Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Futebol Feminino

O futebol, conhecido do povão brasileiro que tanto ama e respira esse esporte, contará com as mulheres no Rio 2016. As regras são as mesmas, nada muda, mas porque não ter a mesma visibilidade? É um passo que a cada dia elas vêm dando, batendo um bolão e mostrando em campo que tem sim o mesmo potencial para jogar e representar a seleção.

Olimpíada de Londres em 2012
Lá vem história...

Embora o futebol tenha sido o segundo esporte olímpico a ter participação em Olimpíadas, em 1908, as mulheres só tiveram sua oportunidade em 1996, em Atlanta. Com cinco edições da categoria, os Estados Unidos - país que, teoricamente, não tem o futebol como seu principal esporte -, já somam quatro medalhas de ouro. A Noruega conta com apenas uma, disputando a final justamente contra as estadunidenses.

As mulheres brasileiras ficaram na quarta colocação nas duas primeiras edições (1996 e 2000) e chegaram às finais duas vezes (2004 e 2008), mas perderam ambas para os Estados Unidos. Apenas na edição anterior nossas meninas não conseguiram nem chegar a disputar a medalha de bronze.

RIO 2016

São três grupos com quatro seleções cada, as duas primeiras automaticamente jogam as quartas de final, completando com as duas melhores no terceiro lugar. Ao todo serão 12 equipes presentes e já conhecemos os nomes: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Nova Zelândia, Suécia e Zimbabwe.

Olho nas estadunidenses, as maiores campeãs que sempre deram trabalho e disputaram todas as finais. Comandadas por Jill Ellis, elas gostam de velocidade em suas jogadas e abusam de goleadas. Outro time para ficar de olho são as colombianas, que vem tendo um trabalho excelente com Felipe Taborda e conquistaram a única vaga para América do Sul, em uma missão difícil.

Vale lembrar que o Brasil se classificou automaticamente já que é o país sede. E nossas mulheres merecem atenção também. Dessa vez em casa e com mais gente apoiando o esporte, as meninas brasileiras tem tudo para fazer um excelente campeonato, podendo chegar a final. A base da seleção é a mesma que jogou o Mundial 2015, no qual nossas jogadoras foram eliminadas ainda nas oitavas de final em um jogo que elas não mereciam o resultado. Nomes como Fabiana, Formiga, Debinha, Cristiane entre outras, badalam o elenco canarinho.

O Brasil disputou a final da Copa Algarve em março e perdeu para o Canadá que merece atenção na Olimpíada também. As canadenses estão com um belo time, chegam entrosadas e podem surpreender.


Local de Competição: Seis capitais do Brasil

Com jogos marcados de 3 até 19 de agosto, as mulheres de todo o mundo irão viajar por seis capitais brasileiras se quiserem chegar à grande final. Os estádios escolhidos são alguns dos utilizados na Copa do Mundo, sendo: Mineirão, em Belo Horizonte (MG); Arena da Amazônia, em Manaus (AM); Arena Fonte Nova, em Salvador (BA); Arena Corinthians, em São Paulo (SP); Engenhão e Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ); e Mané Garrincha, em Brasília, capital federal do país.

Isabela Macedo || @ismacedo_

Postar um comentário

0 Comentários