Faça Parte

Continuidade: a palavra-chave do Grêmio em 2016

Foto: Grêmio FBPA
Manutenção do elenco: esta é uma expressão que há tempos o torcedor gremista não estava familiarizado. Nas últimas temporadas, sempre houve um desmanche significativo do grupo no início do ano, o que obrigava a direção a ir ao mercado e, como tantas vezes se viu, gastar valores exorbitantes com atletas que não se adaptaram ao time.

Contudo, no ano de 2016, as diretrizes mudaram. O Grêmio se preocupou muito mais em manter os jogadores que deram certo em 2015 e estavam com o contrato terminando, do que trazer novos atletas. Exemplo disso foi à contração em definitivo de Maicon e Geromel, além do prolongamento do contrato de Marcelo Grohe até 2020. Desde o início, ficou claro que o Tricolor não faria nenhuma loucura, nem gastaria mais do que pode, muito menos entraria em leilão por nenhum jogador.

Dos jogadores que terminaram a temporada passada na titularidade, somente dois deixaram o clube: Erazo e Galhardo. Dois jogadores, inclusive, que nem eram considerados peças fundamentais e talvez aqueles cuja falta seja, de fato, menos sentida. Para suprir essas ausências, chegaram os zagueiros Kadu, ex Atlético Paranaense, e Fred, vindo do Goiás; na lateral direita, chegou Wallace, que estava no Chelsea.

As demais contrações que, possivelmente, virão também serão pontuais, visto que a direção segue rigorosamente um planejamento de contenção de gastos. Não se deve esperar muito mais que um meia e um atacante. Falando em ataque, é lá que se encontra a principal dúvida da equipe: quem será o companheiro de Luan? Pedro Rocha, Everton e Bobô terminaram o ano se revezando na posição. Enquanto um reforço não chega, tudo indica que Roger seguirá fazendo testes. No primeiro deles, o amistoso diante do Danúbio, o garoto Everton mostrou confiança e já está em vantagem sobre seus concorrentes.


Indubitavelmente, o torcedor gremista esperava a chegada de um jogador de peso. Daqueles de lotar o aeroporto. Que fizesse o sonho da Libertadores da América parecer mais real. O técnico Roger Machado, no entanto, mostra-se bastante satisfeito e otimista com o grupo que tem em mãos. "Para mim, o fato de poder da continuidade ao trabalho no início de uma temporada e a possibilidade de planejar tudo tendo em vista as competições que teremos é um ganho substancial na preparação para aquisição das capacidades que entendemos que possam nos ajudar neste ano. Em 2015 tivemos um ano bom, mas sabemos que a pressão por conquistas será imediata. E a chance de fazermos a pré-temporada em nosso CT, além do clube tendo feito um esforço grande para manter a base do grupo, nos dá uma vantagem competitiva diante de alguns adversários que perderam valores e terão que repor peças. Teremos muito trabalho e concentração para elevar nosso nível a outro patamar", disse Roger, recentemente, em entrevista coletiva.

Três competições já batem a porta do Tricolor: a Primeira Liga, que será disputada por uma espécie de “grupo de transição” e servirá de laboratório para Roger observar o elenco, inicia-se hoje (28/01) e o primeiro duelo é diante do Avaí. O Campeonato Gaúcho começa no domingo (31/01) e o adversário da estreia será o Brasil de Pelotas. O primeiro confronto pela Libertadores será dia 17 de fevereiro, diante do Toluca. O calendário será apertado, mas uma coisa é certa: não faltará emoção no 2016 gremista.

Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários