Faça Parte

Desabafo de um desgastado esmeraldino

Esperei alguns jogos para que que pudesse fazer esse desabafo. Queria achar o momento certo para fazĂª-lo e, depois de mais uma derrota vergonhosa como essa, nĂ£o tive como segurar. Esse Ă© um desabafo de um esmeraldino cansado de tantas decepções e lastimĂ¡veis derrotas que vem acontecendo com o nosso time. Gostaria imensamente que esse texto chegasse nas mĂ£os do presidente SĂ©rgio Rassi.


Pra quem nĂ£o sabe, no ano passado, eu fazia parte de um movimento chamado "Democracia Esmeraldina". Era um movimento que visava obter uma democracia dentro de nosso clube, com a garantia de direito Ă  voto para os sĂ³cios-torcedores. Depois de uma derrota desastrosa para o Corinthians, resolvi fazer um protesto na pĂ¡gina do movimento pedindo a demissĂ£o do treinador Arthur Neto, que todo mundo jĂ¡ sabia que nĂ£o daria certo no cargo e jĂ¡ era sua terceira derrota consecutiva em trĂªs jogos. O GoiĂ¡s se afundava na zona de rebaixamento e era a hora de agirmos. O problema foi que publiquei na pĂ¡gina o nĂºmero de celular do presidente. Resultado: milhares de torcedores foram xingar SĂ©rgio Rassi em seu nĂºmero pessoal.

Aquilo me fez mal e me trouxe consequĂªncias. Fui expulso de um site que eu adorava escrever, tive meu nome manchado dentro do meu prĂ³prio clube e quase levei processo. Ainda estĂ¡ vivo na minha mente o momento em que o sobrinho do presidente me ligou me ameaçando de levar o caso na justiça. Pedi desculpas e assumi meu erro. SĂ©rgio me perdoou e o assunto morreu ali. 

Antes do meu pedido de desculpas, o GoiĂ¡s soltou uma nota de esclarecimento falando sobre o ocorrido e, Ă© claro, saindo em defesa do presidente. A torcida foi para os comentĂ¡rios e sabe o que reparei? Pelo menos 90% dos esmeraldinos estavam do lado do movimento e queriam ainda falar umas poucas e boas para o presidente, mesmo sabendo que minha atitude foi imoral. Sabe o que acho engraçado dessa situaĂ§Ă£o? Eu fui homem de assumir o meu erro e pedir desculpas. Levantei a cabeça e tentei reconstruir minha vida profissional depois de um episĂ³dio triste. Consertei meu erro e aprendi com ele. Sabe o que o SĂ©rgio Rassi nĂ£o fez? NĂ£o fez o que eu fiz. E jĂ¡ tem trĂªs anos. NĂ£o pediu desculpas para a torcida e nĂ£o consertou os erros que ele cometeu. Quer dizer, pode atĂ© ter se lamentado, mas fez mais promessas e nĂ£o consegue cumpri-las.


Continua iludindo o torcedor. Continua fazendo do GoiĂ¡s uma equipe pequena, medĂ­ocre, fraca. Continua apostando em treinadores fracos e dirigentes ruins. A diferença entre SĂ©rgio Rassi e eu Ă© que parece que o nosso presidente nĂ£o quer aprender. Tem medo de assumir o seu erro. SĂ³ ele sai prejudicado? NĂ£o. NĂ³s todos saĂ­mos. NĂ£o acha que jĂ¡ sofremos demais, senhor presidente? 

SĂ©rgio Rassi quis me processar por eu ter feito algo que o prejudicasse, porĂ©m, ele nunca parou pra pensar o quanto ele prejudica vĂ¡rios esmeraldinos dentro do clube. Fiz do GoiĂ¡s a minha vida desde que nasci. NĂ£o tem nada mais prazeroso do que ir no Serra Dourada e voltar com uma vitĂ³ria. É dessas vitĂ³rias que saem o meu bom humor, a minha alegria, o meu sorriso. NĂ£o sĂ³ meu, mas de vĂ¡rios esmeraldinos. Quando escolhi ser jornalista, vi uma oportunidade nĂ£o sĂ³ de fazer o que gosto, mas de poder falar do meu clube, de poder estar mais perto dele e de me sentir parte dele. O problema Ă© que esses Ăºltimos anos nĂ£o tem sido tĂ£o bons assim para mim. SĂ³ vi derrotas. Derrotas essas que me faziam ficar estressado, deprimido e com vontade de xingar meio mundo. Foi nesse Ă³dio que eu cometi o erro de divulgar o nĂºmero do presidente. 


Quando me falam que tenho que seguir a vida, largar de futebol, fazer outras coisas, bem que tenho vontade. A questĂ£o Ă© que nĂ£o consigo. Viver sem GoiĂ¡s, viver sem futebol, nĂ£o se complementam a minha personalidade, porĂ©m, muitos outros torcedores jĂ¡ fizeram isso. O espĂ­rito de torcedor deles morre, porque eles estĂ£o cansados de se iludir, de serem tratados como lixo. Do jeito que as coisas andam, eu tenho medo de um dia isso acontecer comigo. NĂ£o consigo me imaginar desse jeito, mas nĂ³s esmeraldinos jĂ¡ estamos sangrando demais, virando chacota nacional e isso Ă© extremamente triste. É pior do que escanteio curto. 

Se por acaso o senhor presidente estiver lendo isso, espero que simplesmente nĂ£o sinta raiva, mas que se arrependa de verdade. Tome atitudes de verdade. Mande Enderson Moreira embora, pois todos nĂ³s jĂ¡ vimos que ele nĂ£o consegue mais ser o mesmo de antes. Cobre mais de Felipe Ximenes sobre as contratações de peso que nos prometeram e, se ele nĂ£o conseguir, mande-o embora tambĂ©m. Troque essa preparaĂ§Ă£o fĂ­sica, pois todo mundo jĂ¡ passou pelo Departamento MĂ©dico, inclusive Daniel Carvalho, nosso melhor jogador, passou por lĂ¡ trĂªs vezes. Salve o pouco de dignidade que restou do senhor com a torcida esmeraldina. Salve o GoiĂ¡s de mais uma vexame nessa temporada. Salve seu nome, pois sei que o senhor nĂ£o gostaria de ser reconhecido como o pior presidente da histĂ³ria.


E que Deus abençoe o GoiĂ¡s Esporte Clube.

Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentĂ¡rio

4 ComentĂ¡rios

  1. Belo texto. Realmente estamos sangrando e muitos torcedores estĂ£o desistindo...

    ResponderExcluir
  2. cara penso muito em desisti! por quer cada ano que passa e uma decepĂ§Ă£o, ai eu digo pra que torce,que eu jĂ¡ sei que vai perde, e lamentĂ¡vel!!!!

    ResponderExcluir