Faça Parte

Goleiros Atleticanos são o assunto da vez

A semana de pré-clássico certamente tem um gosto especial para esse blogueiro (Matheus Valle, 26 anos, Belo Horizontino e Atleticano de corpo e alma). Por três motivos básicos:

1 - É jogo contra o Cruzeiro moçada, cidade para, as emoções afloram, amigos tornam-se os mais ferrenhos adversários, celestes e alvinegros dividem a cidade, enfim clássico é clássico e vice-versa, certamente foi esse jogo que nos fez mais torcedores.

2 - É minha estreia no Linha de Fundo, uma oportunidade rara de  bater uma bola de alto nível com blogueiros de todo Brasil (no meu caso sob o ponto de vista do atleticano).

3 - Vocês vão descobrir ao longo do texto.

O Atleticano é um ser complexado, certamente merece horas e horas em um psicólogo. A torcida às vezes é bipolar, vejam o exemplo atual. Diego Aguirre, na minha modesta opinião vem fazendo um excelente trabalho. Deu coesão ao Galo Doido esquizofrênico do Levir, o time com duas linhas de quatro extremamente bem coordenadas, futebol de ataque ao espaço (como bem exemplifica o blogueiro do Globo.com Leonardo Miranda - Foto Abaixo)

O time titular vem demonstrando um grande futebol, especialmente nos últimos quatro jogos em que a "formação ideal" esteve em campo (Tombense, Colo Colo fora e em casa, e contra o Carijó da Manchester Mineira, o glorioso Tupi de Juiz de Fora). A provável escalação contra o Cruzeiro (Rocha, Tiago, L.Silva, Carlos Cesar, Urso ou Donizete - ainda prefiro o Leão - Luan, Robinho, Yuri e Pratto) não é ruim, muito pelo contrário é um plantel titular que muito torcedor queria para seu time. Com esse cenário aparentemente favorável eu pergunto: a torcida está tranquila? A resposta é não! Que galera louca, não é a toa que vocês adicionaram a alcunha "doido" ao galo. Respondo prontamente o por que.

Vocês repararam que não citei o goleiro? Pois então, é essa a conversa da semana. Essa é a pulga na orelha do atleticano. Numa tacada só, nosso São Victor das Causas Impossíveis e seu reserva Giovanni (cujo nome já está no Vaticano para beatificação - foto abaixo retirada do uolesporte, por Bruno Cantini) foram parar no estaleiro. O primeiro sofreu problema no joelho, fruto de um choque em Patos de Minas, e o segundo uma fratura facial causada em um jogo em Juiz de Fora (olha esse Campeonato Mineiro tirando gente importante da cancha).  Como para o atleticano tudo é um pouco mais sofrido, outros três goleiros da base também estão fora (Cleiton - Titular do Junior, Hudson - seu reserva imediato, e Alecksander recém-promovido do juvenil).


Ou seja, se ninguém for contratado as pressas, ou os emprestados Rodolfo (Boa) e Michael (Guarani de Divinópolis) não voltarem, Uilson (21 anos, foto abaixo tirada do superesportes) atual terceiro goleiro será titular e Thiago Valle, recém-promovido do juvenil (18 anos recém-completos) será o reserva imediato. Falando do goleiro titular de domingo, o Uilson, posso dizer que ele é extremamente veloz, reflexo apurado, um senso de posicionamento incrível, fez jogos de altíssimo nível pelo time Junior, tanto que foi convocado inúmeras vezes para seleções de base, desde o sub-15 até recentemente a seleção olímpica. É um cara que foi feito pra daqui a alguns anos ser o goleiro do Atlético. Porém, o gol é uma posiçãozinha maldita, tanto que nem grama nasce na pequena área, o goleiro é o único que pode fazer a partida fantástica que for, mas uma pequena falha pode jogar uma carreira no lixo. Lembram-se de um jogo do Diego Alves (craque da posição, maior pegador de pênaltis do Campeonato Espanhol, e certamente um dos possíveis herdeiros da camisa 1 do Brasil para copa de 2018) contra o Fortaleza no Mineirão (3x2 para os Cearenses, três falhas bizarras do goleiro)? Início daquele fatídico campeonato de 2005. Pois é, Diego cogitou abandonar o futebol depois daquele jogo. A bronca da posição é pesada. E em um time de massa é maior ainda.

Nesse sentido, o atleticano que for ao Independência deve entender que acima de tudo nosso goleiro titular deve ser apoiado, mas não é só gritar o nome do cara, falar que é melhor do Brasil. É entender que se acontecer o pior (uma falha, independente do tamanho da mesma), o menino merece respaldo, merece paciência.

Mas apesar dos pesares, dessa pulga atrás da orelha, estou confiante em uma grande vitória, em uma vitória maiúscula, que ratifique ainda mais o trabalho do bom Diego Aguirre.

PS: Lembram-se do terceiro motivo citado no início do texto. Repararam nos sobrenomes do blogueiro que vos escreve, e no do goleiro recém-promovido do juvenil que será provavelmente um dos reservas no clássico - VALLE - pois é... O goleiro em questão é meu irmão mais novo (Thiago Valle, foto tirada do jornal Hoje em Dia ), emoção diferente em ver alguém tão próximo chegando tão perto de um lugar que todos nós (amantes do futebol) gostaríamos de chegar, e justo no clássico. De fato, tem sido uma semana diferente.



por Matheus Henrique Valle

Postar um comentário

0 Comentários