Faça Parte

Hóquei: um esporte bem brasileiro

Conhece o hóquei sobre a grama? Este esporte com descendência milenar, é olímpico. E nos próximos parágrafos, será possível conhecer um pouco deste belo esporte e alguns motivos que podem torná-lo popular no Brasil.

Resultado de imagem para field hockey

O jogo moderno como praticado hoje tem origem na Inglaterra do século 18 e o objetivo do jogo é bem simples, marcar gols. O Hóquei sobre Grama é olímpico; Em 1908 participou como esporte demonstração em Londres, mas foi a partir de 1928 em Amsterdã que passou a valer medalhas.

A modalidade não é muito popular no Brasil, porém, se assemelha ao futebol, que é tão enraizado em nossa cultura. Entre as principais semelhanças entre o hóquei e o nosso esporte mais popular estão: as equipes são compostas por 11 jogadores (10 de linha e 1 goleiro), assim como no futebol, temos jogadores de defesa, laterais, meio campo e atacantes; Aos entusiastas por esquemas táticos, saibam que no hóquei pode-se jogar perfeitamente em um 4-3-3 e a dinâmica do jogo se aproxima do que é realizado no futebol. As dimensões do campo são bem similares as do futebol, sendo disputada predominantemente em superfícies sintéticas.

hoquei-grama-quadra

Entre as particularidades do hóquei, a principal é o fato de os gols poderem ser marcados apenas dentro do semicírculo próximo ao gol que é a chamada área de chute, o contato físico também é limitado. No hóquei só é permitido tocar a bola com a parte interna do taco (que é plana), o jogador não pode usar o corpo para tocar a bola (exceto o goleiro) toda vez que a jogada é paralisada, seja por falta ou saída da bola, o jogador pode sair jogando sozinho, sem necessitar passá-la à alguém.

Resultado de imagem para hoquei sobre a grama
Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action/Brasil2016.gov.br
O esporte ainda é embrionário no país, mas alguns motivos podem ajudá-lo a se popularizar. O Brasil tem vários campos sintéticos para a prática do futebol society e que podem tranquilamente serem utilizados para o hóquei, o mesmo pode ocorrer nas quadras de futsal que são idênticas as do hóquei indoor, outra alternativa para a prática do esporte, além disso o brasileiro gosta de esportes coletivos com bola e que marquem gols, sendo uma boa alternativa em aulas de educação física.


Por: @carlosjr92educa
Carlos Alberto de Sousa Júnior - Colunista do Crystal Palace

Postar um comentário

0 Comentários