Faça Parte

Veranópolis x Grêmio: lesões, invencibilidade e liderança

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O Grêmio ainda não sabe o que é perder em 2016. Seja pelo Gauchão ou pela Primeira Liga, com time titular, reserva ou misto, o Tricolor ainda não sentiu o gosto amargo de uma derrota na atual temporada. Foram cinco jogos, quatro triunfos e um empate. A vítima da vez foi o Veranópolis. Na noite de ontem (10/02), o Grêmio foi até o estádio Antônio David Farina e, com gol de Bobô, venceu pelo placar mínimo e mostrou que, para os gremistas, de cinzenta a quarta-feira não teve nada.

O Veranópolis entrou determinado a conseguir a primeira vitória no Gauchão. Após perder na estreia para o Glória, e ficar no empate sem gols com o Novo Hamburgo, o técnico Luís Carlos Winck decidiu mexer no sistema ofensivo da equipe. Além disso, o time titular do VEC contou também com dois velhos conhecidos gremistas: o lateral Lúcio e o volante Felipe Guedes.

O Grêmio foi a campo com time praticamente todo reserva, já pensando na estreia da Libertadores. O meia Giuliano, que volta de lesão, foi o único titular que entrou em campo, para recuperar o ritmo de jogo. A novidade ficou por conta do zagueiro Fred, que estreou com a camisa tricolor, e do atacante Braian Rodriguez, que estava fora dos planos tricolores e voltou a ser relacionado em um jogo.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
No começo da partida, o Grêmio encontrou muitas dificuldades, principalmente pela falta de entrosamento do time reserva, que treinou apenas duas vezes durante a semana e não conseguiu ter a mesma dinâmica que os titulares costumam mostrar. Assim, quem começou propondo o jogo foi o time mandante.  No entanto, o Veranópolis foi surpreendido com dois atletas lesionados até os 15 minutos: saíram Lúcio e Whashington, entraram Massari e Júlio Madureira. Apesar disso, os donos da casa seguiram contendo os avanços gremistas e tentavam chegar ao ataque, mesmo não levando perigo.

Aos 28 minutos da primeira etapa, o Grêmio chegou com efetividade pela primeira vez, com Lincoln. Após bom passe de Giuliano, o garoto tocou por cobertura e acertou a trave. Aos 36 minutos, foi a vez de Lincoln retribuir o presente e dar ótimo passe para Giuliano, que se livrou de dois marcadores e chutou sobre o gol de Léo Rodrigues. Aos 41 minutos, foi a vez do Grêmio realizar uma alteração por lesão: Moisés, o terceiro volante gremista a se lesionar nesse começo de ano, torceu o joelho direito após lance com Zambi. Apesar de estar mal na partida, foi do Tricolor a melhor chance de gol.

O Grêmio precisou de apenas cinco minutos no segundo tempo para definir o placar da partida. Lincoln serviu grande bola para Bobô, dentro da área, que conseguiu desviar do goleiro e balançou a rede. Pouco depois, o treinador do Veranópolis foi obrigado a realizar a sua última substituição, a terceira por lesão, desta vez de Leonardo Dagostini. Aos nove, Fernandinho quase ampliou em um chute forte. Na frente do marcador, o técnico Roger preferiu não arriscar novas lesões de jogadores importantes e colocou jovens em campo. O Veranópolis até tentou empatar a partida, mas a falta de qualidade técnica era visível. Bobô ainda teve chance de marcar o segundo, mas não o fez.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Após um fraco primeiro tempo, o técnico Roger corrigiu alguns erros da equipe, principalmente dos volantes, que estiveram muito estáticos, e logo no início da etapa complementar o Grêmio conseguiu marcar o gol da vitória. A partir daí, o único trabalho necessário foi administrar o resultado. O grande destaque da partida foi o jovem Lincoln, que possui uma exímia qualidade técnica e leveza em campo. Giuliano fez ótimo jogo, para um atleta recém-voltado de lesão. O estreante Fred também não decepcionou e deverá ocupar a vaga que vem sendo de Kadu na equipe titular.

A vitória mantém o Grêmio na liderança do campeonato, ao lado do Juventude – ambos com nove pontos e cinco gols de saldo –, contudo, o Tricolor segue na ponta pelo número de cartões amarelos. O Veranópolis permanece na 11ª colocação, com apenas um ponto.

O Grêmio volta a campo já na próxima sexta-feira contra o São José, na primeira partida pelo Gauchão jogada na Arena, às 19h30. O Veranópolis viaja no domingo para Erechim, onde enfrenta o Ypiranga, às 18h.

FICHA TÉCNICA:

VERANÓPOLIS: Léo; Igor, Leonardo (Admilton), Micael e Lúcio (William Massari); Felipe Guedes, Wilian Favoni, Washington (Júlio Madureira) e Zambi; Márcio Jonatan e Lê. Técnico: Luís Carlos Winck.

GRÊMIO: Bruno Grassi; Wesley, Bressan, Fred e Marcelo Hermes; Edinho, Moisés (Kaio), Lincoln, Giuliano (Tontini) e Fernandinho (Batista); Bobô. Técnico: Roger Machado

ARBITRAGEM: Jean Pierre Lima;
AUXILIARES: José Javel Silveira e José Eduardo Calza.
GOL: Bobô (GRE).
CARTÕES AMARELOS: Wilian Favoni (VEC); Moisés e Tontini (GRE).


Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários