Faça Parte

Guia do Campeonato Goiano 2016

O melhor estadual do Centro-Oeste está próximo de começar e com ânimos renovados e novas expectativas, os clubes goianos irão com tudo para brigar pelo título no que promete ser um campeonato mais emocionante para esse ano, algo que não aconteceu durante as últimas edições. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a bola vai rolar nos gramados de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Goianésia, Itumbiara, Trindade e Catalão.

As taças de campeão e vice campeão do Campeonato Goiano.
Foto: Globo Esporte.
História 


Antes de fazer um guia sobre um campeonato, nada melhor do que conhecer um pouco dele, não é mesmo? Pois tudo começou em 1944, um ano após a fundação de Goiás e Vila Nova, clubes que surgiriam para fazer crescer o nome do futebol no estado e disputar também com os dois grandes clubes daquela época: Atlético e Goiânia.

Na primeira competição, disputaram cinco equipes: Goiás, Goiânia, Atlético, Vila Nova e o Campinas, clube que foi fundado em 1939 e foi extinto. Naquele ano, os campineiros jogaram com os reservas do time do Atlético. Com o primeiro artilheiro do campeonato, Ari, marcando oito gols, o Dragão foi o primeiro campeão goiano, um título que foi muito festejado na época.

Equipe do Atlético que conquistou o primeiro título.
Foto: Wikipédia.
Nas décadas de 40 e 50, o futebol goiano era dominado por Atlético e Goiânia, tanto que, depois da décima edição do Goianão, o clube rubro-negro já estava com três títulos e o Galo estava com sete. A hegemonia das duas equipes era enorme e, com isso, as outras equipes nem conseguiam conquistar seu espaço.

A Era amadora do campeonato só acabou após 18 edições e, nisso tudo, o único time que conseguiu conquistar um título na época além de Goiânia e Atlético foi o Vila Nova em 1961. Após a profissionalização em 62, foi se acabando os destaques do Goiânia e do Atlético, e assim, mais clubes goianos foram conseguindo conquistar o campeonato.

Em 1970, após a 27ª edição do torneio, outros clubes goianos já haviam conquistado seus troféus. Entre eles, o Anápolis, o Crac e o Goiás, que ganhou seu primeiro título em cima de seu maior rival em 66.

Goiás conquistou seu primeiro título goiano em 1966.
Foto: Wikipédia.
O Goiânia Esporte Clube foi perdendo espaço no cenário goiano, que passou a ser dominado por Vila Nova, Atlético e Goiás. O clube colorado, inclusive, fez história no início dos anos 80, quando conseguiu ser tetracampeão goiano. Em 88, o Atlético conseguiu ser campeão, mas, depois disso, não conseguiu ter mais destaque no torneio goiano.


Equipe do Vila Nova que conquistou o tetracampeonato goiano em 1980.
Foto: Pôster de Times Campeões.
Nos anos 90, coisas interessantes aconteceram no futebol goiano e umas delas foi a conquista do Goiatuba em 92, ao vencer um jogo contra o Vila Nova no Serra Dourada, afinal, caso os colorados vencessem aquela partida, o Goiás ficaria com o título. Em 96 até 2000, o Goiás se tornou o maior campeão goiano da história e conquistou o pentacampeonato. Foi uma conquista histórica para o clube esmeraldino.

Em 2004, o Crac de Catalão conseguiu vencer o Vila Nova na final e se consagrou o único bicampeão goiano do interior. Em 2008, foi a vez de outro clube do interior fazer história e o Itumbiara acabou desbancando o Goiás na decisão em pleno Serra Dourada. O último título ficou com o Verdão Esmeraldino batendo a Aparecidense na final.

Goiás é o atual campeão goiano.
Foto: Globo Esporte.
Os campeões goianos:

1- Goiás - 25 títulos
2- Vila Nova - 15 títulos
3- Goiânia - 14 títulos
4- Atlético - 13 títulos
5- Crac - 2 títulos
6- Anápolis, Goiatuba e Itumbiara - 1 título

O Goianão 2016

O Campeonato Goiano desse ano será divido em dois grupos de cinco times cada, com três turnos. Os times do Grupo A e B se enfrentam no primeiro e no segundo turno com ida e volta; e no terceiro turno, as equipes do mesmo grupo se enfrentam com apenas jogo de ida. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo e outros dois que tiverem a maior pontuação para as semifinais, rebaixam os dois piores em pontuação. A mudança é que não teremos mais a vantagem do empate que pertencia ao melhor colocado e a disputa de pênaltis voltou ao regulamento. 

Os grupos e os times do Goianão 2016

Grupo A: Anápolis, Crac, Goiás, Itumbiara e Trindade

Anápolis Futebol Clube
Cidade: Anápolis (GO)
Estádio: Jonas Duarte
Apelido: Galo da Comarca
O Anápolis conseguiu o acesso novamente para a primeira divisão do Campeonato Goiano já no ano passado, juntamente ao Vila Nova, e acabou ficando com o vice-campeonato. Para essa temporada, o Galo não quer fazer feio e pretende permanecer de qualquer forma na elite. O Tricolor da Boa Vista contratou bons nomes para a disputa do estadual como o volante Toró (ex-Flamengo) e o meia Lenílson (ex-São Paulo). O treinador será Ramon Menezes, ex-jogador de futebol do Vasco.

Além desses, o Anápolis contará com o atacante Jonathan Reis, o zagueiro Yago, os meias Rafael Furlan e Lucas Mineiro, o lateral-direito Marcelo, entrou outros. Conquistar uma vaga para a Série D parece um sonho um pouco distante, mas a equipe tem motivos para sonhar.

Objetivo: Permanência.

Clube Recreativo Atlético Catalano
Cidade: Catalão (GO)
Estádio: Genervino da Fonseca
Apelido: Leão do Sul
O Crac de Catalão, uma das principais equipes do interior goiano, tenta esquecer a campanha não muito agradável na última temporada e quer dar trabalho novamente. O Leão do Sul apostará nos novos contratados para essa temporada, entre eles estão o zagueiro João Paulo (ex-Vila e Goiás), o volante Dê (ex-Sampaio Corrêa) e o atacante Dimba (ex-Vila Nova). O treinador será Júlio Sérgio Bertagnoli, ex-goleiro e bastante conhecido pelas suas atuações no Santos e na Roma, da Itália.

Outros jogadores como o zagueiro Ronaldo Trevisan, o lateral Bruno Limão, o volante Kasado, entre outros atletas, também vestirão a camisa do time de Catalão nessa temporada. Uma classificação para a Série D também é um dos objetivos do Crac.

Objetivo: Classificação para as semifinais.

Goiás Esporte Clube
Cidade: Goiânia (GO)
Estádio: Hailé Pinheiro e Serra Dourada
Apelido: Verdão Esmeraldino
O Goiás teve um ano desastroso na temporada passada, mas mesmo assim conseguiu conquistar o título no ano passado em cima da Aparecidense e, consequentemente, irá mais forte esse ano na briga pela taça. O clube está fazendo grandes contratações, entre elas destacam-se o meia Daniel Carvalho (ex-Botafogo), o volante Wendel (ex-Sport) e o atacante Rafhael Lucas (ex-Coritiba). O treinador será Enderson Moreira, que já ganhou dois títulos goianos com o clube (2012 e 2013).

Outros jogadores que também irão vestir a camisa esmeraldina são: o meia Wagner, os laterais Sueliton e Juninho, os zagueiros Wesley Matos e Anderson Salles e o volante Ramires. Além do Goiano, um clube terá um grande foco na Série B e na Copa do Brasil.

Objetivo: Título.

Itumbiara Esporte Clube
Cidade: Itumbiara (GO).
Estádio: Estádio Juscelino Kubitschek (JK)
Apelido: Tricolor do Vale
O Itumbiara fez uma boa campanha na última temporada jogando o estadual e, apesar de acabar ficando de fora das semifinais do Goiano, tenta conseguir isso dessa vez. Os destaques nas contratações do Tricolor foram o zagueiro Leandro Amaro (ex-Palmeiras), os volantes Felipe Hereda (ex-ABC) e o famoso Léo Gago (ex-Palmeiras e Grêmio). O comandante do Itumbiara será Zé Humberto, técnico bastante conhecido pelo futebol goiano.

Outras grandes peças trazidas pelo clube foram os retornos do zagueiro Gladstone, do goleiro Rodrigo Calaça e também o jovem atacante Lucas Rangel, que já passou pelo Corinthians. O atacante Obina também está sendo negociado.

Objetivo: Classificação para as semifinais.

Trindade Atlético Clube
Cidade: Trindade (GO)
Estádio: Abraão Manoel da Costa
Apelido: Tacão
O Trindade fez ótima campanha na última edição do estadual, conseguindo classificar para as semifinais da competição. Uma das apostas do Tacão para essa temporada é o atacante Régis, que já vestiu a camisa da Anapolina. Além dele, o meia Adriano Narcizo, os volantes Bruno Sabino e Fábio Leite e o lateral Maycon irão reforçar a equipe. O comandante do Trindade será Edson Júnior, que já teve passagens por clubes goianos.

Mesmo com um novo time, existem muitas dúvidas de que o Tacão possa repetir o mesmo feito da edição passada, porém, o clube quer usar o 'fator casa', já que sempre deu trabalho jogando em seu estádio.

Objetivo: Classificação para as semifinais.

Grupo B: Anapolina, Aparecidense, Atlético, Goianésia e Vila Nova

Associação Atlética Anapolina
Cidade: Anápolis (GO)
Estádio: Jonas Duarte
Apelido: Xata ou Rubra
A Rubra vem empolgada para a temporada de 2016, já que começou o ano investindo em seu patrimônio: o torcedor. A Xata deu início a seu plano de sócio torcedor para angariar fundos e voltar a disputar competições nacionais como seus rivais da capital. Entre suas contratações, destaca-se o atacante Claudecir, artilheiro da pré-temporada.

Com vários reforços, a Anapolina promete dar trabalhar e honrar seu apelido de Xata, já que praticamente um time inteiro chegou e já vem treinando desde o fim de dezembro. O treinador será Jorge Saran, que já comandou o Goianésia.

Objetivo: Classificação para as semifinais.

Associação Atlética Aparecidense
Cidade: Aparecida de Goiânia (GO)
Estádio: Aníbal Batista Toledo
Apelido: Camaleão
A Aparecidense quer repetir a mesma campanha brilhante da última temporada, quando conquistou o vice-campeonato, perdendo para o Goiás na final. O Camaleão busca surpreender os grandes do futebol brasileiro nas quatro competições que disputa esse ano, já que jogará, simultaneamente com o Goianão 2016, a Copa Verde, junto ao Vila Nova, e a Copa do Brasil, onde, de cara, já enfrenta o Sport Recife. 

O clube contratou novos jogadores para essa edição do Goianão, como os meias Da Matta (ex-Goianésia) e Washington (ex-Atlético), e também o goleiro Bussato (ex-Grêmio). O lateral Clayton Sales é outro que retornou à equipe da Aparecidense emprestado pelo Goiás. O treinador será novamente o conhecido Márcio Goiano.

Objetivo: Título.

Atlético Clube Goianiense
Cidade: Goiânia (GO)
Estádio: Antônio Accioly e Serra Dourada
Apelido: Dragão Campineiro
O Dragão Campineiro vem para o Campeonato Goiano empolgado com um belo trabalho feito pela diretoria, tanto dentro como fora de campo, e a contratação de Wagner Lopes em dezembro era um presságio que os bons tempos viriam. Além de um time forte, o Atlético estará jogando em casa durante o ano, o que não acontece desde 2011.

O clube rubro-negro conseguiu manter peças importantes como o atacante Júnior Viçosa, o meia Pedro Bambu e o goleiro Márcio. Além desses, boas contratações vieram e prometem dar trabalho para seus adversários, como o meia William Schuster (ex-Grêmio), os laterais Ednei (ex-ABC) e Romário (ex-Avaí), além do volante Gilson Alves (ex-Paysandu) e o meia Magno Cruz (ex-Vasco).

Objetivo: Título.

Goianésia Esporte Clube
Cidade: Goianésia (GO).
Estádio: Valdeir José de Oliveira
Apelido: Azulão do Vale
Apesar do Azulão do Vale ter feito um alto investimento, já que se desfez de jogadores de boas campanhas anteriores e montou um time quase completamente novo para o Goianão, o Goianésia ainda não tem um elenco completamente pronto para a estreia. A equipe fez boa campanha na última edição, mais uma vez chegando nas semifinais, só que, dessa vez, querem conseguir avançar para a decisão.

O técnico será o ex-jogador do próprio Goianésia, Romerito, que também teve passagens vitoriosas como atleta no Goiás e no Sport Recife. O clube contará mais uma vez com o atacante Nonato, o "gordinho artilheiro", e também com algumas contratações como o meia Paulo (ex-Goiás).

Objetivo: Título.

Vila Nova Futebol Clube
Cidade: Goiânia (GO)
Estádio: Onésio Brasileiro Alvarenga e Serra Dourada
Apelido: Tigrão
De volta à primeira divisão do Goianão, o Vila Nova vêm empolgado para essa temporada após a conquista do título brasileiro da Série C. O Vila é o atual campeão da divisão de acesso do estadual e manteve a base vencedora do ano passado, com destaques para Robston e Frontini.

O Vila também trouxe boas contratações para a disputa do estadual, como o zagueiro Victor Bolt (ex-Portuguesa), o retorno do meia Vitor Rossini, e o atacante Wendell Lira, vencedor do prêmio Puskas da FIFA, sendo a maior aposta do time colorado. O treinador Márcio Fernandes, que conquistou os títulos com Tigrão na temporada passada, foi mantido no cargo.

Objetivo: Título.

Guia feito por Wagner Oliveira e Wendel Azeredo.

Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Wendel Azeredo || @AtletiCorneta
Linha de Fundo || @linhadefuundo

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabens wag e wendel. A dupla sertaneja WW. Texto mt bem feito e resumido

    ResponderExcluir
  2. Goiano é foda.. Até pra publicar texto monta uma dupla kkkkkk. Vai GOIÁS (G) !

    ResponderExcluir