Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Lutas Olímpicas

Força, técnica e golpes certeiros são as principais características das Lutas Olímpicas. Tradicional e um dos esportes mais antigos do mundo, essa modalidade trabalha resistência, estratégia e, principalmente, a nobreza de um atleta, já que os lutadores não utilizam equipamentos e seguem um rígido código de conduta.


Foto: Paul Gilham/Getty Images
Lá vem história...

Essa modalidade é uma das mais antigas de que se tem registro. A luta olímpica, apenas com o estilo greco-romano, apareceu nos Jogos em Atenas, em 1896. O único ano que nenhum dos estilos esteve presente foi em 1900, em Paris. Em 1904, nos Jogos de Saint Louis, o estilo livre foi disputado pela primeira vez só com atletas americanos. O Brasil nunca conquistou uma medalha nessa modalidade e espera conseguir mudar isso nos Jogos do Rio de Janeiro.

RIO 2016

Nos Jogos Olímpicos as lutas serão disputadas em dois períodos de três minutos cada, e cada lutador somará pontos de acordo com os movimentos e golpes específicos. A modalidade é dividida entre estilo livre e greco-romana, que contam com regras para a decisão de vencedores diferentes.

O estilo livre permite que os lutadores utilizem qualquer parte do corpo para golpear e derrubar os adversários. Os lutadores podem conquistar a vitória de três formas: "toque" ou "encostamento", que é quando os ombros do adversário são pressionados contra o tapete; "superioridade técnica",, que acontece quando um atleta consegue ficar dez pontos na frente do outro; e pela soma de pontos, utilizado apenas quando o combate termina sem uma das opções anteriores. Com as mesmas características dessa, a Luta Feminina também está no programa olímpico.


Foto: Popperfoto/Getty Images
Já o estilo greco-romana obriga os atletas a usarem apenas o tronco e braços para defender e atacar o oponente. Essa luta também conta com decisões parecidas com a outra luta olímpica. A primeira forma de conquistar a vitória é manter as costas do oponente no tapete; também é possível vencer por "superioridade técnica", quando o lutador fica a oito pontos de seu adversário; a última opção é quando, ao fim da luta, o maior pontuador é declarado vencedor.

As categorias olímpicas no estilo greco-romano são 59Kg, 66Kg, 75Kg, 85Kg, 98Kg e 130Kg para feminino e masculino. Já no livre, os homens lutam nas categorias 57Kg, 65Kg, 74Kg, 86kg, 97Kg e 125Kg, e as mulheres em 48Kg, 53Kg, 58Kg, 63Kg, 69Kg e 75Kg.

Local de competição: Arena Carioca 2

A Arena Carioca 2 será a casa das lutas olímpicas no Rio 2016. O local fica no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e está com as obras de sua estrutura avançadas, já que a área de competições e as arquibancadas provisórias estão prontas.


Foto: Rio 2016
Mariana Sá || @imastargirl 

LEIA: Aquecimento Olímpico - Esgrima

Postar um comentário

0 Comentários