Faça Parte

Guia do Campeonato Carioca 2016

Fala, Torcida!

Conturbado, polêmico, dividido, apequenado. Palavras nas quais marcam o início do Campeonato Carioca 2016. Infelizmente o campeonato mais charmoso perdeu o charme. Federação sendo maior que os clubes. Times, de forma errada, tentando ajeitar os erros. Quem sofre? Obviamente, o torcedor amante do campeonato.
 
Por anos a minha maior alegria era a disputa do Carioca. Ver meu time enfrentando e ganhando dos rivais locais sempre rendiam bons assuntos no dia seguinte e a zuação garantida na semana inteira. Ir ao Maracanã lotado nos clássicos é de arrepiar.

Rubens Lopes, presidente da FERJ, e Eurico sempre andaram juntos. Flamengo e Fluminense do outro lado fazem o embate contra os mandatários. Não sabemos como será o campeonato nesse ano, muito menos nos próximos anos. A rivalidade deve esquentar já no dia 14 de fevereiro, quando jogarão Vasco e Flamengo, em São Januário, após longos anos de espera por partes do Cruzmaltino.


REGULAMENTO

Nesse ano, o regulamento mudou novamente. Dois grupos, sendo que Vasco e Botafogo, as cabeças de chaves, no grupo A e B, respectivamente, por terem feito a final do ano passado. No grupo A, além do Vasco, estão: Fluminense, Boavista, Resende, Macaé, Cabofriense, Portuguesa e Bangu. Estes jogarão apenas contra os times do Grupo B. Neste estão presentes: Flamengo, Botafogo, América, Bonsucesso, Friburguense, Madureira, Tigres e Volta Redonda.

Os quatros primeiros de cada grupo farão parte do Grupo C. Os quatros últimos de cada grupo farão o grupo D. Nessa fase, os clubes jogarão apenas contra os times do próprio grupo. O primeiro do C será o Campeão da Taça Guanabara e fará a semifinal contra o quarto colocado. Já o segundo enfrentará o terceiro. E daí sairá o Campeão Carioca. Os dois últimos do grupo D serão rebaixados.                                

A TAÇA



América Football Club
Fundação: 1904
Mascote: Brasinha
Estádio: Giulite Coutinho
Retrospecto: O time mais amado por todos cariocas – desculpa, Bangu – já conquistou sete vezes o Campeonato Estadual. Porém, os últimos anos tem sido terríveis ao Mecão.

Após voltar a elite, o América tem como principal objetivo manter-se na primeira divisão. O jogador argentino Sosa, atração do Mecão para o campeonato não poderá jogar a primeira partida em função da documentação. O América estreia contra a Cabofriense, no Correão, no sábado (30), às 19h30min.

Associação Atlética Portuguesa
Fundação: 1924
Mascote: Zebra
Estádio: Luso-brasileiro
Retrospecto: Vice-campeã da série B do Campeonato Carioca em 2015

Após o retorno para a elite Carioca, a Portuguesa da Ilha do Governador vem com tudo para o campeonato. Fez uma pré-temporada bem trabalhada pelo técnico Gaúcho e a equipe espera alcançar resultados positivos e principalmente se manter na elite do Cariocão. O desafio começa neste sábado (30), às 17h, contra o Tigres.

Associação Desportiva Cabofriense
Fundação: 1997
Mascote: Marlim-Azul
Estádio: Correão
Retrospecto: Tetracampeão da Série B do Carioca, nunca chegou a levantar a taça na elite. Em 2005 e 2007 chegou as semifinais da Taça Guanabara.

O time fez três jogos-testes, com um time amador (9x1), com o Friburguense, o qual perdeu (2x1) e outro com o Itaboraí (1x1), e mesmo com os resultados, o técnico fez críticas e acredita na melhora da equipe. A estreia do time acontece no sábado, às 19h30, contra o America.

Bangu Atlético Club
Fundação: 1904
Mascote: Castor
Estádio: Moça Bonita
Retrospecto: Bicampeão carioca (1933 e 1966), o Bangu sonha em reviver os dias de glórias, juntamente com seu maior rival, o América.

A equipe comandada por Sacramento fez sua pré-temporada em Vargem Pequena, durante doze dias. A volta do experiente Almir traz esperança ao Bangu em passar para a segunda fase do Carioca, o grupo C. O time estreia contra o Botafogo, em São Januário, no sábado (30), às 17h.

Boavista Sport Club
Fundação: 2004
Mascote: Hulk
Estádio: Elcyzão
Retrospecto: Em 2013 foi campeão do Torneio Extra e vice na Taça Rio, um ano depois ficou em 3º lugar na Copa Rio e sagrou-se campeão da Taça Rio.

Com novas contratações e jogadores emprestados, o time fez uma pré-temporada regular, nos jogos-testes contra o Macaé e Itaboraí empataram com 0x0. O treinador diz que está na busca pelo entrosamento da equipe, mas que os atletas se encontram num bom nível. O Boavista estreia no Campeonato Carioca jogando contra o Flamengo, neste sábado, às 19h30.

Bonsucesso Futebol Clube
Fundação: 1913
Mascote: Leão da Leopoldina
Estádio: Leônidas de Oliveira
Retrospecto: A melhor campanha foi em 1924, que chegou à final, mas foi derrotado pelo Vasco da Gama, por 1 a 0. Em 2015, a equipe terminou a competição em 12° lugar.

Mesmo com apenas treze atletas na equipe, entre eles se destaca Danilo Brazuca, recém-contratado, o técnico Mário Marques aposta na equipe e afirma que 2016 será melhor que 2015. A estreia no campeonato é neste domingo (31), contra o Resende, às 17h.

Botafogo de Futebol e Regatas
Fundação: 1904
Mascote: Manequinho
Estádio: Engenhão (Nilton Santos)
Retrospecto: Vice-campeão em 2015, o Botafogo já levantou o caneco em outras 20 oportunidades.

De novo na Série A do Brasileiro, o Alvinegro é considerado o elenco mais fraco dos quatros grandes do rio. Entretanto, o clube de General Severiano pode surpreender, assim como em 2015, quando chegou até a final. O Botafogo encara o Bangu, no Sábado, em São Januário, às 17h.

Club de Regatas Vasco da Gama
Fundação: 1989
Mascote: Almirante
Estádio: São Januário
Retrospecto: A equipe que começou no futebol em 1916, já conquistou 23 vezes o Campeonato Carioca. O time é o atual campeão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

O Vasco vê no Carioca a chance de reconquistar a confiança dos torcedores e afastar de vez as adversidades. Pré-temporada e planejamento: Um total de 15 jogadores saíram do clube, a maioria por fim de contrato. Apenas dois reforços foram contratados para a temporada, Pikachu e Marcelo Mattos, mas os jogadores que permaneceram garantem que essa tática ajuda no entrosamento e na comunicação da equipe. A base do time é a mesma e segundo o técnico Jorginho, os novos jogadores sabem que no time já existe uma estrutura formada. Além dos reforços vindos de fora, o Cruzmaltino conta com nove jogadores da base que agora estão definitivamente na equipe profissional. O Vasco estreia no Carioca no domingo, às 17h, em São Januário, contra o Madureira.

Clube de Regatas do Flamengo
Fundação: 1895
Mascote: Urubu
Estádio: Gávea/Maracanã
Retrospecto: No Carioca de 2015, a equipe deixou a competição na semifinal, perdendo para o Vasco da Gama. O time tem 33 títulos estaduais.

Considerado, por muitos, o melhor elenco do Rio de Janeiro, o Flamengo acredita no trabalho do Muricy e no ataque com Guerrero e Sheik. É um dos favoritos ao título, mesmo perante todas as confusões com a federação. O Rubro-Negro estreia contra o Boavista, em Edson Passos, no sábado, às 19h30min.

Esporte Clube Tigres Do Brasil
Fundação: 2004
Mascote: Tigre
Estádio: Los Larios
Retrospecto: O caçula do Carioca nunca ganhou o campeonato. Na Copa Rio já conquistou duas vezes a taça, em 2005 e 2009.

A equipe da Baixada Fluminense anunciou parceria com o Corinthians, em 2015. Destaque da Copinha, o atacante Gabriel Vasconcelos irá atuar pelo Tigres, no Carioca. A equipe comandada pelo ídolo do Flu, Marcão, quer manter-se na elite. O Tigres do Brasil estreia no Carioca enfrentando a Portuguesa, fora de casa, no Estádio Luso Brasileiro, no sábado (31), às 17h.

Fluminense Football Club
Fundação: 1902
Mascote: Guerreiro
Estádio: Laranjeiras/Maracanã
Retrospecto: No Campeonato Carioca de 2015, o Tricolor perdeu para o Botafogo nas semifinais. O time tem 31 títulos neste campeonato.

A pré-temporada na Flórida não foi muito animadora, mas a equipe pretende se ajustar. Mesmo disputando a Primeira Liga, o vice-presidente de futebol, Mário Bittencourt, afirma que irão jogar pelo título. Entre as contratações, a que se destaca é Diego Souza, que vem para reforçar o meio campo. A primeira partida neste Cariocão é contra o Volta Redonda, neste domingo (31), às 19h30.

Friburguense Atlético Clube
Fundação: 1980
Mascote: Vovô Chapão
Estádio: Guinle
Retrospecto: Ao todo já foram 13 Estaduais disputados, ficando na 4ª colocação em 1999 e em 2002. Em 2004 chegou até a semifinal da Taça Rio, onde foi eliminado pelo Vasco. A boa performance em 2004 deu ao time a inédita chance da classificação para a Copa do Brasil de 2005.

Conhecido por revelar promessas para o futebol profissional, o Friburguense trará quatro jogadores da base, os quais vieram da impressionante campanha da equipe no Torneio Otávio Pinto Guimarães do último ano. Além deles, outros reforços chegaram para a equipe (Jefinho, Bernardo Ribeiro, Gleison, Emerson Carioca, Ronaldo e Caio). Os três amistosos feitos pelo time, dos quais venceu dois (Cabofriense e America) e empatou um (Itaboraí), deram ao Friburguense confiança e equilíbrio para o Estadual. O primeiro jogo do Carioca será contra o Macaé, no sábado (30/01), às 19h30.

Macaé Esporte Futebol Clube
Fundação: 1990
Estádio: Moacyrzão
Mascote: Leão
Retrospecto: Campeão Brasileiro da Série C, o Macaé teve sua melhor campanha no Carioca, em 2009, na quinta colocação.

Macaé iniciará a temporada com jogadores novos, quinze reforços já foram anunciados. A pré-temporada mostrou uma melhora no rendimento da equipe, o Macaé encerrou os jogos-treinos sem nenhum gol sofrido e com três vitórias, Itapemirim (1 a 0), o Nacional de Muriaé (2 a 0) e o Volta Redonda (1 a 0) e um empate com o Boa Vista (0 a 0). A estreia do Macaé no Campeonato Carioca será contra o Friburguense, no próximo sábado, às 19h30, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.

Madureira Esporte Clube
Fundação: 1914
Mascote: Zé Carioca
Estádio: Conselheiro Galvão
Retrospecto: Vice-Campeão em 1936 e 2006, o Madureira surpreende os grandes em alguns jogos.

Contando com dois meias experientes (Leandro Chaves e Jeferson) e com o técnico Alfredo Sampaio, o Tricolor Suburbano aposta chegar nas semifinais, como disse o meia Leandro. O Madureira enfrenta o Vasco, em São Januário, no Domingo (31), às 17hs.

Resende Futebol Clube
Fundação: 1909
Mascote: Lobo-Guará
Estádio: Estádio do Trabalhador
Retrospecto: Atual bicampeão da Copa Rio, o Resende nunca ganhou o Cariocão.

Com três empates nos jogos-treinos diante de times paulistas, o Resende acredita chegar até a segunda fase do Carioca. O Gigante do Vale vai jogar a primeira rodada no dia 31, domingo, contra o Bonsucesso, às 17h, no Estádio Luso Brasileiro.

Volta Redonda
Fundação: 1976
Mascote: Jaguatirica
Estádio: Raulino de Oliveira
Retrospecto: Em 2015 o time terminou a competição em 7º lugar. Tetracampeão da Copa Rio, o Volta Redonda ainda não conseguiu o título carioca.

O Voltaço conta com o experiente atacante Lopes Tigrão para a disputa do campeonato Carioca. No jogo-treino, ele marcou um gol, na vitória por 3 a 1. O Volta Redonda estreia no Campeonato Carioca no domingo (31) no Estádio Raulino de Oliveira, na Cidade do Aço, contra o Fluminense, às 19h30min.

O ATUAL CAMPEÃO CARIOCA
Texto feito por Matheus Freitas, Ana Clara Beatriz Pessôa


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns excelente matéria! Texto claro e bem explicativo. Para os fãs de futebol diria que vcs arrasam!

    ResponderExcluir