Faça Parte

O que é ser esmeraldino?

O que é ser esmeraldino? Uma pergunta com uma resposta tão simples pode ter mais significados do que vocês imaginam. Para muitos, não é apenas "ser torcedor do Goiás". Um clube novo, que sofreu para conquistar a sua hegemonia na sua região, para olharmos hoje e vermos o quanto ele já conquistou e o quanto ainda pode conquistar, não considera e jamais poderá considerar o seu torcedor como apenas algo comum. Ser esmeraldino não é apenas participar de uma torcida. É participar de um povo, de um time unido, de uma família. Um grupo de pessoas apaixonadas, que adora ir ao estádio no final de semana para comer um churrasquinho com os amigos, tomar uma cerveja, pular na arquibancada, cantar ao som de uma bateria, dar risadas, gritar "gol" e sair de lá satisfeito com uma vitória.


É triste quando se vê algum "desinformado" ou como eu costumo chamar, um "deficiente futebolístico", dizer que a torcida do Goiás é pequena. É de dar dó. Normalmente, esse tipo de pessoa quer causar intriga, acha que sabe mais que um morador da região e um conhecedor exímio da própria torcida e sempre fala pelos últimos números. Realmente, as últimas atuações do Goiás nos anos anteriores (com exceção de 2012), causaram uma decepção enorme na torcida. Um clube sempre foi muito fechado, que não deixava a torcida interferir ou opinar em nenhuma questão ou não dava nenhum atrativo para ele, acaba causando uma série de problemas.

Mas isso significa que a torcida é pequena? Não. Jamais. Mas é triste nos vermos equipes como Sport, Bahia, Atlético Paranaense, Coritiba e outras, almejando alcançar o nível de grandeza dos times do eixo, e o nosso se contentando em apenas ser um clube maior do que o Vila Nova, ganhando um Goianão ou outro. Eu gosto de ser campeão estadual, mas será que podemos ter outras opções? Será que essa torcida não merece ver seu time sendo campeão nacional ou internacional? Isso é o que todo esmeraldino sonha e ainda acredita ver um dia. Só não digam que essa torcida é "pequena" ou "modinha". É recomendável que uma pesquisa boa seja feita acerca desse assunto e que possam ver que a nosso torcida cresceu muito nos últimos anos e só tende a crescer mais. O que acontece é que ela esteve afastada durante muito tempo, e mesmo que estejamos voltando agora, não nos critiquem ou nos julguem, pois vocês não sabem como é ruim ver seu time entregar uma vaga da Libertadores em casa por conta de "bicho". O futebol, que só depende de dinheiro hoje, enfrenta uma crise de "amor à camisa". Isso influenciou no Goiás.

Os esmeraldinos, mesmo com um ano turbulento como o último, teve de novo sua semente de torcedor plantada nesse ano. A diretoria que está sendo formada, parece finalmente almejar coisas grandes e um bom futuro para o clube, principalmente com os projetos que vem sendo planejados como o nosso estádio próprio, por exemplo. O "fator casa" nunca vai ser tão real para nós. Conheço inclusive, vários torcedores que amam ir ao estádio e não perdem sequer um só jogo do maior do Centro-Oeste. Como todo torcedor do Goiás, eles também têm a sua própria visão do que é ser esmeraldino de verdade.


"Ser esmeraldino é se alegrar com as vitórias sobre Atlético e Vila Nova, se alegrar por ganhar Goiano e Série B, se alegrar por se encontrarem com os amigos verdes no estádio e saber que eles ainda não perderam a esperança. É mudar de estado e continuar torcendo pro Goiás, pagar caro pelo Premiere só pra ver o escudo brilhando na tela. Ser esmeraldino é ser louco" - Juninho Bill.

"Esmeraldino pra mim é um estado de paixão. Paixão daquelas capazes de te levar aos extremos de alegria e de tristeza. Um esmeraldino não vira esmeraldino, ele nasce esmeraldino" - Cícero Júnior.

"Ser esmeraldino é ser diferente, é ser próximo do clube, é um amor de pai pra filho, é ter os melhores amigos de estádio. Diferente de todas as outras torcidas, ser torcedor do Goiás é bater no peito com orgulho e dizer que carrega o nome do estado com orgulho. É ser o Maior do Centro-Oeste. Ser esmeraldino é ser inteligente!" - Paulo César.

Nesse dia 6 de abril, não é só o aniversário do Goiás. É aniversário de toda a massa verde exuberante que emociona o nosso estado, carregando com entusiasmo e compaixão, as cores de um time que representa um clube amado, respeitado pelas redondezas e que um dia, eu garanto que um dia, ainda seremos um clube renomado, conhecido e com grandes títulos. É duro ter de aguentar o seu aniversário de 73 anos em uma Série B novamente, mas é um momento em que temos que passar pagando pelos nossos próprios erros. Todo gigante passa por momentos ruins, mas ele só se mostra como é gigante quando ele se levanta novamente.


"Não sou esmeraldino de coração, pois um dia ele para. Sou esmeraldino de alma, pois ela, é eterna."

Parabéns, Goiás Esporte Clube!


Wagner Oliveira ||@wagneroliveiraf 
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários