Faça Parte

Como dar jeito no Fluminense?

O jogo contra o Flamengo tinha tudo para coroar um dia muito bacana para a torcida do Fluminense. Por morar em Brasília, pude ir ao evento que o clube organizou na primeira, e por enquanto única, loja oficial do Flu fora do Rio. Fora a confraternização entre os torcedores, ainda estiveram presentes o presidente Peter Siemsen, Pedro Antônio (o responsável pela construção do nosso CT) e Paulo Victor, goleiro campeão em 1984. Todos foram muito solícitos a conversas e responderam as perguntas de todos. Houve também a venda dos três últimos livros oficiais lançados pelo clube além de, é claro, a possibilidade de se associar. Excelente festa.

Fui para o estádio animado achando que poderíamos repetir a atuação ofensiva contra o Cruzeiro e arrumar a defesa. No entanto, o que se viu foi à mesma atuação defensiva contra o time mineiro e o ataque nada produziu. Eu fiquei na arquibancada superior atrás de um dos gols e era a melhor posição para se ver o posicionamento do time com e sem a bola. Movimentações que só se vê quando se está no estádio quando você olha para onde quiser e não apenas para a bola.

Foto: ESPN
O time sem a bola se posiciona em duas linhas de quatro que, apesar de deixarem pouco espaço entre elas, não tem capacidade de ocupar as laterais do jeito correto. Parece que os jogadores marcam apenas a bola e se esquecem dos adversários. Vários foram os lances em que o Flamengo tinha a posse e o lateral deles subia sem nenhuma companhia. Essa falha na marcação vira uma bola de neve e o lateral tenta fazer a marcação largando o meia que está pelo lado, o zagueiro tem que cobrir esse buraco e os volantes ficam perdidos não sabendo se vão para a área ou se vão atrás de quem está com a bola. Fred e Diego Souza mal voltam para marcar. Até entendo o porquê do nosso camisa 9 não voltar mas o Diego Souza deveria sempre estar voltando para ajudar. Ficar lá na frente para puxar o contra-ataque com uma velocidade que ele não tem, não vai adiantar.

Quando temos a bola o time parece cansado. Apenas Scarpa e Marcos Junior correm enquanto Cícero, Diego Souza e Fred ficam esperando a bola no pé. A falta de mobilidade no ataque tricolor faria até Iniesta ter dificuldade em achar algum jogador nosso. Com isso, o Flu rodava a bola de um lado para o outro e acabou cruzando da intermediária. Nem na linha de fundo consegue chegar em várias vezes. Os nossos laterais são limitados e não é colocando o Gustavo na esquerda que as coisas vão melhorar.

Bom, é muito fácil ficar criticando. Pensei bastante numa escalação que conseguiria resolver os problemas defensivos e ofensivos. Um esquema atual, mas sem improvisações como Cícero de segundo volante ou coisas do tipo. Cada um em sua respectiva posição.



Cavalieri no gol, obviamente. Embora tenha falhado no primeiro gol dos rubro-negros e contra o Cruzeiro, nosso goleiro ainda é muito confiável e não há motivos para tirá-lo.

Wellington Silva na lateral-direita. É o que temos. Se Eduardo não quer dar chance para o Jhonatan, não dá para ficar pensando em esquemas com três zagueiros ou qualquer outra coisa, pois se os lados do campo já ficam abertos com laterais, imagina sem.

Marlon e Henrique na zaga. São os mais confiáveis no momento. Pensei até em colocar o Henrique de volante, mas para entrar Gum, é melhor deixar do jeito como está.

Léo na lateral-esquerda. Apesar de jovem, não dá para aturar Giovanni. Posição com urgência para contratação.

Edson de volante. Pierre pode até ser raçudo, mas não tem técnica nenhuma. Não sabemos o que aconteceu com entre Edson e Eduardo, mas o fato é que o volante que veio do Atlético-MG já deu o que tinha que dar na titularidade. Ou contratamos outro ou coloca o Edson.

Scarpa e Cícero no meio. Estou aqui pensando num diamante para o nosso meio de campo. Os dois fazem as arestas laterais do diamante podendo abrir mais pelos lados ou buscando o jogo pelo meio. O entrosamento nesse setor é fundamental para subidas e tabelas. Treino neles.

Diego Souza de armador. Fazendo a ponta de cima do diamante, ele será o encarregado de colocar os dois atacantes na cara do gol.

Marcos Junior e Fred no ataque. Nosso capitão precisa de um jogador rápido e o único que se encaixa nesse perfil é Marcos Junior. Osvaldo não mostrou ao que veio. Richarlison talvez possa ser usado, mas o vejo mais como um reserva para o Fred.

Saudações Tricolores

Matheus Garzon

Postar um comentário

0 Comentários