Faça Parte

O ano do Galo - Mineiro, Copa do Brasil e Libertadores

Campeonato Mineiro - 2015

O sempre enfadonho campeonato estadual terminou em 2015, como esperado. AtlĂ©tico campeĂ£o!

Depois de terminar a fase de classificaĂ§Ă£o em terceiro lugar, quis o destino que a semifinal fosse contra aquele time que veste azul e que um dia jĂ¡ foi rival. O Cruzeiro fechou a primeira fase em segundo e por este motivo, tinha a vantagem de dois resultados iguais.

Fonte: goal.com.br
No primeiro jogo no Horto, deu empate em 1 a 1. No jogo de volta, com um MineirĂ£o cheio e com apenas 10% de torcida atleticana, os vaidosos saĂ­ram na frente, com gol de Arrascaeta apĂ³s rebote do goleiro Victor. Assim terminou o primeiro tempo. Os cruzeirenses nem se lembram mais como era derrotar o Galo, estavam em Ăªxtase. Guilherme entrou no jogo e mudou tudo. No gol de empate, ele deu lindo passe por elevaĂ§Ă£o e o Urso Argentino pegou de primeira afundando as redes do goleiro rechonchudo que desta vez estava de frente para o atacante. O jogo encaminhava para a igualdade, o que tirava o AtlĂ©tico da decisĂ£o. Aos 45’ da etapa final, mais uma vez Guilherme apontou para Lucas Pratto onde cruzaria a bola na Ă¡rea. De canhota, cruzou para que o gringo virasse o jogo e para que os 10% da torcida visitante fizessem a festa no MineirĂ£o. AtĂ© aĂ­ tudo normal, pois eliminar o Cruzeiro e fazer festa no Gigante da Pampulha Ă© rotina.

A novidade deste ano ficou por conta da final contra um time do sul de Minas, a Caldense. Muito bem treinada por Léo Condé, o time interiorano terminou como a melhor defesa, tendo levado apenas seis gols.

No primeiro jogo da decisĂ£o, com o Galo jogando para 60 mil pessoas no MineirĂ£o, a Caldense mais uma vez mostrou sua força defensiva e segurou o ataque atleticano. O alviverde do sul, tambĂ©m nĂ£o marcou e o placar terminou num sem graça 0 a 0.

O jogo que decidiria o campeĂ£o mineiro de 2015 foi marcado para Varginha, pois o estĂ¡dio de Poços de Caldas, nĂ£o reunia condições de acordo com o regulamento para que a partida acontecesse lĂ¡.

Num jogo muito tĂ¡tico, o Galo saiu na frente com Thiago Ribeiro jĂ¡ no segundo tempo e vindo do banco, aproveitando cruzamento. Poucos minutos depois Luiz Eduardo, aproveitando rebote de Victor, apĂ³s cobrança de falta violenta, empatou o jogo. E mais uma vez, o empate nĂ£o serviria ao Galo.

Mas o predestinado JĂ´, que nĂ£o marcava desde abril de 2014, apĂ³s cruzamento de Luan aos 33 do segundo tempo, deu a vitĂ³ria e o 43º tĂ­tulo estadual ao Clube AtlĂ©tico Mineiro, que Ă© de longe quem mais venceu este campeonato, com sete conquistas a mais daquele time que hoje Ă© a terceira força de Minas.

Festa em Varginha, onde neste dia até o E.T. se rendeu ao Galo Forte e Vingador.

Copa Libertadores 2015

Desde o sorteio em dezembro de 2014, que todos sabiam que o Galo nĂ£o teria moleza na Libertadores 2015, pois caiu num grupo com Colo Colo, Atlas e Santa FĂ©.

A estreia numa quarta-feira de cinzas contra o time chileno parecia prenĂºncio de que as coisas nĂ£o andariam bem para o AtlĂ©tico. E numa rara infelicidade de Victor logo neste primeiro jogo, apĂ³s tomar um frangaço numa batida de falta, parecia nos dar a certeza de que o time nĂ£o iria tĂ£o longe. 2 a 0 Colo Colo.

A chance da redenĂ§Ă£o seria contra o Atlas no Horto. O time jogou muito mal e amargou a segunda derrota seguida na competiĂ§Ă£o, Logo em casa onde era temido por todos e contra o time mais fraco do grupo. A classificaĂ§Ă£o jĂ¡ estava ameaçada logo na segunda rodada.

E veio o jogo considerado o mais difĂ­cil por todos. O Santa FĂ© lĂ¡ na ColĂ´mbia. O confronto marcava a volta de Lucas Pratto ao time, pois voltava de contusĂ£o. E apĂ³s cobrança de escanteio jĂ¡ no 2º tempo, o argentino testou a bola para o fundo do gol. A primeira vitĂ³ria veio e a certeza de que ainda dava para classificar tambĂ©m. Pelo regulamento, o AtlĂ©tico jogaria novamente contra o Santa FĂ©, abrindo o returno da fase de grupos. Se ganhasse, poderia alcançar a liderança do grupo. E venceu! Por 2 a 0. A torcida aliviada, sabia que seria no sufoco como de costume, mas que daria para almejar ao menos a 2º colocaĂ§Ă£o do grupo A. O time viajou ao MĂ©xico, confiantes de que os trĂªs pontos viriam, pois o Atlas jĂ¡ estava praticamente eliminado. E o pior aconteceu. A equipe foi derrotada por 1 a 0 e com a obrigaĂ§Ă£o de vencer o Colo Colo no Horto por uma diferença de dois gols.

Mas espera aĂ­! Vencer um adversĂ¡rio em casa por dois gols? Acho que jĂ¡ vimos este filme contra o Newells, OlĂ­mpia, Flamengo e Corinthians. E sempre deu certo.

Neste dia, o IndependĂªncia pulsava. SentĂ­amos como na Libertadores de 2013 e Copa do Brasil de 2014. A certeza era absoluta de que vencerĂ­amos pela diferença que quisĂ©ssemos. E mais uma vez, Lucas Pratto logo aos 18 do primeiro tempo pĂ´s o Galo na frente. O jogo transcorria muito bem, com o time jogando para frente. O segundo gol sairia naturalmente. Mas o primeiro tempo acabou. E o time nĂ£o voltou bem para a segunda etapa. Mas aĂ­ veio o lance que a torcida esperava. PĂªnalti! Guilherme, que nunca havia perdido uma cobrança desde que chegou em 2011, foi para a cobrança. E Contreras defendeu. Bateu o desespero. Mas por incrĂ­vel que pareça o time passou a jogar melhor apĂ³s o desperdĂ­cio da grande oportunidade e foi para cima. E num desses lances que parecem ser divinos, uma bola que iria lentamente para linha de fundo, acabou batendo na bandeirinha de escanteio e voltou para dentro de campo. MĂ©ritos para Guilherme que acreditou no lance. Ao invĂ©s de cruzar a bola na Ă¡rea, fez um lindo lançamento para Rafael Carioca na intermediĂ¡ria. O camisa 5 deu um chute maravilhoso que entrou na gaveta do goleiro chileno jĂ¡ aos 36 minutos da etapa complementar.

O Galo avançava as oitavas de final para encontrar o Inter de Porto Alegre.

Fonte: espn.uol.com.br
Por terminar em segundo de sua chave, o primeiro jogo seria no Horto. E jĂ¡ no 1º minuto de jogo, depois de jogada bizarra de Marcos Rocha, Lizandro Lopes colocou os colorados na frente. O alvinegro foi para frente e dominou todo o 1º tempo. Mas nĂ£o empatou. O gol da igualdade veio aos 14’ do 2º, com Douglas Santos. Mas para o desĂ¢nimo total, ValdĂ­via colocou os sulistas em vantagem logo no minuto seguinte. Mais uma vez, o time nĂ£o se abateu e foi para o ataque, pressionando o Inter. A recompensa veio, aos gritos de "eu acredito" aos 49’ e no Ăºltimo lance com Leonardo Silva. A decisĂ£o ficou para o Beira Rio.

Por ironia do destino, o Galo fez seu melhor jogo em toda a competiĂ§Ă£o neste 2º confronto contra os colorados. Mas falhas individuais fizeram com que saĂ­sse de campo derrotado por 2 a 0 ao tĂ©rmino do 1º tempo. De novo, o Urso deu esperanças ao Galo, descontando o marcador aos 13’ da etapa final.

Luan teve a bola do empate, que levaria a decisĂ£o para os pĂªnaltis. Da marca da cal, ele chutou e a bola caprichosamente bateu no travessĂ£o e saiu. O Inter estava encurralado. O gol mineiro sairia a qualquer momento. A intensidade dos dois times era totalmente diferente, com o AtlĂ©tico pressionando o time da casa. Mas em um recuo de bola muito infeliz de DĂ¡tolo, Lizandro Lopes saiu na cara do arqueiro Victor e colocou nĂºmeros finais na partida e no confronto. Assim como em 2014, o Galo encerraria sua participaĂ§Ă£o nas oitavas de final da Libertadores.

Copa do Brasil 2015

O AtlĂ©tico por ter vindo da Libertadores jĂ¡ entrou na fase das oitavas de final da Copa do Brasil em 2015. E como nĂ£o Ă© de costume para o alvinegro mineiro, o sorteio que definiria os confrontos, foi bom para as pretensões de brigar pelo bicampeonato. Pegaria o Figueirense, time que estava brigando para fugir do rebaixamento no BrasileirĂ£o.

Fonte: goal.com.br
Num péssimo jogo, o primeiro do confronto no Horto, deu empate por 1 a 1. E isso, porque Leonardo Silva conseguiu a igualdade aos 47 minutos do segundo tempo.

A volta seria no Orlando Scarpelli sete dias depois.

E o Galo pulou a frente do marcador com Edcarlos ainda no 1º tempo. Esse resultado daria a classificaĂ§Ă£o para o atual campeĂ£o.

Mas o time mineiro foi muito prejudicado pela arbitragem e teve Leonardo Silva expulso injustamente. Com um a menos no jogo, aos 27 do segundo tempo, Leandro Silva testou a bola para o gol, apĂ³s cobrança de escanteio.

Tudo indicava que a decisĂ£o seria levada para os pĂªnaltis. Mas MarcĂ£o aos 44 minutos do segundo tempo deu nĂºmeros finais na partida e classificou o Figueirense para a prĂ³xima fase, desclassificando o AtlĂ©tico, que pretendia o bicampeonato.

Em 2016, o maior de Minas, tambĂ©m jĂ¡ entrarĂ¡ nas oitavas de final, por jĂ¡ ter garantido participaĂ§Ă£o na Copa Libertadores do ano que vem.

Por @RobertoDabes e @LuisafDuarte

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios