Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Vôlei de Quadra

O vôlei é um esporte muito popular no Brasil, além de ser uma modalidade de fácil entendimento, é muito simples se apaixonar pelas quadras. Tanto no masculino quanto no feminino, o Brasil é medalhista de ouro e tem uma seleção muito bem preparada, o que nos faz torcer para que eles fiquem no lugar mais alto do pódio nesses Jogos Olímpicos.

Seleção feminina bicampeã em Londres, 2012 (Foto: Getty Images)

Lá vem história...

Em 1895, na Associação Cristã de Moços no Holyoke, em Massachussets, foi proposta a ideia de um esporte menos intenso do que o basquete e que não houvesse contato físico entre os atletas. Foi com a influência do tênis que nasceu a ideia de colocar uma rede para separar as equipes. A sugestão do pastor Lawrence Rider ao professor William George Morgan acabou sendo levada adiante, até que foi consolidada. Menos de um ano depois, o esporte já havia sido difundido mundo afora. Já havia chegado até mesmo no Japão.

O voleibol tornou-se olímpico nos Jogos de Tóquio, em 1968. A modalidade nas categorias masculina e feminina, desde a primeira edição, não saiu da lista de esportes olímpicos.

A seleção brasileira masculina já subiu no lugar mais alto do pódio duas vezes, em Barcelona, 1992 e em Atenas, 2004. Na sequência, os atletas conquistaram por duas vezes a prata, em Pequim, 2008 e em Londres, 2012.

Já a seleção feminina é a atual bicampeã. Fez história em Pequim, 2008, conquistando seu primeiro ouro e repetiu o feito em Londres, 2012. Além dessas medalhas, elas também já conquistaram dois bronzes, em Atlanta, 1996 e em Sydney, 2000.

Seleção masculina (Foto: CBV)
Rio 2016

Será disputado em quase todos os dias dos Jogos Olímpicos, do dia 6 ao dia 21 de agosto, sendo a final do feminino dia 20 (sábado) e a final do masculino dia 21 (domingo). Em ambas as categorias as seleções estão divididas em dois grupos, A e B, contendo seis seleções em cada um.

Após a fase de grupos, em que todas as seleções jogam contra elas mesmas, as primeiras quatro de cada grupo vão para as quartas de final. As quatro seleções vencedoras avançam para a semifinal e após esses confrontos, há a grande final e a disputa de terceiro lugar.

O Brasil está no grupo A por ser o país-sede e é cabeça de chave. No masculino, o grupo A é composto por Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá, França e México. O grupo A feminino é composto por Brasil, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Argentina e Camarões.

Local de competição

Maracanãzinho (Foto: Divulgação/FIBV)

O Maracanãzinho será o palco do Vôlei no Rio de Janeiro e receberá mais de duas semanas de jogos das duas categorias.

O Estádio Gilberto Cardoso, nome original do Maracanãzinho, fica localizado ao lado do Maracanã e é de fácil acesso, tendo várias linhas de ônibus, metrô e trem.


Bia Pessôa (@biapessoaguiar)
LEIA: Aquecimento Olímpico - Futebol Masculino

Postar um comentário

0 Comentários