Faça Parte

Week 14 da NFL: As primeiras definições dos playoffs


Faltam apenas três semanas para os desejados playoffs e alguns times já garantiram vagas nesse final de semana. Além do Arizona Cardinals, primeiro classificado, o Carolina Panthers conquistou não só seu lugar, mas também a bye-week. O New England Patriots também assegurou sua participação e o título da AFC Leste.

Enquanto isso, algumas divisões seguem bem disputadas, as famosas “terras de ninguém” continuam bem confusas e só devem ser resolvidas no fim da temporada. A disputa pela vaga de Wild Card também está dura e promete fortes emoções.

Minnesota Vikings 20@23 Arizona Cardinals
Mais uma bela atuação da equipe de Arizona, que em casa é praticamente imbatível. Entretanto, o Vikings demonstrou novamente a força da equipe nesta temporada, realizando uma partida de igual para igual com os donos da casa, tendo a chance de levar o jogo para prorrogação no último lance, o que não ocorreu devido à uma péssima chamada do coordenador ofensivo faltando poucos segundos. Bridgewater se encontrou em problemas, sofreu o sack e como a equipe não tinha mais tempos para pedir, o relógio se esgotou, mesmo estando na área que possibilitaria um FG.
Palmer, Johnson e Floyd se mostraram mais uma vez um poderoso trio QB-RB-WR, com atuações acima da média de todos. A defesa de Arizona também teve méritos, limitando o excelente jogo corrido do Vikings a menos de 100 jardas. No lado de Minnessota, o QB Bridgewater teve uma boa atuação, a estrela Adrian Peterson também. Entretanto, fica claro a falta que faz um recebedor de extrema confiança no elenco. Com a derrota o Vikings viu o Packers se isolar na liderança da NFC North e o time de Arizona garantiu sua vaga nos playoffs.

Atlanta Falcons 0@38 Carolina Panthers
O 13-0 do Panthers não é à toa. A franquia do forte concorrente a MVP, Cam Newton, não dá nenhuma chance aos adversários e até nas partidas mais difíceis se destaca, mantendo a invencibilidade semana após semana. Dessa vez não foi diferente e, com a força de sua torcida, o Carolina estraçalhou o Falcons e assegurou sua vaga nos playoffs e a folga na week 1. Já o Atlanta perdeu aquela força inicial e coleciona derrotas nesse fim de temporada.

Washington Redskins 24@21 Chicago Bears
Em jogo apertado, Washington saiu vitorioso na casa do rival. Mesmo a boa atuação de Jay Cutler, que surpreendentemente está tendo um bom ano, não foi capaz para evitar a derrota do Bears. Alshon Jeffery também jogou bem e foi responsável por 107 jardas recebidas e um TD. O time do Redskins contou com Kirk Cousins lançando 300 jardas e boas corridas de seus running backs, além da sólida atuação da defesa. Jordan Reed também se destacou com 120 jardas recebidas e um TD. O Redskins venceu a partida com um simples field goal convertido no último quarto e o erro de um field goal que levaria à prorrogação, do kicker Robbie Gould de Chicago.
Washington agora lidera a NFC East, embora esteja tudo embolado em sua divisão, mas segue firme na corrida à pós-temporada. Chicago desperdiçou em casa a grande chance de aproximar do rival Vikings e se complicou muito na tabela.

Pittsburgh Steelers 33@20 Cincinnati Bengals
A partida era muito esperada principalmente pelo extracampo. Com a péssima campanha do Baltimore Ravens esse ano, a disputa de divisão entre Steelers e Bengals ficou muito mais acirrada e as diversas confusões antes e durante o jogo ditaram o ritmo. Apesar disso, Cincinnati perdeu não só o duelo, mas Andy Dalton e Tyler Eifert logo no início. O QB é o que mais preocupa, já que não há previsão de volta para ele, mas o que anima é que não precisará de cirurgia. Com isso, a vida de Pittsburgh ficou muito mais fácil e a vitória deixa a franquia forte na briga pelo Wild Card.

San Francisco 49ers 10@24 Cleveland Browns
O retorno de Johnny Manziel deu vida ao já abatido Browns e o time finalmente venceu. O 49ers estava morto, mas passa bem, não conseguiu criar nada e só foi fazer alguma coisa boa no fim do último quarto. A franquia de Cleveland parece ter conseguido colocar Manziel no caminho certo e se apoiará nele nas próximas semanas.

Seattle Seahawks 35@6 Baltimore Ravens
O Seahawks foi a Baltimore e destruiu o fragilizado o time da casa. Em terrível fase, o Ravens foi com o terceiro QB, Jimmy Clausen, já que Schaub foi muito mal à tentativa de substituir Flacco. Aconteceu o que já era esperado, Russell Wilson teve muita liberdade para conduzir o ataque e a defesa de Seattle teve vida fácil parando o adversário.

Indianapolis Colts 16@51 Jacksonville Jaguars
É difícil até tentar explicar o que aconteceu com o Colts. Mais uma vez cometendo um crime, o Jaguars fez incríveis 41 pontos no segundo tempo, virou a partida que começou com vantagem de Indianapolis e levou mais uma vitória para casa. Com 5-8, a franquia de Jacksonville não pensa em playoffs, mas certamente vai calando a boca de todo mundo que achava que era “jogo ganho”. Já o time que uma vez foi de Andrew Luck sofre e muito com a ausência de seu QB.

San Diego Chargers 3@10 Kansas City Chiefs
Olha, a partida foi muito chata. Os dois times tiveram muita dificuldade em concluir qualquer coisa, foi punt pra todo lado, turnover e umas jogadas meio estranhas. O Chiefs garantiu o resultado no segundo quarto e acabou ficando por isso mesmo. Cairo Santos acertou um FG de 40 jardas e errou um de 46. O ponto do Chargers na partida veio também de um field goal, mas de 30 jardas. Enquanto a franquia de San Diego é só decepção, o Kansas City segue em busca pela vaga nos playoffs pelo Wild Card.

Tennessee Titans 8@30 New York Jets
Após a importante vitória diante dos Giants, a confiança dos Jets parece ter aumentado e muito. No domingo, a equipe de New York atropelou o Tennessee Titans e continua na zona de classificação para os playoffs. Ryan Fitzpatrick segue em ótima fase, com três passes para touchdown e nenhuma interceptação. O retorno de Darrelle Revis parece ter feito bem para a defesa, que só permitiu um TD.

Buffalo Bills 20@23 Philadelphia Eagles
Na revanche de McCoy x Chip Kelly (em março, o RB trocou os Eagles pela equipe de Buffalo), quem se deu melhor foi o técnico de Philadelphia. Apesar disso, McCoy não teve uma partida ruim: correu 74 jardas em 20 tentativas e mostrou-se muito motivado. O equilíbrio, que já era esperado, visto que ambas as equipes possuem uma campanha muito irregular, foi à marca do jogo. Incentivadas pelo seu fanático torcedor, as Águias conseguiram uma vitória apertada no finalzinho. Mesmo não sendo brilhante, o ataque dos Eagles foi mais eficiente que os adversários e conseguiu posicionar seu kicker para um fácil FG da vitória, de 30 jardas. Com o bom resultado, os donos da casa ainda mantém vivo o sonho dos playoffs, enquanto os Bills se complicam ainda mais.

Detroit Lions 14@21 St. Louis Rams
O Lions ainda não se recuperou da dramática derrota para Green Bay na semana passada. Em uma partida fraca tecnicamente, Detroit não obteve nenhum destaque individual ou coletivo dos dois lados da bola. Talvez se possa citar a secundária que não deu ao QB adversário Case Keenum uma boa tarde, interceptando-o uma vez. Golden Tate recebeu dois TDs, mas apenas 60 jardas totais. Do lado de St Louis, a capacidade defensiva já é marca registrada da equipe, limitou o Lions a 14 pontos e marcou um TD após retorno do defensor Johnson na interceptação. O calouro RB Todd Gurley deu mais uma amostra do porque ele é o favorito a prêmio de novato do ano. O garoto está voando baixo, teve outra partida de mais de 100 jardas corridas e também correu para dois TDs. Infelizmente, a falta de um QB consistente e um grupo de recebedores confiáveis faz com que o Rams amargue uma campanha modesta de cinco vitórias e oito derrotas. O time possui um elenco com potencial para muito mais, mas a falta do bom ataque aéreo prejudica, nem mesmo a vinda do QB Nick Foles foi eficiente para o time.

New Orleans Saints 24@17 Tampa Bay Buccaneers
Jogando longe de casa, o New Orleans Saints conseguiu uma importantíssima vitória, no domingo. Além de conquistar a vitória, Drew Brees alcançou uma marca histórica: o quarterback chegou ao seu TD de número 421, passando o lendário Dan Marino e tornando-se o quarto na história da NFL, atrás apenas de Peyton Manning (539), Brett Favre (508) e Tom Brady (423).
Os Saints tiveram Drew Brees como destaque, além do WR Marques Colston, que conseguiu dois TDs e 36 jardas, chegando ao TD de número 71 da conexão Brees-Colston. Pelos Bucs, Jamies Winston terminou o jogo com um TD, 182 jardas e completou 18 de 32 passes. Ambas as equipes ainda sonham com os playoffs. A missão é mais complicada para a equipe de New Orleans, que possui uma vitória a menos.

Oakland Raiders 15@12 Denver Broncos
O Raiders vive. Mais uma vez surpreendendo todos, a franquia de Oakland venceu no clima hostil de Denver e ainda tem uma pequena chance de ir aos playoffs. A ótima virada quando o placar estava 12x0 foi depois de um segundo tempo muito mais organizado, o que ocorreu muito em função de Khalil Mack, que foi o destaque disparado da partida com seis tackles, cinco sacks e um fumble forçado. Os Broncos agora seguem buscando uma boa colocação na pós-temporada, já que é quase certo que conseguirão a classificação.

Dallas Cowboys 7@28 Green Bay Packers
O Green Bay conquistou outra uma vitória e foi mais fácil do que a semana passada. Contra o Cowboys, que não consegue fazer nada na temporada e sente uma falta absurda de Romo, o Packers funcionou tão bem em todos os setores que Aaron Rodgers não precisou fazer muito. O QB foi coadjuvante e ainda assim passou para dois TDs.

New England Patriots 27@6 Houston Texans
Após duas rodadas com resultados nada satisfatórios, o New England Patriots voltou a sentir o gostinho da vitória. Além da vitória, a franquia pode comemorar outras duas conquistas: a equipe de Foxboro sagrou-se campeã da AFC Leste pela 7ª temporada consecutiva e pela 23ª vez na história, e, com as derrotas de Broncos e Bengals, os Pats assumiram a liderança da Conferência Americana e agora voltam a depender apenas de si mesmos para conseguirem a folga na primeira rodada e o mando de campo nos playoffs.
Diferentemente do que aconteceu na semana anterior, contra os Eagles, o ataque dos Patriots fez uma partida segura, sem falhas. Com isso, a defesa dos Texans, que vinha de boas partidas, teve dificuldades para segurar Tom Brady e companhia. Muito se especulou durante a semana se Gronk jogaria. O TE não só jogou (ainda que com snaps limitados) como foi decisivo e segurou um dos dois passes para touchdown lançados por Brady.

New York Giants 31@24 Miami Dolphins
Segue a sequência de Monday Nights decididos por apenas uma posse de bola, o que evidencia a disputada temporada da NFL (que novidade!). Este MNF teve toques especiais, pois além de ser um jogo importantíssimo para o Giants, contou com uma bela aparência retrô da equipe de Miami em suas vestimentas e marcas no campo. Outro destaque foi o primeiro duelo entre os grandes amigos Odell Beckham e Jarvis Landry, que jogaram juntos em LSU e se enfrentaram pela primeira vez na NFL justo em um horário nobre. New York conseguiu a vitória e embolou de vez a NFC East, mas foi suado, com a liderança trocando de mãos diversas vezes. Pior para o Miami, que se despede de chance de playoffs e mais uma vez tem um logo trabalho pela frente na offseason, a gerência da franquia parece não acertar ano após ano.
Dentro de campo, o encontro deve ter inspirado os dois amigos, que mesmo em times diferentes somaram juntos a incrível marca de 18 recepções, 265 jardas e dois TDs. Odell Beckham mesmo em sua segunda temporada apenas coleciona recores e é imparável nas big plays. Eli Manning demonstrou porque ele possui dois anéis de campeão, atuando em alto nível lançando para 337 jardas e quatro TDs. O seu rating foi quase perfeito, de 151,5 (o máximo é 153,8). Pelo Dolphins, Lamar Miller correu bem, para 89 jardas e dois TDs e Tannehill teve uma atuação razoável, sem ser interceptado. A vitória dá muita moral para o Giants na busca dos playoffs e preocupa os adversários, que sabem muito bem do que essa equipe é capaz de fazer quando chega o mês de janeiro.


Por Mariana Sá (@imastargirl), José Neto e Janaína Wille (@jaanaw_).

Postar um comentário

0 Comentários