Faça Parte

Retrospectiva AFC – Parte I


NORTH:

Cincinnati Bengals (12-4)
O Bengals conseguiu uma temporada muito boa e se destacou bastante na divisão. A franquia quase conseguiu a bye-week, mas a combinação de resultados acabou não ocorrendo. Ainda assim, os torcedores de Cincinnati podem ficar orgulhosos, já que a equipe foi uma das melhores da Liga nesse ano e promete chegar forte na rodada de wild card.
Com foco total nos playoffs, o Bengals terá uma pedreira pela frente, já que enfrenta o Steelers, grande rival de divisão e que tem saído com vitórias da casa do adversário, onde será disputado o duelo. Para conquistar a classificação, Andy Dalton e companhia precisarão encontrar a força e capacidade que os deixou em primeiro na AFC North.

Pittsburgh Steelers (10-6)
O Steelers entrou na semana 17 sem saber seu futuro. Entretanto, a vitória sobre o Browns e a patética derrota do Jets para o Bills acabou levando a franquia de Pittsburgh aos playoffs. Novamente, o time da Pensilvânia terá pela frente um rival de divisão e precisará tomar cuidado para evitar que a eliminação precoce do ano passado se repita.
Para seguir na disputa, é necessário que a equipe de Big Ben tenha cuidado, já que não é a toa que o time quase acabou eliminado. Além disso, Pittsburgh pode lembrar que tem tido bons jogos na casa do adversário, mas deve ter cuidado para que isso não se torne um problema por excesso de confiança.
Tirando o Baltimore Ravens, para quem perdeu duas vezes, o Steelers só sofreu derrotas para times que estão nos playoffs. O aproveitamento fora de casa é de apenas 50%, o que também precisa ser levado em conta para a próxima partida.

Baltimore Ravens (5-11)
O Ravens acabou tendo uma temporada muito abaixo do esperado. Com o excesso de lesões e apostas erradas, os corvos terminam sendo a grande decepção da divisão. Joe Flacco, novamente, não conseguiu ser o quarterback que a equipe precisava para alcançar seus objetivos, o que se agravou quando ele se lesionou na Week 11. Além disso, a franquia constantemente acabava perdendo jogos nos minutos finais, quando não conseguia segurar o placar e permitia a virada.
Uma das grandes preocupações dos torcedores se deve à falta de reação da equipe quando as coisas começavam a ir para o caminho errado, ainda que estivessem na frente do placar. Isso, provavelmente, foi causado graças ao número de jogadores fora, o que diminuía as opções disponíveis. Com isso, o Baltimore deve aproveitar a offseason para ir atrás das posições mais deficientes e para recuperar o time que era conhecido, principalmente, por uma das melhores defesas da Liga.

Cleveland Browns (3-13)
Sem conseguir superar os frustrantes problemas e batendo recordes negativos, o Browns acabou sendo o segundo pior time da Liga na temporada regular, o primeiro sem chances de playoffs e não chegou perto dos rivais de divisão. As vitórias contra Titans, Ravens e 49ers não adiantaram, e a luta por objetivos maiores ficou para o ano que vem. A grande dificuldade da franquia segue sendo encontrar o quarterback ideal, já que há anos Cleveland não consegue ter alguém regular na posição. Os problemas extracampo de Johnny Manziel o tiraram da posição, mas o fraco desempenho dos reservas o colocou novamente no posto – entretanto, ele acabou lesionado e Austin Davis voltou a ser utilizado.
Agora a franquia vai atrás de melhorias na offseason, buscando, principalmente, uma forma de melhorar suas opções no ataque e, provavelmente, um novo QB. Com a terrível classificação geral, o Browns terá a vantagem de selecionar cedo no Draft, o que pode ser um ponto positivo se a escolha for bem feita. Além disso, é preciso rever a estratégia técnica, já que alguns coordenadores foram demitidos durante o ano, incluindo o general manager Ray Farmer.


WEST:

Denver Broncos (12-4)
A franquia de Peyton Manning pode ter tido alguns tropeços bobos depois de perder a invencibilidade na Week 9, mas o Broncos acabou se acertando, ainda que com problemas, com o “maravilhoso” QB Brock Osweiler, e chegou aos playoffs como campeão da divisão e o melhor time da AFC, ultrapassando o New England Patriots.
Nos playoffs, Denver precisa definir qual quarterback irá utilizar, já que Manning acabou entrando contra o Chargers para salvar o time, mas é certo que ele ainda não está 100% recuperado. A grande dificuldade da franquia será encontrar novamente aquele time que começou o ano destruidor, venceu partidas difíceis e bateu inclusive o, até então invicto, Patriots.

Kansas City Chiefs (11-5)
Que ano espetacular do Chiefs. A franquia conseguiu superar diversos problemas destacados na última temporada, que acabaram deixando-a fora dos playoffs, e alcançou seu objetivo principal dessa vez. Mesmo a sequencia de cinco derrotas depois da vitória na Week 1 não desanimou, e isso refletiu na grande mudança de postura a partir da sexta semana.
Alex Smith voltou a poder contar com seus WRs, coisa que ele não conseguiu fazer em momento algum na temporada passada. Porém, o destaque e queridinho do ano não foi o QB. Colocando a bandeira verde e amarela nos playoffs pela primeira vez na história, o kicker Cairo Santos fez uma temporada incrível, salvou Kansas City algumas vezes, teve ótimos números e um grande aproveitamento (mais de 80%) nos chutes.
Nos playoffs, o Chiefs terá o Houston Texans pela frente. Será um duelo difícil, mas que já foi vencido na Week 1. A franquia de Kansas City certamente tem capacidade para passar por esse desafio e, quem sabe, avançar até os duelos mais complicados.

Oakland Raiders (7-9)
Surpreendendo muita gente, o Raiders até assustou seus rivais de divisão mostrando que não desistiria da luta pela vaga tão fácil. Infelizmente para os torcedores fanáticos, a franquia ainda precisa de algumas mudanças para lutar por playoffs, mas já mostra claros sinais que pretende voltar a se classificar em breve. As grandes vitórias – sendo três em casa – contra Ravens, Browns, Chargers (duas vezes), Jets, Titans e Broncos mostraram que a equipe de Oakland não é mais tão fraca.
Na offseason, a cabeça do Raiders estará mais fora de campo, já que ainda existe a possibilidade do time se mudar para Los Angeles e deixar o Coliseu em Oakland, que teve uma possível despedida espetacular contra o San Diego Chargers. Apesar disso, a franquia pode se movimentar, principalmente no Draft para formar um elenco que talvez não chame muita atenção pelos nomes, mas seja cada vez mais eficiente e coloque a franquia nos holofotes da Liga novamente.

San Diego Chargers (4-12)
Outro time que também pode mudar de casa é o Chargers, mas sua torcida não se despediu tão feliz quanto gostaria. A péssima campanha na temporada regular é o reflexo de um ano que nada deu certo e as peças principais não conseguiram ser o que o time precisava. Nem em seu estádio, onde venceu três jogos, conseguiu ser exatamente eficiente, já que derrotas em outras cinco partidas fizeram a relação entre equipe e torcida ficar abalada.
Na offseason, os “Super Chargers” ainda precisam saber se seguirão em San Diego, mas o foco deve ser em como evitar que uma campanha ruim como essa volte a acontecer. Para isso, é preciso aproveitar bem a escolha no Draft, fazer movimentações inteligentes e, principalmente, entender a melhor forma de fazer o QB Philip Rivers ajudar a franquia.


PLAYOFFS:

Bye-week:
Denver Broncos (seed #1) e New England Patriots (seed #2).

Wild card:
Sábado, dia 09-01:
Houston Texans (seed #4) x Kansas City Chiefs (seed #5), 19h35min.
Cincinnati Bengals (seed #3) x Pittsburgh Steelers (seed #6), 23h15min.

Divisional:
Sábado, 16-01:
A definir (time de maior seed do wild card) x New England Patriots, 19h35
Domingo, 17-01:
A definir (time de menor seed do wild card) x Denver Broncos, 19h40

Finais de conferência:
Domingo, 24-01:
AFC: 18h05

Mariana Sá || @imastargirl 

Postar um comentário

0 Comentários