Faça Parte

Cam Newton: de novato promissor à destaque do Panthers


Quando tinha nove anos, Cam Newton viu Peyton Manning ser draftado pelo Indianapolis Colts e dar seus primeiros passos em direção a uma carreira que seria extremamente completa. Agora, dezessete anos depois, o camisa um do Carolina Panthers enfrenta aquele que, como ele, lutou pela merecida vaga no Super Bowl 50.

Newton sabia que o Panthers contava e muito com ele quando foi selecionado como primeira escolha geral do Draft de 2011. Apesar das diversas conquistas no College – ganhou o Heisman Trophy por ser o que mais se destacou no campeonato universitário e foi campeão nacional – o garoto sempre soube que precisava ser mais do que isso.

Assim como todo destaque do College, Cam Newton tinha ciência que, ao mesmo tempo em que podia ser o próximo Peyton Manning, também existiam inúmeras variáveis. Ser destaque na universidade ou no Combine nunca foi garantia de uma carreira de sucesso – como mostra Tom Brady, escolha 199 do Patriots.

Já em seu primeiro ano, o QB novato do Carolina Panthers quebrou diversos recordes, incluindo o de Peyton Manning de mais jardas lançadas no jogo de estreia, e ficou indiscutivelmente com a titularidade da posição. Em 2011, o Panthers saia de uma campanha de 2-14 na temporada anterior para uma de 6-10. Newton ainda foi eleito o melhor rookie e foi indicado ao Pro Bowl.


Nos anos seguintes, o QB foi se estabilizando na posição e começou a levar Carolina para outro patamar. Com a evolução no elenco, vieram mais vitórias, um time melhor e campanhas bem diferentes. Newton continuou quebrando recordes, crescendo e se destacando.

Até que chegamos em 2015. Depois de duas eliminações nos playoffs, o Panthers já havia mostrado que queria mais. Antes do início da temporada, muitos apostavam nos times de sempre, mas alguns já sabiam que não podiam deixar de lembrar-se da evolução da franquia. Desta forma, Carolina foi, semana após semana, derrotando cada adversário, destruindo cada obstáculo e, perdendo apenas para o Atlanta Falcons na semana 16, chegou aos playoffs como grande potência.


Cam Newton chega ao Super Bowl como grande favorito ao MVP da temporada. Sendo a grande liderança e base do Carolina Panthers, o QB lança bem, pensa rápido e, quando não tem recebedores disponíveis, corre sem medo para avançar jardas e até marcar touchdowns. Se dependesse apenas de seus números, Cam já poderia levar o troféu para casa: ele teve 636 jardas em 132 tentativas e marcou dez TDs corridos. Além disso, as estatísticas são excelentes e o desempenho é quase perfeito sempre.

É claro que é impossível dizer quem vencerá o duelo. De um lado, um Denver Broncos mais motivado do que nunca e um Manning que quer encerrar sua carreira da melhor forma possível. Porém, do outro há uma equipe que joga junto, que faz um estrago defensivo e ofensivo e que, acima de tudo, tem um talentoso QB para guiá-la.

Mariana Sá | @imastargirl 

Postar um comentário

1 Comentários