Faça Parte

Guia da Eurocopa 2016 - Grupo A

A Eurocopa está bem perto de começar e aqui no Linha de Fundo você recebe todas as informações sobre as seleções que irão disputar a maior competição de seleções europeias. Vamos conhecer um pouco agora um pouco das seleções do Grupo A, onde temos a anfitriã França, juntamente com Romênia, Albânia e Suiça. 

Conheça aqui um pouco das seleções do Grupo A da Eurocopa.
Foto: Wagner Oliveira / Linha de Fundo.


FRANÇA:

Quando o assunto é futebol de seleções europeias, a França é uma das primeiras seleções nacionais a ser lembrada pelos amantes do esporte. Mesmo com toda essa popularidade, a França está longe de ser uma potência no futebol, pelo menos, quando o assunto é o "caneco" de campeão. Em toda a sua história, a seleção francesa só levantou a taça da Eurocopa em 2 oportunidades, e sobre essas oportunidades que vamos falar agora.


Na década de 80, a França era uma potência no futebol, tinha um futebol que dava gosto de ver e era uma máquina comandada por Michel Platini, um dos melhores do mundo à época, e se sagrou campeã pela primeira vez da Eurocopa em 1984, além de serem campeões olímpicos no mesmo ano, derrotando o Brasil na final. Mesmo sendo uma máquina na década de 80, o melhor futebol dos Les Bleus veio na década de 90 com a seleção que contava com Zinedine Zidane, Thierry Henry e muitos outros craques, que ajudaram a França a ser campeã da Copa do Mundo de 1998, disputada na França - o único título mundial daseleção - e a Eurocopa em 2000. Em 2004, a França chegou como favorita ao título na Eurocopa, mas acabou eliminada nas quartas-de-final para a Grécia, que seria a campeã do torneio. Em 2008 e 2012, foi a vez da Espanha ser bicampeã, batendo a Alemanha por 1x0 e a Itália por 4x0, respectivamente.



Convocação:

Goleiros: Lloris (Tottenham/ING), Costil (Rennes/FRA) e Mandanda (Olympique de Marseille)

Zagueiros: Mathieu (Barcelona/ESP), Koscielny (Arsenal/ING), Sakho (Liverpool/ING) e Varäne (Real Madrid/ESP)

Laterais: Jallet (Lyon/FRA), Sagna (Manchester City/ING), Digne (Roma/ITA) e Evra (Juventus/ITA)

Meias: Pogba (Juventus/ITA), Matuidi (Paris Saint-Germain/FRA), Kanté (Leicester City/ING), Sissoko (Newcastle United/ING), Cabaye (Crystal Palace/ING) e Lass Diarra (Olympique de Marseille/FRA)

Atacantes: Payet (West Ham/ING), Griezmann (Atlético de Madrid/ESP), Martial (Manchester United/ING), Coman (Bayern de Munique/ALE), Giroud (Arsenal/ING) e Gignac (Tigres/MEX)


Técnico: Didier Deschamps

Jogador principal da França:

Nessa convocação, o jogador mais badalado é, sem dúvidas, Paul Pogba. Mesmo tendo apenas 23 anos, o jogador se mostra maduro e com qualidade técnica suficiente para comandar a seleção francesa na busca pelo tricampeonato da Eurocopa. Vale ficar de olho em Antoine Griezmann e Dimitri Payet, que vêm carregando seus clubes nas costas - o primeiro é responsável por levar o Atlético de Madrid à final da Champions League, já o segundo, vem fazendo uma campanha espetacular com o West Ham na Premier League.



Expectativa para a França:

A expectativa da França para a Eurocopa 2016 é ser campeã. O fator casa deve ser de extrema importância para os Les Bleus, já que a Eurocopa será sediada na França.

ROMÊNIA:

Com pouca tradição na Eurocopa, a Romênia tentou disputar o torneio de 2008 com status de zebra. Isso porque o país, no sorteio, caiu no “grupo da morte”, ao lado de França, Holanda e Itália. A melhor campanha da nação na história foi chegar entre os oitos melhores em 2000.Os três adversários da primeira fase dos romenos se encontravam entre os dez primeiros no ranking da Fifa até abril de 2008. Já o país estava na 12ª posição. Apesar de ter empatado contra a seleção da França (0 x 0) e Itália (1 x 1), os romenos acabaram perdendo para os holandeses (0 x 2)  e não conquistaram a classificação para as quartas de finais.



Jogador principal da Romênia:

O atacante Adrian Mutu é o jogador principal da Romênia. Atualmente joga no Pune City. Atuou em alguns times italianos, com maior destaque na Fiorentina de 2006 até 2011 e no Chelsea no inicio da era rica dos Blues. Jogou também no futebol francês, antes de já veterano voltar para a Romênia. 


Expectativa para a Romênia:

A Romênia nunca teve um favoritismo em relação ao seu futebol em torneios importantes, e nessa Eurocopa não será diferente. Os romenos vão jogar, nada mais, nada menos do que no grupo do anfitrião do torneio, a Seleção da França. Junto a Suíça e Albânia no Grupo A. O 1° jogo dos Romenos será de cara com a França (favorita absoluta no duelo). Jogo nada fácil para uma seleção que não tem muita tradição em demonstrar ou surpreender as outras seleções maiores. A tendência é que os romenos terminem sua participação logo na fase de grupos da competição.

ALBÂNIA:


A primeira vez de uma experiência fica gravada em nossas memórias. Boa ou ruim, nos motivará a refletir para revivê-la ou não repeti-la. Esse é o pensamento da Seleção da Albânia, que estreará em eurocopas, neste ano. Desde 1964 os albaneses disputam as Eliminatórias da Euro. Nessa ocasião, foram desclassificados nas quartas de final para a Dinamarca. Foi o melhor desempenho em todas as tentativas de se credenciar à competição continental.

Ano passado, o feito inédito aconteceu. A caminhada vitoriosa começou no Grupo 1 das Eliminatórias, alcançando a segunda colocação - em 8 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Nessa trajetória, a Dinamarca esteve a sua frente novamente, mas não impediu a aquisição do passaporte à França.



Jogador principal da Albânia:

São dois os destaques do Selecionado: o volante Ledian Memushaj e o técnico Gianni di Biasi. Memushaj tem 29 anos, 1,74cm de altura e 70 kg. Atua no Pescara, clube da Serie B Italiana. O jogador desfruta de prestígio com o presidente da Federação de Futebol Albanesa(AFF), Armand Duka. Não é diferente para Biasi. No sétimo dia do mês de abril passado, o comandante recebeu o título "Golden Bench 2015" - uma forma da federação homenageá-lo pelo feito inédito. O currículo do treinador possui uma série de clubes, dentre eles Brescia, Torino e Udinese.  



Expectativa para a Albânia:

França, Suíça e Romênia serão os adversários de grupo na Euro - o bom elenco francês, a obediência tática suíça e a força romena. Podemos afirmar hoje que está descartada a classificação para o país dos Bálcãs. No entanto, os recentes bons resultados geram expectativa de deixar uma boa impressão na primeira participação no certame.


SUÍÇA:

As eliminatórias foram tranquilas para a La Nati, que com 21 pontos, 7 vitórias, 3 derrotas e nenhum empate, garantiu a segunda colocação, atrás apenas da Inglaterra, que somou 30, e se classificou de maneira invicta. A Suíça não tem um retrospecto favorável na Eurocopa, com apenas três participações, em 1996, 2004 e 2008 e soma no total: 9 partidas, 6 derrotas, 2 empates e apenas uma vitória. Com na classificação final, um décimo terceiro lugar, uma décima quinta posição e uma nona colocação, respectivamente. 

A convocação do treinador bósnio Vladmir Petkovic não terá surpresas aparentemente, com jogadores de nome, como Bürki, Shaqiri, Ricardo Rodriguez, Schär, Xhaka, Kasami, Embolo não deve sofrer muitas mudanças da qual foi base por toda eliminatória.


Jogador principal da Suiça: 

Um dos jogadores principais da seleção suíça e também para o time de Vladmir Petkovic é Granit Xhaka, um meio campista que atua no Borussia Mönchegladbach, da Alemanha.


Expectativa para Suiça:

Com o novo formato da Eurocopa, que dessa vez irá contar com 5 grupos de quatro seleções, com os dois primeiros colocados e os quatro melhores terceiros se classificando as oitavas de final, a Suíça não deve ter problemas para se classificar dentre as 16 melhores seleções europeias. 

Jogos do Grupo A:

1ª rodada:

França x Romênia - Stade de France (Saint-Denis) - (10/06) - 17h.
Albânia x Suíça - Stade Felix Bollaert - (11/06) - 11h;

2ª rodada:

Romênia x Suíça - Parc Des Princes - (15/06) - 14h.
França x Albânia - Velódrome - (15/06) - 15h.

3ª rodada:

Suíça x França - Pierre-Mauroy - (19/06) - 17h.
Romênia x Albânia - Stade Des Lumiéres - (19/06) - 17h.

Produzido pelos colunistas:

Leonardo Fernandes || @leo_fernandes_9 || FRANÇA
Lucas André || @luc4s_andre || ROMÊNIA
Pedro Silveira || @PedroSilveira7 || ALBÂNIA
Vinicius Gabriel || @acm_vinicius || SUIÇA

Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários