Faça Parte

A montanha-russa santista em 2015


Chegamos ao fim do ano e agora, nos resta um balanço final de tudo que rolou para o Peixe durante a temporada e emoções não faltaram. Título, vitórias, derrotas, fantasma de rebaixamento, sonho com G4, apenas o termo "montanha-russa" pode descrever a temporada 2015 do Santos FC.

PAULISTÃO

Como já é, virou clichê nos últimos anos, a temporada para os clubes que não disputam a Libertadores começa com os sonolentos estaduais, e por falar em clichê, o Santos mais uma vez mostrou bom futebol e largou na frente na competição, com um time recheado de jovens e liderado por Robinho.

O Peixe terminou a primeira fase com 10 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota em 15 jogos, ficando com a segunda colocação geral, atrás apenas do Corinthians, que vivia um momento mágico na temporada. E depois de eliminar sem dificuldades o XV nas quartas e o São Paulo na semi, o Peixe chegou à sua sétima final consecutiva de Paulistão, e dessa vez, encarou dois jogos dificílimos contra o Palmeiras e após uma decisão por pênaltis na Vila Belmiro, se sagrou campeão.


COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil ficou marcada pela regularidade santista e consagrou o time como um dos melhores do país. Após eliminar Maringá e Sport nas primeiras fases, o Santos passou pelo "imbatível" Corinthians, vencendo os dois jogos, Figueirense e por fim, assim como no Paulistão, eliminou o São Paulo nas semi finais, para também encarar o Palmeiras na grande final.

Mas o script não se repetiu na competição nacional, o Peixe pecou em perder inúmeras chances na primeira partida e levar uma vantagem de apenas um gol para segunda partida, na casa do adversário. O time que destruiu os oponentes durante toda competição, apagou na única partida em que não poderia apagar, e assim como no Paulistão, a final foi decidida nos pênaltis, mas dessa vez, com vitória palmeirense.


CAMPEONATO BRASILEIRO

O Brasileirão do Santos foi a maior prova do termo "montanha-russa". O time fez um início horrível de campeonato, com um futebol pouco produtivo e ainda viu Robinho abandonar o barco para jogar na China, deixando o time à beira da zona de rebaixamento.

Mas após tantos erros, a diretoria enfim acertou. A contratação de Dorival Jr foi acertada com o time já frequentando a zona de descenso e daí pra frente, foi só alegria. Dorival embalou 14 vitórias seguidas dentro da Vila Belmiro e mesmo com um desempenho baixíssimo fora de casa, o time marcou presença no G-4 durante as últimas rodadas, com um futebol de dar gosto.

Mas na reta final, o time deu prioridade para Copa do Brasil, deixou de vencer partidas contra times da zona de rebaixamento e por fim, amargou a sétima posição e com a derrota para o Palmeiras na Copa, ficou sem a vaga para Libertadores 2016.

DESTAQUES INDIVIDUAIS 


AH, É OLIVEIRA! Aos 35 anos, o atacante chegou com desconfiança no início da temporada, com um salário simbólico, porém bateu no peito e mostrou que ainda tinha muito a dar. Ricardo foi artilheiro do campeonato paulista com 11 gols e terminou a competição também com o título, e melhor jogador.

Mas não parou por aí, Ricardo deixou sua marca mais 20 vezes no Brasileirão, levando também a artilharia da competição e eleito como um dos melhores atacantes. O camisa 9 santista terminou o ano com 37 gols ao todo e foi o jogador com mais tentos durante toda temporada no país, foi convocado e deixou sua marca pela seleção brasileira nas eliminatórias e ainda teve seu contrato renovado e é figurinha certa no time para próxima temporada.


Vale destacar também, a grande temporada de Lucas Lima e Gabigol. O primeiro é considerado por muitos o melhor jogador do país na temporada, com uma dinâmica de jogo excelente e passes incríveis, o camisa 20 tem futuro incerto, pois deve receber diversas propostas do futebol europeu.

Já Gabigol, teve sua temporada de afirmação. O garoto foi artilheiro da Copa do Brasil e se mostrou com muita personalidade em diversas partidas, fazendo jus ao apelido e também pode deixar o clube na próxima janela de transferências.

BALANÇO FINAL

O ano de 2015 para os santistas terminou bem, mas com aquela sensação de que poderia ter sido bem melhor. O time bateu na trave de mais um título nacional e da vaga para Libertadores, mas jogou um futebol louvável e digno da história do Peixe. Destaques como Tiago Maia, Gustavo Henrique, Renato, Vanderlei e Marquinhos Gabriel apareceram bem durante toda temporada, agora nos resta esperar como ficarão nas renovações e elenco para próxima temporada.

Temporada que se inicia no dia 31/01 em partida válida pelo Paulistão 2016, na Vila Belmiro, contra o São Bernardo.

Pedro Henrique  |  @peeedrito17

Postar um comentário

0 Comentários