Faça Parte

A vitalidade é a chave para o sucesso


A chave para o sucesso no futebol é uma coisa que poucos tem. Sorte nem tanto, agora eficiência, trabalho e paciência é algo que apenas um time no mundo tem: o Barcelona. Se você assistir o VT do último jogo contra o Arsenal (23), enxergará a veracidade destas palavras. Não existe adversário imbatível, existe adversário que está melhor preparado fisicamente e psicologicamente.

O Barcelona de Luís Henrique vem se reinventando a cada ano que passa, com jogadas espetaculares do MSN e um craque pouco notado, mas com uma inteligência para enxergar o jogo impressionante. Sergio Busquets a cada ano cresce e, se antes com função de apenas marcar, hoje se tornou um dos pilares do meio campo junto a Rakitic.

Luis Enrique vai de pouco em pouco marcando o seu nome na história como treinador do Barcelona. Após conquistar a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões em seu primeiro ano à frente do clube, ele mantém a grande fase na atual temporada. Prova disso foram os feitos atingidos, como bater as 28 partidas de Guardiola sem perder, já que agora são 34 jogos, igualando o Real Madrid de Leo Beenhakker.

Comparação entre os 100 jogos.


Até mesmo o contexto impressiona pela semelhança. Hoje, o time é líder do Campeonato Espanhol, está classificado para as oitavas de final e disputa a final da Copa do Rei, situação idêntica à vivida pela equipe de Guardiola cinco anos atrás. Com nove vitórias a mais do que Guardiola, Luís Henrique tem números mais expressivos do que o espanhol.

O Barcelona parece imparável. Ter Stegen e Bravo são excelentes goleiros, Dani Alves e Jordi Alba estão bem nas laterais, assim como Piqué e Mascherano na zaga. Já no meio-campo e ataque, o time vive fase sensacional. Busquets segue sendo vital na meia-cancha com boa marcação, excelentes passes e fazendo a transição defesa-ataque com perfeição e boa técnica. Rakitic continua sendo importantíssimo e Iniesta genial, fora excelentes opções como Arda Turan, Sergi Roberto e Rafinha, que volta de lesão. E no ataque, o MSN é demolidor.

A qualidade coletiva é enorme e a individual é extraordinária, assim como a técnica e a tática. O Barcelona parece imparável e é favorito a conquistar novamente todos os títulos da temporada. Luis Enrique também faz um grande trabalho. O treinador melhorou a defesa catalã, deixou o meio-campo excelente e mais coeso, com a equipe sabendo variar o estilo de jogo entre posse de bola, troca de posições e passes, e contra-ataques rápidos com jogo mais vertical. São cinco títulos e um trabalho fenomenal. A enorme qualidade técnica, a fase espetacular e o show no ataque. O melhor time do planeta na atualidade caminha para conquistar, mais uma vez, todos os troféus da temporada.


@_guigoluis - #ViscaElBarça