Faça Parte

Acalme-se milanista, o pior já passou. O futuro nos espera


Por mais que a vaga na próxima Europa League seja um evidente progresso com relação às últimas temporadas, ainda é pouco para um time da nossa grandeza. Porém, devemos reconhecer que no quesito financeiro e visibilidade, ela representa um avanço, e também um afago na autoestima do torcedor. Voltar à Europa, ainda que em uma competição de menor prestígio, faz com que o torcedor projete um futuro melhor para o clube. Mas ainda que entendendo o momento atual, a busca deve ser por voltar ao lugar que é nosso por direito, entre os melhores do mundo.

Fonte: FoxSports
Ao longo da temporada vi vários torcedores usarem a queda no investimento financeiro como grande motivo para os nossos constantes fracassos. Achava essa afirmação exagerada, por imaginar que apenas a Juventus possuía uma grande vantagem nesse sentido, devido à crise atingir a liga italiana como um todo. Confesso que estava enganado, como não encontrei nenhuma pesquisa sobre o tema, decidi fazer os cálculos e a realidade é que a partir de 2010, estamos abaixo de Inter, Napoli e Roma no mercado de transferências, aliás, bem abaixo, como mostra o quadro abaixo:

Fonte: Futebol365
Obviamente não podemos creditar esse momento apenas à falta de dinheiro. Escolhas erradas de jogadores e treinadores, a ausência de definição de uma filosofia de jogo foram alguns fatores que também contribuíram para um Milan pouco competitivo. Encerramos a temporada de forma apática sendo derrotados pelo Cagliari e com uma sequência de apenas uma vitória nos últimos sete jogos, mais um jogo para esquecer e torcer que a prometida reformulação do elenco de fato aconteça.

Ainda assim, em meio a todos os problemas, algumas peças despontaram e devem servir de espinha dorsal nesse processo de renovação do clube, são os casos de Donnarumma, Romagnoli e Bonaventura. Seriam também De Sciglio, que apesar das críticas ajudou o time em muitos momentos, se esse não manifestasse vontade de sair, e Locatelli, se contasse com maior confiança do Montella, que deverá emprestá-lo para pegar rodagem. Montolivo e Suso são interrogações, o primeiro pelo longo tempo parado, o espanhol por ainda pairar certa desconfiança sobre sua real capacidade, devido à queda absurda na segunda metade da temporada. Outros jogadores surgem como boas opções para composição de elenco como os jovens Plizzari, Calabria, Gustavo Gómez, que está na mira Boca Juniors e Tigres e tem chances de sair, e Cutrone.

Fonte:Calcio Mercato
Mas antes de contratar é necessário que o clube se desfaça de algumas peças, tanto para fazer caixa quanto para aliviar a folha salarial que promete um salto com investimentos em contratações de primeiro nível. De Sciglio deve ir para a Juventus, especula-se o valor de 15 milhões euros, penso que a diretoria devia pedir mais, principalmente em se tratando de um clube rival. Pelo desempenho abaixo do esperado eu colocaria no mercado Abate, Paletta, Zapata, Vangioni, Bertolacci, Kucka, Sosa, Poli, Niang (que volta de empréstimo) Bacca e Lapadula, e dos jogadores emprestados renovaria apenas com Deulofeu, caso o Barcelona não exerça a opção de compra, seria uma opção barata para composição de elenco, já que seu passe está fixado em 12 milhões de euros. Porém, acredito que a reformulação não se dará de maneira tão profunda, e alguns desses nomes “indesejados” deverão permanecer.

O que tem animado o torcedor é a postura dos chineses no mercado, é claro que tudo ainda está na fase de especulações, mas os nomes citados são animadores. Para a defesa, a equipe já fechou contrato com o argentino Musacchio, ex-Villarreal, penso que é uma boa aposta levando em consideração o valor gasto, 15 milhões de euros, mas devemos nos alertar para a estagnação na carreira do jogador que nos últimos dois anos vêm sofrendo com lesões.

Ainda na defesa, fala-se no suíço Ricardo Rodriguez do Wolfsburg, a meu ver o segundo melhor lateral de esquerdo do mundo, atrás apenas de Marcelo. Na lateral direita, a bola da vez é Andrea Conti, da Atalanta, que pede 20 milhões de euros, ótimo jogador, com muita qualidade no apoio, chegaria para ser titular. Para a defesa eu contrataria um zagueiro de peso para atuar ao lado do Romagnoli, Musacchio não pode ser esse cara, até pelos problemas físicos recorrentes. Pepe estará livre de contrato, penso que seria um bom nome e complementaria com força e maturidade, a juventude e técnica de Romagnoli. Caso Gómez saia, seria necessário contratar mais um zagueiro, necessitamos também de um lateral esquerdo para composição de elenco.

Fonte: Calcio Mercato
No meio campo, o clube está quase acertado com o marfinense Franck Kessié, que fez ótima temporada na Atalanta, um volante de boa chegada à frente. Porém, os 30 milhões de euros pedidos fazem o negócio arriscado, podendo ele tanto ser um “novo Pogba” quanto um “novo Bertolacci”, é esperar para ver. Fábregas, Biglia e Lorenzo Pellegrini (Sassuolo) também são cotados para a função, embora com características diferentes ao marfinense. Meu sonho é Verratti. Impossível? Sonho é sonho, né?

Keita da Lazio é especulado como opção pelos flancos, porém, penso que os 20 milhões pedidos representam um montante salgado por apenas uma temporada de bom futebol, a chance de ser um “novo Niang” é grande. Outra questão é necessidade de alguém de peso nessa função, Insigne e Douglas Costa já foram especulados, os dois me agradam, mas são operações complicadas.

No comando do ataque, há três nomes especulados que animam o torcedor, Belotti, Morata e Aubameyang. Particularmente, penso no Belotti como nome ideal, os outros só deveriam ser tentados em caso de fracasso após várias tentativas, porém, o nome preferido da diretoria parece ser o do espanhol Morata, que também é um bom nome. Não contrataria Aubameyang, acho que apesar do ótimo momento, é um jogador superestimado por duas temporadas boas, além de ter um valor que não condiz com sua capacidade.

Com relação ao comandante, apesar de apenas uma vitória nos últimos sete jogos, acho interessante à continuidade do Montella para que tenha a possibilidade de trabalhar com elenco mais qualificado, porém, tem que mostrar evolução, tanto no que quesito variação tática, já que o seu 4-3-3/4-1-4-1 se mostra quase estéril ofensivamente, quanto na definição de uma filosofia de jogo. Seremos um time que marca pressão? Que atua de forma vertical? Teremos posse de bola? Isso ele tem que definir para que o time não seja o bando que vimos em alguns jogos, principalmente quando precisamos propor o jogo. Por isso, acalme-se milanista, o pior já passou. O futuro nos espera!

Em tempo e deixando um pouco de lado a rivalidade, não podia deixar de citar a despedida do Totti, um dos melhores que eu vi jogar e dos grandes responsáveis por minha identificação com o futebol italiano.

Fonte: Trivela
Por: Gil Costa (@gilmarcostatp)

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Espero que o futuro seja positivo mesmo, o importante é os novos investidores não abusarem do dinheiro para investir em um catado de jogadores caros que não vão funcionar juntos, então espero que os endinheirados aí tenham cuidado com suas decisões e um planejamento muito bem elaborado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vitor. Mas parece que a diretoria sabe o que está fazendo. Agora há muita especulação, mas se concretizasse pelos Rodriguez, Fábregas, Belotti e um ponta nível Insigne ou Douglas Costa já dava um upgrade monstro...rsrs

      Excluir
  2. Montella não disse hoje que queria Locatelli pra próxima temporada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se disse eu sinceramente eu não vi. Deduzi que ele será emprestado por causa do Montolivo e do avanço no Biglia.

      Excluir
  3. Para começar o Locatelli tem a confiança do montella
    O Suso foi o terceiro melhor jogador do Milan na temporada só ficando atrás do deulofeu e do donnaruma
    O keita teve um papel fundamental para a temporada da Lazio
    O keisse foi Um dos destaques da temporada da atalanta
    Se não me engano o Milan só utilizou 4-3-3 e 3-5-2 nessa temporada

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de falar sobre o Morata
    Ele esta jogando pelo menos bem a três temporada
    #Marcelomedonçaparasubstituto

    Para de Fazer as cabeças dos torcedores

    ResponderExcluir
  5. Quem está fazendo a cabeça dos torcedores? Isso é um texto opinativo. Todos são livres para discordar do meu ponto de vista. Locatelli tem a confiança do Montella mas é reserva do Sosa? E eu elogiei o Morata mas disse preferir o Belotti. Keita foi bem na Lazio, mas o Milan é muito maior que a Lazio. E uma temporada não serve pra dar 20M num jogador. Eu acho que Kessie bom jogador e deixei claro no texto, porém, 30M é um valor para uma aposta, que da mesma forma brilha à uma temporada apenas. E o 4-3-3 do Montella é 4-1-4-1 sem bola. O 3-5-2 foi usado apenas na reta final do campeonato.

    ResponderExcluir