Faça Parte

De favorito à desacreditado. 2015 para os são-paulinos


O ano de 2015 foi um ano conturbado para o São Paulo FC, por saídas de jogadores, técnicos e problemas políticos que todos já possuem conhecimento, o Tricolor Paulista começou o ano como um dos favoritos para o título do Brasileirão, entretanto com tantas baixas, a ida para a Pré-Libertadores 2016 foi na raça e inacreditável para muitos.

São Paulo começou o ano sendo comandado por Muricy Ramalho, por problemas de saúde, Muricy se afastou do futebol e Milton assumiu o comando por um período. Até que Osório chegou ao Tricolor, o colombiano chegou com um time montado, porém o - até então - presidente Aidar, desfez esse time. Foram oito jogadores: Rafael Tolói, Paulo Miranda, Denilson, Jonathan Cafu, Souza, Boschilia, Dória e Ewandro. Osório então, se virou como pôde e fez um bom trabalho, deixando o São Paulo sempre próximo ao G4. Todavia, o colombiano que sempre sonhou em comandar uma seleção, foi convidado para treinar a Seleção Mexicana. Foi onde tudo começou a desgrenhar.

Em uma reunião sobre quem seria o novo técnico para substituir Osório, Aidar e Ataíde se desentenderam. Uns dias depois, Ataíde pediu demissão e Aidar renunciou. Um pouco antes da sua renúncia, o presidente contratou Doriva (técnico que estava na Ponte Preta). São Paulo foi eliminado da Copa do Brasil pelo Santos perdendo os dois jogos por 3 a 1, antes do segundo jogo, houve novas eleições e Leco assumiu a presidência do Tricolor. Após a eliminação da Copa do Brasil, Doriva foi demitido e Milton assumiu até o fim do Brasileiro.

No Campeonato Brasileiro o resultado em clássicos foi desastroso, Tricolor venceu apenas um clássico, contra o Santos, no 1º turno por 3 a 2, no 2º turno foi 3 a 0 pro time da Vila. Contra o Palmeiras foi 4 a 0 para o porco no 1º turno e 1 a 1 no segundo. Contra o Corinthians, resultado mais desastroso que todos, 1 a 1 no 1º turno (com o zagueiro Uendel sendo goleiro) e 6 a 1 no 2º turno. Mesmo sendo o pior em clássicos, o São Paulo tinha chances reais de Libertadores, focou nessas chances e conseguiu. Na última rodada, o Tricolor precisava apenas de um empate contra o Goiás em Serra Dourada, todavia com seu "concorrente" de vaga, Internacional, ganhando do Cruzeiro, o nervosismo tomava conta. Porém, o atacante Rogério entrou e nos acréscimos, fez o gol da classificação Tricolor.

Entretanto os problemas políticos não pararam por aí. Ataíde voltou para seu cargo, disse ter provas de que Aidar desviava dinheiro de negociações e até então a tal da gravação não tinha sido divulgada. Nessa quinta (17/12) Ataíde a divulgou, depois que percebeu que os torcedores não haviam esquecido o assunto, na gravação Aidar sugere comissão por Gustavo, reforço da Portuguesa, admite tentativa de comissão da namorada, além de admitir que Douglas Schwartzmann - vice-presidente de comunicação- "pedia comissão em tudo". Os torcedores já fizeram muitos protestos para que Ataíde deixasse o cargo, mas infelizmente, nada ocorreu. Na despedida de Ceni, a possibilidade da volta de Lugano aumentou, com a torcida toda gritando o nome do uruguaio, Leco assumiu que iria sim conversar com o zagueiro, todavia Ataíde não o quer. Deixando os torcedores ainda mais nervosos com ele.

O público no Morumbi também não foi agradável nesse ano. Por mais que a diretoria tenha criado novos e bons planos de Sócio-Torcedor e também a chegada da Under, o time em si não chamava os torcedores para as arquibancadas. Como já mostrado, em clássicos foi um ano para ser esquecido, além da inconstância em partidas – em uma o São Paulo ganhava de goleada, outra o Tricolor não saia do 0 a 0 -. Ainda mais com o Morumbi de estádio onde há capacidade de 67 mil torcedores, quando há apenas 32 mil - como é a máxima nas Arenas - o Cícero Pompeu de Toledo parece estar vazio.

São Paulo parece ser o único time sem planejamento para 2016, ainda sem técnico e sem nenhum nome de reforço, com saídas já certas de jogadores como Rogério Ceni, Luis Fabiano e Alexandre Pato. Por enquanto, apenas há especulações sobre Abel Braga, Kieza, Lugano e Álvaro Pereira. Nós, são-paulinos, esperamos uma reação rápida da diretoria. Queremos novidades no elenco e queremos um bom técnico. Esperamos que tudo isso seja em breve.

Postar um comentário

0 Comentários