Faça Parte

Sem títulos de expressão, o que a Inglaterra procura com Big Sam?

Um mês depois da vexatória eliminação para e inexpressiva Islândia nas oitavas de final da Eurocopa da França, a FA anunciou o novo técnico da Seleção Inglesa. Nomes de peso foram comentados, como Wenger, do Arsenal e Klinsmann, comandante dos Estados Unidos, mas os ingleses terão Sam Allardyce, ex-Sunderland, no banco de reservas.

Sam Allardyce tem 61 anos e fez bons trabalhos no West Ham, Newcastle, Blackburn e Sunderland. Foto: The FA
Sam é conhecido como um treinador para situações desesperadas, acostumado a trabalhar em clubes que lutam na parte debaixo da tabela. Como técnico, seu único título de expressão foi a Liga Nacional da Irlanda com o Limerick, em seu primeiro trabalho, em 1992. Na temporada passada, Allardyce assumiu o Sunderland com a missão de tirar o time da zona do rebaixamento e conseguiu.

A Inglaterra carrega o tabu de nunca ter vencido um jogo eliminatório na fase final da Eurocopa. Essa assustadora estatística, somada a coleção de fracassos recentes, coloca os Three Lions em um patamar abaixo das principais seleções mundiais. Todos esses fatores talvez expliquem a escolha da FA por um técnico acostumado a lidar com situações desfavoráveis, apostando na retomada de confiança dos seus atletas.

Com Allardyce, os ingleses buscam resgatar sua identidade para voltar a ser uma nação competitiva no cenário do futebol. A expectativa pela Seleção Nacional nunca foi tão baixa, os jogadores buscam identificação com a torcida e Big Sam, como é apelidado o novo comandante inglês, é conhecido por manter seus grupos unidos e focados em seus objetivos.

Esse parece ser o recado da Federação, um técnico sem resultados expressivos, mas com aquele velho perfil agregador de grupo. A ideia é que o elenco se feche com Allardyce e busque o primeiro grande objetivo, que é se classificar sem sustos para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Foi assinado um contrato de dois anos entre Allardyce e a Federação, sua estreia será em um amistoso, no dia 1º de setembro, em Wembley. O caminho em busca da vaga na próxima Copa do Mundo começa no dia 04 de setembro, quando a Inglaterra enfrentará a Eslováquia, em Trnava, em partida válida pela primeira rodada das Eliminatórias Europeias.

Lucas Felipe (@lsouza73)

Postar um comentário

0 Comentários