Faça Parte

La Máquina Verde: A grande sensação da América do Sul

Parodiando o funkeiro MC Sapão “Que batida é essa, que na Liberta é sensação? É claro que o Verdão, oh meu irmão”. Mas este verdão que me refiro, não é o alviverde do extinto Palestra Itália, e sim, este gigante do futebol colombiano que vem causando terremotos intensos, na escala Richter, no Grupo 4 da Libertadores.

Equipe em partida contra o Sporting Cristal, no Atanásio Giradot
O Atlético Nacional se tornou a sensação desta edição de 2016. Alguns comentaristas brasileiros, especializados na competição continental, já apontavam a equipe como uma das candidatas à surpresa deste ano, mas talvez não imaginassem que La Verdolaga apresentasse o melhor futebol até o momento.  12 pontos conquistados, 11 gols feitos, zero gols sofridos, contra equipes que detém de boa tradição no cenário Sul-americano, como Peñarol e o Sporting Cristal, e o vice-campeão da última edição da Copa Sul-americana, o Huracán, o mesmo vem jogando um futebol  de saltar aos olhos de qualquer amante do esporte e, porque não, lembrando os melhores tempos da equipe em edições históricas, como 1989 e 1995.

Victor Aristizabal e René Higuita, na partida de despedida do atacante
Pode ser que este time não tenha os mesmos jogadores folclóricos de outra época, como o goleiro René Higuita e os atacantes Faustino Asprilla, Victor Aristizábal e Juan Pablo Angel, mas tem uma equipe muito qualificada, que mescla jogadores jovens de talento com a experiência de jogadores com alguma experiência internacional. Podemos citar aqui, o primeiro destaque para a chegada do treinador Reinaldo Rueda, vindo de duas Copas do Mundo disputadas por Honduras (2010) e Equador (2014), embora de campanhas sem sucesso, mas que o coloca no hall de treinadores que estiveram no maior torneio do esporte. Outro nome que merece levar um destaque gigante é do atacante Victor Ibarbo, de breve passagem pelo futebol italiano (Cagliari e Roma) e pelo Watford (Inglaterra) antes de regressar ao seu clube de origem (isso com ainda 25 anos). Outro jogador que merece destaque é o atacante Marlos Moreno, de 19 anos e que vem fazendo uma competição espetacular.

Marlos Moreno, destaque da equipe na Libetadores
Mas não é de alguns talentos que se monta uma grande equipe. O futebol altamente ofensivo, técnico e de muita velocidade, aliado a uma marcação forte, bom posicionamento e um toque de bola envolvente torna esta equipe como um dos grandes candidatos a levantar o caneco desta edição. Para quem pode acompanhar os quatro primeiros jogos de La Verdolaga percebeu como a mesma realiza uma marcação muito forte no meio campo, sem dar espaço de jogo para os seus adversários e sem correr muitos riscos defensivos. Destaque nesta linha de meio campo vai para os volantes Alexánder Mejia e Sebastián Pérez, além da alternância do meia Guerra, da seleção venezuelana. Esta trinca de meia é responsável por grande parte dos desarmes e pelo toque de bola qualificado que chega ao trio de ataque, Victor Ibarbo, Marlos Moreno e Jonathan Copete, que vem aniquilando as defesas adversárias.

A defesa não fica pra trás nesta equipe, já que conta com o ótimo goleiro argentino Franco Armani e o excelente lateral direito Daniel Bocanegra, jogador de ótimo passe, muita velocidade e de uma participação no ataque bem decisiva, com bola parada e chutes de fora da área, lembrando um pouco o futebol do histórico paraguaio “Chic” Arce. O trabalho coletivo tem feito a diferença tanto na competição mais importante do continente, quanto no disputadíssimo Campeonato Colombiano, onde o mesmo segue líder do Clausura da Liga Postobón, mas recebe a concorrência direta de times de muita camisa como o Junior Barranquilla (2º), Independiente Santa Fé (4º), Deportivo Cali (7º) e o Independiente Medellin (8º).

Victor Ibarbo, contratado por empréstimo nesta temporada
Vale ressaltar que o sucesso da equipe nestas duas competições de inicio de ano, se deve principalmente pelo ótimo trabalho do treinador, que vem promovendo um rodízio de jogos para cada jogador onde o time consegue conciliar os jogos do seu campeonato local e as viagens com partidas mais difíceis. Isso explica as grandes vitórias em solo argentino e uruguaio. Nas últimas duas rodadas do colombiano, La Máquina Verde mandou um sonoro 7X0 no Atletico Bucaramanga e um 4X1 em cima do Fortaleza, ambos no Atanasio Giradot. A próxima partida do time alviverde será um derby de líderes contra o Junior Barranquilla, fora de casa, antes da partida de terça feira, em Lima, contra o Sporting Cristal, que pode lhe garantir a 1ª colocação geral da competição e dar-lhe o direito de decidir todos os mata-mata em casa, o que pode ser muito vantajoso para uma equipe de muita consistência.

Veremos os próximos jogos para ver se este Atlético Nacional será capaz de manter este futebol em autonível e postular por uma conquista internacional, trazendo a Libertadores para casa após 27 anos e de volta para o território colombiano após 12 anos.

Por Marcos Paulo Fernandes Alves

Postar um comentário

0 Comentários