Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Judô

Em busca do ippon perfeito é preciso muita força e habilidade. O objetivo das lutas de Judô é derrubar o adversário com as costas voltadas para o chão ou imobilizá-lo por vinte segundos, forçando a desistir. Contudo, este não é um golpe fácil e proporciona várias surpresas e reviravoltas nos cinco minutos de luta masculina ou quatro minutos feminina.

O árbitro acompanha o confronto tem total controle da situação, ele possui a liberdade de interromper quando achar necessário e pode ficar dentro da área de combate, um tatame de 10m². A pontuação varia conforme o sucesso alcançado na aplicação das técnicas, caso a disputa fique empatada no tempo regulamentar, o vencedor é decidido no golden score, aquele que conseguir fazer o primeiro ponto.

Foto: Toshifumi Kitamura/AFP
Lá vem história...

Em 1880, no Japão, um professor universitário chamado Jigoro Kano selecionou algumas técnicas do jiu-jitsu que não fossem consideras violentas e as aprimorou. O japonês modificou e combinou alguns movimentos com o comportamento espiritual e este originou o Judô. A primeira participação desta modalidade em Jogos Olímpicos foi na edição de Tóquio, 1964, porém as mulheres só começaram a competir em 1992, Barcelona.

No Brasil, este esporte chegou nos anos de 1922 e quase 50 anos depois foi organizada uma confederação. A primeira medalha olímpica do Brasil veio em 1972, em Munique, quando meio-pesado japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii conquistou o bronze. A Olimpíada de Seul também foi muito importante, o brasileiro Aurélio Miguel conquistou a primeira medalha de ouro em 1988. Em cada edição de Jogos é uma história e um aprendizado, na última edição, em Londres, pela primeira vez uma judoca da Arábia Saudita representou seu país, a jovem Wojdan Shaherkani de 16 anos competiu de véu e mostrou como o esporte é uma válvula de inclusão.

RIO 2016

Serão 386 judocas no Rio de Janeiro para disputar as provas ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado no masculino e feminino. O Brasil possui 14 vagas por ser o país-sede e tenta quebrar o recorde de quatro pódios com as cinco esperanças de medalha olímpica. Dos nomes que irão nos representar, pode-se destacar Sarah Menezes, que tem o inédito ouro olímpico feminino, Mayra Aguiar e Rafael Silva, o Baby.

Sarah Menezes vai em busca de mais uma medalha olímpica (Foto: AFP)
Potência no desporto, o Japão lidera o ranking de medalhas pareado com França e Rússia, porém o Brasil é o país que mais cresceu nas competições, são 19 medalhas olímpicas, sendo três de ouro. Outras delegações estão aguardando vagas para agosto na cidade maravilhosa através do ranking mundial, continental ou através de convite.

Local de competição: Arena Carioca 2

Projeto da Arena Carioca 2 (Foto: Rio2016)
Situada na Barra da Tijuca, a Arena faz parte do Complexo Olímpico. Nesta segunda instalação haverá disputa de Judô, Lutas Olímpicas e das provas de Bocha nos Jogos Paralímpicos. O local de competição está a cinco minutos da Vila dos Atletas e tem uma capacidade de dez mil torcedores.

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

1 Comentários