Faça Parte

O Atlético de Madrid de sempre

Há quatro temporadas muitas pessoas ainda não tinham o conhecimento da grandeza do Atlético de Madrid. Mesmo sendo considerado o terceiro melhor da Espanha, atrás somente dos gigantes Real Madrid e Barcelona, a “fama” mundial de ser temido só começou a partir do dia 27 de dezembro de 2011. Nessa data, tudo mudaria dentro do clube, já que a chagada de um novo treinador era tratada como prioridade naquela ocasião. O nome de Diego Simeone foi um pouco inesperado, por ser um jovem treinador que ainda não tinha tanta experiência.

A chegada de Simeone foi importantíssima para o clube, visto que, na ocasião, o time estava em uma situação complicadíssima, já que só havia conseguido 19 pontos de 51 disputados. No dia 7 de janeiro de 2012, Simeone teve seu primeiro jogo. O resultado foi um empate que saiu com o sabor de vitória, sem contar que o duelo ocorreu na casa do adversário. Mesmo com tantos problemas no início, Diego conseguiu arrumar a casa e logrou chegar ao céu com a conquista da UEFA Europa League.

Já na temporada seguinte, 2012/13, Diego Simeone teve seu primeiro ciclo completo e, novamente, surpreendeu a todos ao conquistar a Copa do Rei contra seu maior rival, Real Madrid. Naquela ocasião, o time tinha como líderes o brasileiro Miranda, o uruguaio Diego Godín e os atacantes Diego Costa e Falcão. A torcida colchonera foi ao delírio, já que, além de ganhar uma final emocionante, quebrou um tabu de 14 anos sem vencer o Real. O Atlético ainda levou a Super Copa contra o campeão da Champions, que naquela ocasião era o Chelsea.

Naquela altura, Diego Pablo Simeone estava sendo tratado como uns dos melhores ou, porque não, o maior treinador da história do Atléti, mas a consagração mesmo só veio na temporada 2013/14. Simeone mostrou a força do Clube Atlético de Madrid para o mundo ao conquistar a Liga Espanhola e conseguir chegar até a final da maior competição de clubes do mundo: a UEFA Champions League.

Novamente teríamos que disputar a final com nosso maior rival. Entretanto, dessa vez o resultado seria diferente. O belo espetáculo apresentado pelas duas equipes acabou com o título indo para as mãos do Real. Apesar da derrota, a festa tomou conta das ruas de Madrid. Uma semana antes da disputa da Champions, o Atléti foi campeão da La Liga em cima do Barcelona, o que foi um feito histórico, já que o Atlético não conquistava o título há 18 anos.

A temporada 2013/14 não será apagada nunca da memória dos torcedores, que sempre apoiaram o time em todos os momentos. Depois da festa, veio o ano seguinte que, para muitos, foi considerado o ano da “ressaca”. O rendimento caiu e, sem dúvidas, a saída de vários jogadores importantes, como as de Diego Costa, Felipe Luís, Courtois, Diego e David Villa, acabaram influenciando na “pobre” temporada do clube.

No Campeonato Espanhol, terminou em 3º lugar com 14 pontos atrás do Real Madrid e a 16 do FC Barcelona, campeão da Liga. O Atlético foi eliminado nas quartas de final da Copa do Rei e também na Champions, caindo para o Real.

Temporada de 2015/2016. O que esperar?

A verdade é que essa temporada está muito parecida com a do ano passado. O Campeonato Espanhol chega na 17ª rodada e o Atlético conquistou 35 pontos. No último ano, o clube de Madrid estava exatamente com os mesmos pontos. Na Champions League, terminamos o grupo em primeiro lugar com 13 pontos, igual a 2014/15.

Porém, o que muda dessa temporada para a do ano passado é que o Atlético investiu mais em jovens jogadores, o futebol apresentado até agora foi muito bom e pode sim dar esperanças ao torcedor colchonero.

As entradas de Vietto e Carrasco deram ao time uma nova cara. Ainda há muito chão a ser percorrido, mas o Atlético já está mostrando que pode e deve disputar pelo título da La Liga e até mesmo chegar longe na UEFA Champions League.

Texto escrito por, Alzemir Neto colunista do Atlético de Madrid.

Twitter:

Alzemir Neto: @NeetoMoraes96
Linha de Fundo: @linhadefuundo

Postar um comentário

0 Comentários