Faça Parte

Resultados e expectativas do basquete brasileiro em 2016

Rafa Luz é um dos destaque do Flamengo em 2016 (Foto: Flamengo)
O basquete brasileiro vai se preparando diariamente para os novos desafios da temporada. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, as competições nacionais e internacionais ganham cada vez mais importância.

No NBB, mais uma disputa acirrada vai chegando aos playoffs. Na Liga das Américas, os brasileiros não conseguiram corresponder às expectativas e acabaram não levando o título. Para a Olimpíada, a definição dos grupos já trilha o caminho até a sonhada medalha. 

Novo Basquete Brasil:

O NBB está conseguindo manter e até aumentar o alto nível dos últimos anos. Com quinze times na disputa, esse ano nenhum clube será rebaixado para a Liga Ouro, já que o planejamento é que uma equipe suba da segunda divisão e fiquem dezesseis concorrentes.
A disputa do campeonato é feita como nos anteriores: os doze melhores colocados passam para os playoffs, sendo os quatro primeiros direto para as quartas-de-final e os outros para as oitavas. Diferentemente de 2014-15, todas as disputas são com melhor de cinco jogos, incluindo a final.

Na briga pelas quatro primeiras colocações, Flamengo, Bauru, Paulistano, Mogi das Cruzes, Basquete Cearense e Brasília seguem tentando obter o melhor aproveitamento, assim já eliminam uma fase no campeonato. Com três rodadas restantes, as definições na parte de cima e de baixo já podem aparecer nos próximos jogos.

Nas três últimas colocações, São José, Vitória e Macaé ainda respiram e tentam roubar as vagas principalmente de Liga Sorocabana e Caxias do Sul, mas é improvável que haja uma grande mudança nessa parte.

Liga das Américas 2016:


Guaros de Lara acabou vencendo o Final Four.
Sendo considerada uma das mais importantes competições do calendário do basquete americano (sem contar o esporte nos Estados Unidos), a LDA tem sido dominada por brasileiros nos últimos anos. Além de três campeões seguidos, sendo Pinheiros, Flamengo e Bauru, o Brasil está sempre entre os países favoritos a levar o título.

A Liga das Américas desse ano tinha tudo para ser extremamente positiva para os brasileiros, mas acabou com resultados desanimadores. Tudo começou quando, na fase semifinal, o Brasília acabou eliminado graças a derrota do Flamengo para o Guaros de Lara, resultado que classificou o time venezuelano.

Para o Final Four, que tinha três brasileiros e uma proposta conjunta para sediar o evento em Mogi das Cruzes, a surpreendente decisão da FIBA de colocar os jogos em Barquisimeto, na Venezuela, já foi um dos pontos negativos.

Sem torcida a favor e batendo de frente com os já conhecidos adversários, as finais começaram com Flamengo x Bauru, partida em que o time carioca abriu dezessete pontos de vantagem, mas vacilou no último quarto e levou a virada, deixando o placar final em 83 a 81. No outro jogo, o Guaros de Lara foi com tudo e venceu o Mogi das Cruzes, que até tentou a reação no fim, por 81 a 73.

Na disputa de terceiro lugar, o Mogi fez um jogo disputado e venceu o Flamengo por 71 a 73. Já na final, o Guaros de Lara frustou o Bauru e levou a taça com um resultado de 84 a 79.

Olimpíadas:


Fisher, jogador do Bauru, ficará fora de seis a oito meses e desfalca o Brasil.
A cada dia os Jogos Olímpicos de 2016 ficam mais próximos e a expectativa só aumenta. Recentemente mais uma definição importante aconteceu com a definição dos dois grupos que disputarão a cobiçada medalha de ouro. Conheça as definições do basquete masculino e do feminino:

Masculino:
Grupo A: EUA, Venezuela, China, Austrália e mais dois do pré-olímpico*.
Grupo B: Espanha, Brasil, Argentina, Nigéria, Lituânia e mais um do pré-olímpico*.

*Os outros três participantes serão definidos apenas no dia 10 de julho, após a realização do Pré-Olímpico mundial, e serão sorteados após o torneio nos grupos da Rio 2016. Em um grupo, Sérvia, Angola, Porto Rico, Japão, República Tcheca e Letônia. Na outra disputa, Turquia, Senegal, Canadá, França, Nova Zelândia e Filipinas. As últimas seleções a buscarem seu espaço são Grécia, México, Irã, Tunísia, Croácia e Itália.

Feminino:
Grupo A: Austrália, Brasil, Japão, pré-olímpico 1*, pré-olímpico 3* e pré-olímpico 5*.
Grupo B: Estados Unidos, Canadá, Senegal, Sérvia, pré-olímpico 2*, pré-olímpico 4*.

*No Pré-Olímpico feminino, disputado entre os dias 13 e 19 de junho, França, Espanha, Belarus, Turquia, Cuba, Argentina, Venezuela, Camarões, Nigéria, China, Coreia do Sul e Nova Zelândia brigam pelas últimas cinco vagas.

Mariana Sá || @imastargirl

LEIA: Aquecimento Olímpico: Basquete
E MAIS: Aquecimento Olímpico: Os dois lados do basquete brasileiro

Postar um comentário

0 Comentários