Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Atletismo

O Atletismo, em certo sentido, é a forma de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Desde os primórdios da civilização, o homem das cavernas já corria, saltava e lançava, em busca de comida e proteção. Mesmo que exista tática e estratégia envolvidas nas modalidades do atletismo, o esporte em si, consiste em manter o bom condicionamento físico do atleta. 

Dentro do Atletismo, estão às provas mais nobres da Olimpíada. Os 100 metros rasos, em que se define quem é o homem e a mulher mais rápidos do planeta e a maratona, onde o limite do ser humano é levado ao extremo ao longo de 42 quilômetros. Ainda dentro das corridas, a modalidade apresenta os 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros, com ou sem barreiras, individuais ou revezamentos.

Prova de pista (Foto: portalbrasil10)

Se não gosta muito de correr, não tem problema, você pode lançar. A modalidade apresenta os lançamentos de martelo, disco, dardo e arremesso de peso. A regra é clara, dentro de um determinado espaço, o atleta que lançar ou arremessar mais longe, conquista mais pontos.

Se preferir, pode saltar também. Dentro do Atletismo existem duas modalidades de saltos, o vertical e o horizontal, os dois ainda se dividem em mais duas vertentes. No salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. No horizontal, o salto em distância e o salto triplo.

Pode-se observar as provas combinadas. Estas são as disputas oficiais do decatlo, para homens e heptatlo, para mulheres, junta-se corridas, saltos e lançamentos. A soma dos resultados em cada prova definem os atletas mais completos da Olimpíada.

Lá vem história...

O Atletismo é uma das modalidades esportivas mais antigas da história, apresentada nos primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a.C. Depois de conquistar a Grécia, os Romanos continuaram celebrando os jogos, até que em 394 d.C. o Imperador Teodósio aboliu as Olimpíadas.

O esporte ficou na clandestinidade por oito séculos, até que em meados do século XIX, o Atletismo foi restaurado na Inglaterra, se tornando o esporte mais popular no país. Em 1864, as Universidades de Oxford e Cambridge promoveram a primeira reunião atlética. Londres teve a primeira celebração nacional do esporte em 1866, dois anos depois, o primeiro encontro amador internacional foi realizado nos Estados Unidos.

As Olimpíadas da chamada “Era Moderna” começaram em 1896, em Atenas, na Grécia, com o Atletismo como principal modalidade dos Jogos. Mais tarde, os Jogos foram celebrados em diferentes países, com intervalo de quatro anos.

Em 17 de junho de 1912, em Londres, é fundada a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, sigla em inglês), definindo as regras e começando a registrar os recordes de cada atleta.

O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia e até hoje, serve para que os homens superem os seus limites físicos e mentais. O atleta busca sempre evoluir seus movimentos essenciais como caminhar, correr, pular, saltar, lançar e arremessar.

RIO 2016

O Brasil já garantiu 446 vagas paras os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desse número, 58 vagas são do Atletismo. As equipes de revezamento 4x100m e 4x400m masculina e feminina estão classificadas e podem levar seis atletas cada.

Além das esquipes de revezamento, 31 atletas brasileiros garantiram o índice olímpico, porém, o índice garante a vaga e não o atleta. Se nenhum outro atleta brasileiro superar a marca de algum dos já classificados, eles estarão nos Jogos. A data limite para garantir o índice olímpico é 11 de julho.


Fabiana Murer, esperança de medalha (Foto: AFP)
Dentre os classificados, três mulheres se destacam como nossas maiores chances de medalha. Ana Claudia Silva, nos 100 e 200 metros rasos, Keila Costa, no salto em distância e salto triplo e Fabiana Murer, no salto com vara.

Locais de competição: Pontal, Estádio Olímpico e Sambódromo

Pontal é uma região à beira-mar, na Zona Oeste do Rio e será o ponto de partida e chegada da marcha atlética. A maratona olímpica terá seu ponto de partida e chegada no Sambódromo, vamos torcer para algum atleta quebrar os paradigmas e chegar sambando na Sapucaí.
Estádio Olímpico Nilton Santos - Engenhão (Foto: Divulgação)

O principal palco do Atletismo será o Estádio Olímpico, o local sediará as provas de corrida de pista, saltos e lançamentos. Construído para receber os Jogos Pan-Americanos de 2007, o estádio localizado no bairro do Engenho de Dentro, está passando por uma reforma para ampliar sua capacidade para 60 mil expectadores.


Postar um comentário

0 Comentários