Faça Parte

O intenso ano de 2015 para o Sport Club do Recife


Temporada encerrada e agora futebol para o Leão da Ilha só no fim de Janeiro, mas precisamente no dia 30 quando abre o Campeonato Pernambucano na Ilha do Retiro. Até lá muitas coisas podem acontecer como chegadas e saídas, mas não vou falar sobre isso e sim fazer um retrospecto desse ano que parte do semestre foi para esquecer e outra parte para lembrar o quão bom é ser rubro-negro.

O início do ano para esquecer: Copa do Nordeste e Pernambucano

O inicio do ano a torcida rubro-negra confiante após os títulos do Pernambucano e Copa do Nordeste viram o agora eleito João Humberto Martorelli assumir a presidência do Sport e com ela vinha à expectativa de quem sairia e quem chegava como é de praxe a cada começo de ano; E nela a expectativa maior era para ver se o camisa 87 Diego Souza continuaria na Ilha do Retiro. Antes de acertar com o principal jogador, um nome foi contratado que deixou a cabeça do torcedor em dúvida: “Para que contratar mais um goleiro?”, sim chegava Danilo Fernandes que mais a frente iria fazer um Campeonato Brasileiro espetacular deixando o maior ídolo da torcida no banco. A temporada começou com um amistoso contra o Nacional-URU pela Taça Ariano Suassuna na qual o Sport a levou quando venceu os uruguaios por 2x1 com os gols de Samuel e Danilo (esses que seriam os “queridinhos” da torcida durante o ano) e Durval fez contra o próprio patrimônio.


Precisamente no dia 31 de janeiro, o Sport encarava de cara um clássico das multidões contra o Santa Cruz pela 1° rodada do Pernambucano 2015 e de cara o Leão trucidou a Cobra Coral metendo 3x0 em pleno Arruda. Quatro dias depois foi à vez de encarar o Sampaio Correa na estreia da Copa do Nordeste lá no Maranhão e mesmo saindo na frente com o gol do Rithely, o atual campeão da “Lampions” terminou a partida derrotado por 3x2; Só que não deu tanto para assustar pois o Leão passaria em 1° no Grupo B com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Enquanto no Pernambucano, o Leão era rei e terminou a fase de classificação também em primeiro lugar com 25 pontos, 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

As fases decisivas de ambas as competições estava prestes a iniciar quando o Sport enfrentou seu primeiro desafio na Copa do Brasil, o Cene (MS), e venceu lá por 2x1 e no jogo da volta goleou por 4x1. Passada da Copa do Brasil as expectativas ficariam nas fases decisivas da Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano. Nas quartas de finais do Nordestão, o Sport foi até o Ceará e perdeu por 1x0 (gol de Maranhão) em pleno Castelão (palco esse que no ano passado sagrou-se campeão do Nordeste enfrentando o Ceará). O jogo de volta na Ilha foi uma mistura de apreensão e alívio após o gol de Samuel (quem diria) que deu a vitória para o Sport por 1x0 e levava a decisão para os pênaltis no qual o atacante do Fortaleza Cassiano mandava por cima do gol e o volante Corrêa parava no Paredão Magrão, já o Sport convertia todas as cobranças deixando para o lateral Vitor o gol da classificação.

Nas semifinais nada mais nada menos que um superclássico do Nordeste entre Sport x Bahia, primeiro jogo na Ilha o Leão dominou só que não contava com a ruindade dos atacantes pés tortos e o jogo não saiu do 0x0 deixando a decisão para Salvador; Salvador esse que viu um grande jogo recheado por gols e um erro da arbitragem (nem tinha começado o Brasileiro e já estavam a nos operar) que seria crucial para a eliminação do Sport no Nordestão. Diego Souza tratou de abrir o placar aos 22 minutos depois de uma cabeçada forte sem chances para o goleiro do Bahia, Souza aos 7’ do segundo tempo arriscou de longe e contou com a ajuda do quique da bola para empatar a partida e eis que veio o lance polêmico do jogo no qual aquele “grande atacante” (como muitos dizem) Kieza sofreu “uma carga” do zagueiro Matheus Ferraz e o juiz assinalou pênalti convertido por Souza, ele que viria marcar mais uma vez aos 18 minutos sacramentando a vitória do Bahia e consequentemente a eliminação do Leão no Nordestão. O lance curioso dessa partida fica com o goleiro Danilo Pires do tricolor que tomou esse frangaço, após o lateral Renê cobrar falta.


Eliminado do Nordestão o time do então atual treinador do Fluminense Eduardo Baptista só pensava em uma coisa, o 41° título do Campeonato Pernambucano. Só que se esqueceu de avisar ao 2° maior do estado, o Salgueiro, que venceu no Cornélio de Barros por 2x0 e no jogo da volta o Leão até que tentou, mas acabou eliminado após empatar por 1x1 na Arena Pernambuco. Campeonato encerrado? Que nada! Faltava disputar o 3° lugar que era obrigação para o Leão, já que a classificação para o Nordestão 2016 estaria em jogo; Mas nada do que assustar, o Sport liquidou o Central em Caruaru por 5x0 e empatou em 0x0 em casa.

Parte do primeiro semestre foi encerrada e nada estava agradando a torcida, os reforços teriam que chegar o mais rápido possível para não passar vergonha e ser rebaixado no Brasileirão.

Leão no Brasileirão: “E dá gosto de ver o Sport jogar


Brasileirão nem tinha começado e após as vexatórias eliminações tanto do Nordestão quanto no Pernambucano, fez o Sport ser sério candidato a ser um dos rebaixados. Mas como todos os rubro-negros dizem “Nunca duvide do Sport”, o Leão foi valente nas primeiras rodadas do Brasileirão e de cara para uma Ilha do Retiro quase vazia o Sport goleava o Figueirense por 4x1 com destaque para ele, Diego Souza que marcou 2 gols nessa partida. Rodada passada e o Leão teria que enfrentar o Flamengo no Maraca, “rivalidade” a parte sobre o tal questionado título de 87 do Sport... Enfim falando da partida, o Leão até que venceria se não fosse à falta de fair-play dos jogadores rubro-negros cariocas que empataram nos minutos finais; Onde mais uma vez Diego Souza se destacava na partida após fazer um gol, levar um após ir para o gol quando o ídolo Magrão machucou o ombro e acredite se quiser salvou o Leão de levar a virada.

Desde o começo do campeonato o Sport jogava em casa, vencia e quando jogava fora de casa, empatava; Nesse embale o Leão liderou a Série A por 5 rodadas (1°, 3°, 8°, 9° e 10°) e não saía do 4 melhores desde o começo do campeonato e eis que chega o jogo tão aguardado por muitos: Atlético-MG x Sport pela 12° rodada no qual o Leão acabou sendo derrotado e pela 1° vez saía dos 4 melhores do campeonato. Só que não demorou tanto, 2 rodadas após o rubro-negro bateu o São Paulo por 2x0 e voltava ao grupo dos melhores do campeonato.

Leão deixando a Copa do Brasil para pensar na Sul-Americana e se dar mal na Argentina


Depois de despachar na primeira fase a equipe do Cene, o Sport iria até Chapecó enfrentar a equipe da Chapecoense pela 2° fase da competição e como de praxe durante toda a temporada perdeu fora dos seus domínios por 2x0 com os gols de Maranhão e Hyoran. Passadas uma semana Sport e Chapecoense voltariam a se enfrentar pelo jogo da volta no qual o Leão devolveu os 2x0 e venceu nos pênaltis por 4x2 avançando para a 3° fase, fase essa que deixava a torcida dividida entre ser eliminado pelo Santos e jogar a Copa Sul-Americana ou jogar para tentar o bicampeonato da Copa do Brasil. Enquanto o debate ficava com a torcida o Sport vencia o primeiro jogo na Ilha do Retiro por 2x1 só que acabou sendo eliminado pelo Santos na Vila Belmiro após perder por 3x1. Tristeza por sair de uma grande competição, alegria por jogar outra, pois mesmo sendo eliminado o Sport estava na Copa Sul-Americana e faria mais uma vez Super Clássico do Nordeste contra o Bahia.

Eis que o dia 26 de agosto chegou e o clássico pela Copa Sul-Americana era iniciado com um clima de revanche (por parte dos rubro-negros) num jogo onde venceu quem dominou a partida. O Bahia venceu na Arena Fonte Nova com o gol de Maxi Biancucchi após passar por Matheus Ferraz e driblar o goleiro Magrão que retornava de lesão. Para o jogo da volta, o Leão precisaria de 2 gols para avançar na competição e com toda essa “pressão” para liquidar o jogo, fez do 1° tempo na Ilha do Retiro um jogo nervoso, mas foi só chegar aos 7 minutos do segundo tempo que Rithely de cabeça abriu o placar na Ilha e ai veio o susto aos 29’ mais uma vez no confronto Maxi empatava a partida. Agora para avançar o Leão precisaria de mais 2 gols, e num é que fez e fez melhor, com 2 de Hernane (33 e 49 min) e 1 de Élber (41 min) venceu por 4x1 o Bahia e estava classificado onde nas oitavas jogaria contra o Huracán da Argentina.


O 1° jogo contra o Huracán era também o primeiro jogo do novo técnico Paulo Roberto Falcão, após Eduardo Baptista sair “pelas portas dos fundos” e ir para o Fluminense. Mas nem tudo foi festa, pois o Leão só empatou na estreia do novo comandante; Os gols saíram dos pés do artilheiro André para o Sport e Bogado para os argentinos. A torcida confiava, mas não esperava com o resultado no jogo da volta. O Sport deu um baita vexame e foi goleado por 3x0 na argentina com 2 gols de Ábila e 1 de Bogado, o Sport mais uma vez parava nas oitavas da Sula.

Leão no Brasileirão: Ladeira abaixo e terminando com gosto que poderiam ter feito mais


Voltando a falar sobre o brasileirão, a torcida após o jogo contra o São Paulo viria à decaída do rubro-negro no campeonato; O Leão da Ilha não saberia o que era uma vitória sequer por 10 rodadas (5 empates e 5 derrotas ) voltando a vencer no dia 13 de agosto contra o Fluminense na Arena Pernambuco. Nesse tempo sem nenhuma vitória por 10 rodadas, podemos destacar o grande jogo que o Leão fez contra o Corinthians que acabou sendo derrotada graças à bendita recomendação de toque de mão (que após esse jogo tornou qualquer toque de mão polêmico) da CBF. E o jogo contra o Flamengo, do qual o time carioca quebrou a invencibilidade em casa do Leão que durava desde o Campeonato Brasileiro de 2014, vale lembrar que o rubro-negro carioca também foi o único que bateu o Sport em 2015 em solo pernambucano seja na Arena Pernambuco ou Ilha do Retiro.

Após essa queda brusca no campeonato, voltar ao G4 ficaria bem complicado, pois o Leão sequer tinha vencido um jogo fora de casa. Situação essa que tirava o sono dos jogadores e também dos torcedores, mas a vitória viria contra Palmeiras no estádio do Pacaembu no dia 24/10 pela 31° rodada por 2x0, uma rodada após o Leão ter goleado por 4x1 o Atlético-MG na Ilha do Retiro.

Jogo após jogo e vitórias após vitórias fez o time e a torcida sonharem novamente em entra no grupo dos 4 melhores do campeonato, só que ai veio o jogo contra o Cruzeiro e após o pênalti mandraque dado após “um toque de mão” do volante Ronaldo.


Pênalti esse que desestabilizou o time que acabou sendo derrotado por 3x0. Tanto o time quanto a diretoria e torcida ficaram irritadas com a CBF e Comissão de Arbitragem por erros contra o Sport durante todo o campeonato. E mesmo com todos os erros da arbitragem e 1% de chance de ir para a Libertadores, a torcida acreditava que o Leão voltaria a disputar a Libertadores. Só que as chances quase acabaram após o Sport empatar em 0x0 em casa contra o Atlético-PR.

E após a vitória do São Paulo diante do Figueirense, as chances de competir o torneio internacional eram nulas e mesmo assim o Leão venceu em seus domínios o atual campeão do Brasileirão, o Corinthians. Sem muito que disputar, o Sport fechou o Brasileirão 2015 com chave de ouro após bater a Ponte Preta por 1x0 no Moisés Lucarelli terminando o campeonato na 6° colocação (melhor colocação do time no Brasileirão na era dos pontos corridos) com 59 pontos e de quebra igualou a marca do Vitória em 2013, como melhor time nordestino na elite do Campeonato Brasileiro.

Estatísticas


Sport 2015
·                73 jogos
·                 5 competições + amistoso
·            34 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, com 110 gols feitos (1,51 G/J) e 71 sofridos (0,97 G/J)
·             Artilheiro do Sport em 2015: Diego Souza com 17 gols em 59 jogos (0,3 G/J) e 4746 minutos jogados.

Sport no Brasileirão
·                       6° lugar, 59 pontos, 15 vitórias, 14 Empates e 9 Derrotas
·              Artilheiro do Sport no campeonato: André com 13 gols em 29 jogos (0,45 G/J) e 2325 minutos jogados.
·                      5° melhor ataque ao lado do São Paulo com 53 gols
·                      5° melhor defesa com 38 gols sofridos
·           11° maior média de público com 15.953 torcedores e também na renda com R$ 425.586,05 reais.

Opinião


Eis que termina a temporada 2015 e o Sport só voltará a campo (partida oficial) no dia 30 de janeiro quando irá enfrentar o 1° colocado no octogonal (1° fase) do Campeonato Pernambucano. E esse ano que está se passando foi intenso seja fora ou dentro de campo, o Sport mostrou mais uma vez a sua grandeza no cenário nacional, com um elenco de qualidade onde muitos desses jogadores eram ignorados em seus clubes e receberam a tal oportunidade no Leão para mostrar do que eram capazes e é quase um crime não ver esse time entre os 4 melhores do campeonato ou se quer pelo menos um jogador na seleção do campeonato e digo mais, o Sport só não foi mais longe graças a entidade maior do futebol brasileiro que por ver um time nordestino se dando bem na elite, ela o “perseguia” e também sem esquecer do antigo treinador Eduardo Baptista e suas teimosias querendo ser dono do certo. Mas cá entre nós, 2015 mostrou para o Brasil que Sport tem o sangue arretado de um nordestino porreta da gota visse e mostrou também que com a sua estrutura e torcida 2016 tem tudo para ser um grande ano para o rubro-negro basta o presidente, direção e time que será montado para a próxima temporada querer, mas com uma certeza: A TORCIDA SEMPRE VAI ESTÁ JUNTO COM O TIME SEJA NA ALEGRIA OU NA TRISTEZA.

A todos os leitores nossos desejos de boas festas e que 2016 seja melhor que 2015 foi! Abraços e PELO SPORT TUDO!

Postar um comentário

0 Comentários