Faça Parte

O 2015 do Palmeiras

Como iniciou e como terminou o 2015 do maior campeão nacional.

Janeiro: Depois de um tenebroso 2014, o Palmeiras começou o ano empolgado com a chegada do Diretor de Futebol Alexandre Mattos e com as contratações do chamado "mittos", que foi o dirigente que mais contratou no ano de 2015. O Verdão venceu o primeiro jogo do mês por 3x1, contra o Shandong Luneng, e por 3x2 do Red Bull Brasil. Além dos amistosos, a equipe alviverde começou o Paulistão vencendo no dia do meu aniversário contra o Audax-SP no Allianz Parque, por 3x1. Apesar de o jogo ser na casa do Palmeiras, o mando era do Audax, mas foi vendido para o Verdão.

O Palmeiras é grande
(Reprodução/YouTube)
Fevereiro: O mês de fevereiro começou bom para boas cornetas, o time iniciou o mês perdendo para a Ponte Preta de Campinas e para a Ponte Preta de Itaquera, gerando muita desconfiança e xingamentos ao Vitor Hugo após aquela recuada lamentável para o Prass que levou o Palmeiras a tomar gol do Danilo e perder o primeiro clássico no ano de 2015. Mas nos jogos em seguida, o Palmeiras voltou a fazer sua obrigação, vencendo times como Rio Claro, São Bento, Penapolense e Capivariano. A equipe alviverde terminou o mês bem, mas sem convencer.

Março: Em março, foi nosso primeiro jogo da trajetória da Copa do Brasil 2015. Na Bahia, em Vitória da Conquista, em um jogo que o Palmeiras abriu o placar, tomou o empate com gol do Tatu e depois fez mais três, selando 4x1 e eliminando o jogo de volta. No dia seguinte, saiu meu pós-jogo com a frase "comer tatu é bom, pena que dá dor nas costas". Depois, pelo paulista, o Palmeiras venceu o Bragantino de Bragança Paulista e em seguida gerou desconfiança a torcida perdendo na Vila Belmiro para o Bragantino do litoral, vitórias contra o XV de Piracicaba e São Bernardo ajudaram a recuperar confiança, mas a vitória que realmente fez a torcida alviverde empolgar foi contra a equipe do Morumbi no Allianz Parque, com golaço de Robinho aos 3 minutos, do meio de campo. No jogo seguinte, o Palmeiras perdeu para o Redbull, e a torcida tricolor, mordida pela derrota para o alviverde, comemorou como se fosse vitória deles.

Abril: Em abril se iniciava a reta final da fase de grupos do Paulistão, e o Palmeiras iniciou o mês vencendo o Mogi Mirim e empatando com o Ituano, equipe campeã do Paulistão 2014. Começou a parte mais emocionante do fraquinho Paulistão, o mata-mata, e o Palmeiras venceu o fraco Botafogo-SP por apenas 1x0, se credenciando para disputar a semifinal do paulistão contra o rival, e amigos, decisão contra rival é decisão contra rival. Chegou o grande dia, 19/04/2015, a imprensa dava o Corinthians como time de Champions League, mas quem abriu o placar foi o Victor Ramos, 1x0 Palmeiras, mas em seguida, o Verdão sofreu uma virada, o sofrimento de sempre, mas empatou o jogo com Rafael Marques e venceu por 6x5 nos pênaltis, quem perdeu o último do Corinthians foi o Petros. Vamos para a final, vem o primeiro jogo, um desastre, vitória por um placar ruim, que o adversário até comemorou, e entre a 1ª e a 2ª final ainda teve jogo de Copa do Brasil contra o Sampaio Correa, um empate lamentável.

Maio: O mês se iniciava com a final do paulista, 2x1 para o Santos, 2x2 no agregado, time do litoral campeão nos pênaltis, o Verdão começou o Brasileiro mal, empatando em casa com o Atlético-MG, o sentimento para alguns é de que 2014 não acabou. Na Copa do Brasil, a equipe alviverde passava pelo Sampaio Correa vencendo de 5x1 e empatava com o Joinville pelo Brasileiro na Arena Joinville sem torcida, a paciência acabou quando o Palmeiras perdeu para o Goiás, alguns até já falavam "Fora Oswaldo de Oliveira, chega de treinadores ultrapassados no Palmeiras". Em seguida, um empate em 0x0 com o nosso pesadelo de 2002, o Asa de Arapiraca, em pleno Allianz Parque, com umas 17 mil pessoas, até então, o pior público do estádio e o pior público do Palmeiras no ano, mas o palmeirense ainda voltou a empolgar com vitória em cima do rival Corinthians no Itaquerão, chegando inclusive a propor uma mudança de nome de Itaquera para Arena Rafael Marques. O Verdão terminou o mês bem. 

Foto: Terra Esportes
Junho: A equipe de Oswaldo de Oliveira começou junho mal, empatando com o Internacional em casa e perdendo para o Figueirense, mas o pedido daqueles que falavam "Fora Oswaldo de Oliveira, chega de treinadores ultrapassados no Palmeiras" foi concebido para melhoria do Palmeiras. Grande parte da imprensa foi contra a demissão e reclamou da cultura brasileira de demitir treinador, mas sem o Oswaldo o time voltou a ganhar, com uma vitória em cima do Fluminense por 2x1 de virada no comando do treinador interino Alberto Valentim (Ainda bem que não era o Sr Waldemar) e um dia depois da vitória, a diretoria alviverde anunciou quem era esperado, o bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira foi apresentado como novo treinador alviverde, o otimismo voltou a aparecer, apesar da derrota contra o Grêmio no primeiro jogo do treinador, um gigante acordou, e começou a série de vitórias vencendo o rival São Paulo por 4x0. O Verdão terminou o mês vencendo.

Julho: O Verdão começava julho vencendo a Chapecoense por um placar tranquilo, 2x0, e em seguida, venceu a Ponte Preta pelo mesmo placar, se aproximando do G4, e em seguida, ingressava no mesmo vencendo o Avaí por 3x0, poderia ser 4 se o árbitro não tivesse assaltado um gol do Palmeiras no final do jogo, mas quem parou a sequência de vitórias alviverde foi o Sport, com um empate em 2x2 em Arena Pernambuco lotada. Quarta-feira dia 15/07/2015 chegou uma grande decisão, a 3ª fase da Copa do Brasil, o Palmeiras eliminou o Asa de Arapiraca com gol da revelação Gabriel Jesus e superou o trauma de 2002 com a equipe alagoana. Pelo Brasileirão, o Verdão terminou o mês vencendo o Santos e metendo uma goleada avassaladora no respeitado Vasco do respeitado Eurico Miranda, o presidente vascaíno foi embora no 2° gol alviverde.

Agosto: O Palmeiras começou o mês mal, perdeu por 1x0 para o Atlético-PR em casa e o volante Gabriel se lesionou, em seguida, derrotas para Cruzeiro e Coritiba, sendo visto o efeito da lesão do Gabriel. A primeira vitória do Verdão no mês de seu aniversário veio contra o Flamengo de Guerrero e Sheik. O Verdão acabou com o caô e Alecsandro mandou abraços, 4x2 para a equipe de Marcelo Oliveira no Allianz Parque, em seguida, pela Copa do Brasil, um 2x1 contra o Cruzeiro. Pelo Brasileirão, uma derrota para o rival do Cruzeiro. No segundo jogo, o jogo decisivo, o Palmeiras venceu a equipe mineira por 3x2 em pleno Mineirão, com 2 gols de Gabriel Jesus. Há boatos que após o jogo, o goleiro Fábio virou ateu, pois foi procurar Jesus e não achou. O Palmeiras eliminou o Cruzeiro logo no dia do seu aniversário, dando um presente a torcida. A equipe classificada para as quartas de final da Copa do Brasil terminou o mês tomando 2 gols do Marcelinho Paraíba, porém, vencendo a equipe do Joinville por 3x2, o longo mês de agosto finalmente acabou para o alviverde imponente, clube com 101 anos de glórias.

Setembro: Fora de campo as torcidas de Palmeiras e Goiás são unidas, mas dentro de campo, o Goiás só bateu na gente, perdemos mais uma para o time goiano. Em seguida um clássico, empate em 3x3 com o Corinthians no Allianz Parque, e uma derrota para o Internacional no Beira Rio por 1x0, o Verdão buscando G4 conseguiu 3 vitórias seguidas contra Figueirense, Fluminense e Grêmio. Pela Copa do Brasil, o Palmeiras empatou com o Internacional no Beira-Rio e depois classificou vencendo o Colorado por 3x2, fazendo a torcida do Inter chorar muito, se fazer de vítima e reclamar como se o árbitro fosse o principal culpado, os gaúchos lembraram até 2005 e pensaram em colocar no DVD. Entre as duas partidas da Copa do Brasil, também houve um empate no Morumbi contra o São Paulo, o Robinho fez um golaço de cobertura no Rogério Ceni.

Outubro: O mês de outubro começou lamentável para o Palmeiras, mas tinha que acontecer a goleada anual do alviverde no Brasileirão, 5x1 para a Chapecoense, e ainda tomamos gol do carrasco Ananias, começou o pesadelo do palmeirense. No jogo seguinte, perdemos para a Ponte Preta em pleno Allianz Parque, ou seja, caímos da ponte, a primeira vitória do Brasileirão veio com o time reserva na Ressacada, 3x1, mais uma vitória contra o Avaí, nosso maior freguês, sentiremos falta dos 6 pontos em 2016. Chega o dia importante, semifinal da Copa do Brasil, 1° jogo, o Verdão foi ao Maracanã e perdeu para o Fluminense por 2x1, Fred se machucou e foi dúvida para o segundo jogo, entre os jogos, uma derrota de 2x0 para o Sport, perder para o rubro-negro pernambucano virou rotina, vamos ao que importa, ultimo jogo do mês, semifinal da Copa do Brasil e a única chance de título verde em 2015. Barrios maltratou o Fluminense como de costume e fez 2 gols, Fred anotou o seu e diminuiu o placar, tivemos pênaltis. Os pênaltis foram mais fáceis que o tempo normal, 4x1 para o Verdão nos pênaltis e o Palmeiras foi finalista contra o Santos, chegova a hora de matar peixe.

Novembro: O Palmeiras começou novembro perdendo no Brasileirão para o adversário da final da Copa do Brasil. Com gols de Thiago Maia e Ricardo Oliveira, além de provocações, o Santos venceu o jogo por 2x1 na Vila Belmiro e aumentou a soberba de sua torcida para a final em que a imprensa dava o Santos como campeão. Pelo Brasileiro, derrota contra o péssimo time do Vasco em casa, empate satisfatório contra o Atlético-PR, já que o ladrão que estava de roupa amarela e com apito assaltou o Palmeiras a mão armada. E no último jogo antes da final, um empate contra o Cruzeiro jogando com time reserva. Chegou o grande dia, 1° jogo da final da Copa do Brasil 2015, na Vila Belmiro. Gabigol perdeu pênalti, mas fez gol, Nilson perdeu um gol muito feito, deu até dó dele, o 1° jogo terminou 1x0 para o Santos. Pelo Brasileirão, o Palmeiras jogou com time reserva e perdeu de 2x0 para o Coritiba em casa com belas falhas da defesa que ninguém passa composta por Nathan e Leandro Almeida.

Dezembro: Final da Copa do Brasil, 02/12/2015, 1° tempo assustador e sofrido, o torcedor continuava apoiando até o fim e acreditando. O gol do alivio veio apenas no 2° tempo, aos 11 minutos, com o baixinho Dudu, que recebeu sem goleiro e só teve o trabalho de empurrar para o gol. Aos 39 minutos, Dudu de novo. Enquanto alguns agradeciam o chapéu e diziam que o Dudu é moda e o Centurion é f..., o atacante da moda fazia o gol do titulo alviverde, belíssimo chapéu. Aos 41 minutos, Ricardo Oliveira empatou o placar agregado e levou o jogo aos pênaltis. Nos pênaltis, 4x3 para o Verdão, Prass fez o gol do título. Depois do título, o tricampeão da Copa do Brasil encerrou o ano vencendo o Flamengo por 2x1 no Maracanã.

TRICAMPEÃO COPA DO BRASIL 1998/2012/2015
(Foto: Lance Net)
Campanhas do Palmeiras de 2015

2° lugar Paulistão 2015
Campeão da Copa do Brasil de 2015
9° lugar no Brasileirão 2015

AVANTI PALESTRA TRICAMPEÃO COPA DO BRASIL 1998/2012/2015 E MAIOR CAMPEÃO NACIONAL.

Luigi Berzoini || @LuigiLouco999
Linha de Fundo || @linhadefuundo

Postar um comentário

0 Comentários