Faça Parte

Pela paz e pelo futebol

Vimos desde o início dessa temporada um medo enorme não só por parte das pessoas, mas pela diretoria de Goiás e Vila Nova, pelo ministério público, polícia militar e outras entidades de possíveis conflitos entre as torcidas nos clássicos. A primeira ordem foi de colocar os jogos com torcida única. Não funcionou, pois vimos que houve confusões em terminais de ônibus e em outros locais. Foi uma atitude patética, pois em nosso país não se pune o criminoso que briga nos estádios. Para as nossas organizações maiores, a culpa é do clube, a culpa é da bateria, a culpa é de toda a torcida organizada. É por esses e outros motivos que a violência nos estádios está longe de acabar.

Garotinho esmeraldino comemora gol ao lado de vilanovenses.
Foto: Globo Esporte.
No último clássico as duas torcidas voltaram aos estádio e essa imagem me tocou. Um garotinho esmeraldino comemorando o gol de pênalti de Rafhael Lucas e encantando os vilanovenses ao seu lado com sua pureza e felicidade. Uma pena essa cena ser algo raro no futebol. Muitos pais não arriscariam levar uma criança dessa idade para um clássico desse tipo (pelo menos não nos dias de hoje), muito menos na torcida adversária. O medo de haver uma confusão pelo simples fato de que o garotinho está com uma camisa verde é grande, e a inocência de uma criança não permite entender o perigo que ela está correndo. Mas o fato é que, independente do vencedor, ele é só uma criança. Nova, cheio de espírito e sem se preocupar se seu time vai vencer ou não, ele só quer estar ali, torcendo, vibrando, aprendendo desde cedo como é o calor de um estádio de futebol e como é bom gritar "gol". Ele só quer viver o bom lado desse esporte, que une pessoas e realça sentimentos.

Essa imagem me fez lembrar da bela campanha feita por Goiás e Vila antes do clássico chamada "Jogue Junto", mostrando claramente a insatisfação das crianças à violência das torcidas nos estádios. Simplesmente emocionante e verdadeiro. Elas querem ir ao Serra torcer para seu time, mas elas não podem. Porque pessoas que vão ao estádio com a intenção de brigar as impedem de irem, as impedem de ver pessoas sorrirem, de ver pessoas sem medo. Elas estragam o futebol. Estragam o prazer de ver um jogo.

Goiás e Vila fazem campanha pedindo paz no clássico.
Foto: TV Goiás.
Ainda teremos um clássico no domingo que não é apenas uma decisão para Goiás e Vila, mas sim uma oportunidade das duas torcidas festejarem novamente, sem violência, agressões e com harmonia. O futebol respira por aparelhos e o remédio para curá-lo são as crianças, o nosso futuro, então não os cale e não os impeça de viver. Faça isso pela paz, pelo futebol e acima de tudo, faça isso por você mesmo.





#JogueJunto

Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários