria para a sequência da temporada.

Muito criticado, Eutrópio seguiu no comando da equipe. (Foto: Cleberson Silva)
COPA DO BRASIL

Em meio ao Campeonato Catarinense, a Chapecoense iniciou a caminhada pela Copa do Brasil em partida contra o Interporto/TO, vencendo a primeira partida por 5x2, Hyoran duas vezes e Bruno Rangel três vezes marcaram para a Chape, Patrick duas vezes descontou no final da partida, que ainda teve a expulsão de Roger que se desentendeu com Wesley.

A vitória classificou a Chapecoense para enfrentar o Sport/PE na segunda fase da competição, na partida de ida em Chapecó, uma vitória por 2x0, gols de Hyoran e Maranhão, levando boa vantagem para o jogo da volta em Recife.

Na partida de volta, os donos da casa devolveram o placar e levaram a decisão para os pênaltis, na cobrança Bruno Rangel e Maranhão desperdiçaram suas cobranças e eliminaram o Verdão da competição.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em seu segundo ano consecutivo na competição, a Chapecoense buscava como seu primeiro objetivo que era acabar com qualquer chance de rebaixamento. No primeiro turno, uma campanha incontestável, foram 28 pontos, a maioria conquistados na Arena Condá, que acabou sendo a força da equipe em toda a competição, derrubando adversários como Santos, Grêmio, Fluminense, Vasco e Atlético-MG. Já fora de casa, víamos um time totalmente diferente, conquistando apenas uma vitória, diante do Cruzeiro por 1x0, no Mineirão. Fechando o turno na 9° colocação oito pontos distante da zona de rebaixamento.

O segundo turno iniciou totalmente diferente, nas primeiras três partidas foram três derrotas, deixando o Verdão muito próximo do Z4. Destaque para a derrota por 3x1 contra o Santos, na Vila Belmiro, quando Eutrópio preferiu poupar os titulares para a partida diante da Ponte Preta no fim de semana, no duelo um empate em 0x0 contra a Macaca, revoltou ainda mais o torcedor, que pedia a saída do treinador.

Assim como no Catarinense, a diretoria preferiu dar a última chance ao treinador, que durou apenas duas partidas, no empate em 0x0 contra o JEC, em Joinville e a derrota por 3x1 do Flamengo em plena Arena Condá.

Para seu lugar foi contratado Guto Ferreira, que logo na sua estreia empatou em 0x0 contra o poderoso São Paulo, em pleno Morumbi. Mas duas derrotas na sequência complicaram a situação da equipe na competição, diante do Cruzeiro por 2x0, em Chapecó e 3x0 contra o Sport, na Ilha do Retiro.

Guto Ferreira assumiu o comando do Verdão. (Foto: Diego Vara/Agência RBS)
Na volta a Chapecó, mais de 100 torcedores compareceram no aeroporto, quando muitos esperavam protestos, foram surpreendidos com gritos de apoio incondicional. O que motivou a equipe, na partida seguinte, uma sonora goleada sobre o Palmeiras por 5x1, na Arena Condá, foi o início de uma reação no campeonato. O empate contra o Vasco em 1x1 e a virada espetacular diante do Grêmio, quando os gaúchos foram para o vestiário na primeira etapa vencendo por 2x0, eis que o Verdão voltou para a segunda etapa pronto para surpreender, Tulio de Melo marcou duas vezes e empatou a partida, quando todos esperavam o final, Apodi em velocidade recebeu de Cleber Santana, e tirou do goleiro Bruno Grassi e virou a partida no último minuto. A vitória fez com que a equipe se distanciasse do Z4.

Faltavam cinco pontos para acabar com qualquer chance de rebaixamento, o Verdão com dois jogos na Arena Condá, não conseguiu sair do 0x0 diante de Avaí e Atlético-PR. O alívio veio na partida seguinte, quando viajou até o Rio de Janeiro para enfrentar o seu maior freguês nacional, e com a vitória sobre o Fluminense, garantia permanência na série A 2016.

Na partida seguinte, o Verdão recebia o Internacional de Argel Fucks, o jogo valia mais do que três pontos, valia também a honra, tudo em virtude das declarações do treinador colorado, ainda na época que defendia o Figueirense, a principal foi afirmar deixar o futebol no dia que perdesse para Sandro Pallaoro, presidente do Verdão, a vitória por 1x0 deixou o torcedor feliz, tirando onda com o treinador e os colorados que foram a Arena Condá.

A Chapecoense fechou sua participação na Série A 2015 com um empate sem gols diante do Figueirense, em Florianópolis, e duas derrotas, por 3x1 contra o Goiás, na Arena Condá, e na última rodada 3x0 contra o Atlético-MG.

Apodi foi um dos maiores destaques da Chapecoense no ano.
(Foto: Luiz Munhos/Gazeta Press)
COPA SUL-AMERICANA

Com a eliminação da Copa do Brasil e uma combinação de resultados, o Verdão ganhou a chance de disputar sua primeira competição Internacional. Na primeira fase, encarou a Ponte Preta, ainda sob o comando de Vinícius Eutrópio, e jogando com reservas, um empate em 1x1 no Moises Lucarelli. A partida de volta ficou marcada pelo dilúvio que caiu em Chapecó, e novamente com reservas, vitória por 3x0 e classificação para encarar o Libertad, do Paraguai.

Na segunda fase, com Guto Ferreira no comando, a primeira partida em solo internacional, no Estádio Nicolás Leoz, após onze horas de viagem de ônibus e jogando com os reservas, Camilo abriu o placar para o Verdão, mas Lopez aos 47 do segundo tempo empatou a partida para os Paraguaios.

Tiago Luis de pênalti classificou o Verdão para as oitavas de finais.
(Foto: Francieli Constante)
A partida de volta, a vantagem do empate sem gols durou poucos minutos, Mencia subiu mais que a zaga e abriu o placar para os Paraguaios. O Verdão não desanimou e após cruzamento de Cleber Santana, Tulio de Melo empatou aos 8 minutos do primeiro tempo. O placar levou a decisão para os pênaltis, nas cobranças o Verdão acertou todas as cobranças, e com Lopéz desperdiçando a primeira penalidade, garantiu vaga nas oitavas de finais.

Pela frente nada mais, nada menos que o atual campeão da competição, e ainda campeão da Recopa e Libertadores da América, os argentinos do River Plate. Na partida de ida, uma derrota por 3x1 complicou o Verdão.

Na volta em Chapecó, um jogo recheado de emoção, Bruno Rangel marcou duas vezes, mas Sánchez marcou para os argentinos, o Verdão ainda acertou uma bola no travessão com Tiago Luis de cabeça, o resultado eliminou a Chapecoense, mas encheu o torcedor de orgulho fazendo história em sua primeira participação Internacional.
 
A torcida novamente foi destaque nas arquibancadas em 2015.
(Foto: Divulgação/Chapecoense)

Despedimos-nos de 2015 felizes e confiantes que em 2016 o ano seja muito melhor, Guto Ferreira renovou, junto com ele Nivaldo, Neto, Thiego, Vilson, Gil, Neném, Ananias e Bruno Rangel, além dos que já possuem contratos como os goleiros Danilo e Silvio, o zagueiro Rafael Lima, o volante Bruno Silva, os meias Camilo, Cleber Santana e Hyoran. A diretoria já corre atrás de reforços, acertado estão o atacante Silvinho ex Joinville e o lateral esquerdo João Lucas ex Paysandu.

A estreia do Verdão em 2016 acontece no Campeonato Catarinense, quando recebe na Arena Condá o Inter de Lages no dia 31/01.

Marcelo Weber || @acfmarcelo

Postar um comentário

0 Comentários