Faça Parte

O Small Ball

O Small Ball, é um estilo de jogo que podemos falar, do qual 'sacrifica' o tamanho, força física, defesa/ataque low post, (low post é quando você fica de costas para a cesta perto da linha de lance livre, por tanto é só um post de perto) para ganhar velocidade, agilidade e pontos (provavelmente da linha de três). Alguns times também podem jogar sem pivô para ajudar o Small Ball.

(Imagem: TheShoeGame)
O Small Ball não é apenas o contrario do Tall Ball, colocando só jogadores que tem algo de especial para aquilo funcionar. E claro existem vários tipos de Small Ball. Aqui nós vamos ver os três mais importantes, mas claro que tem vários,

The Rocket Ball

Na época de ouro dos Rockets, quando o Hakeem Olajuwon estava mandando no mundo dos pivôs. Houston estava com um time cheios de jogadores que jogavam na linha de três, e, além disso, eles estavam com quatro jogadores lá fora, sim eles estavam apenas com o Hakeem Olajuwon lá dentro.

(Foto: Sports Illustraded)
7-second-or-less ball

Criado por Mike D'Antoni, usado no Pheonix Suns, esse ataque consiste em correr num ritmo geral que quebra a defesa, usar a bola de três, ou passar para o pivô (Amar'e Stoudemire era o pivô do Suns na época). O Pick-and-Roll vira certo tipo de bônus. Nota: Esse estilo de jogo é muito mais fluido com um armador que joga no estilo do Steve Nash.

Enterrando: Amar'e Stoudemire. Passe: Steve Nash. (GIF:NBA)
Total Basketball (Tirado do nome: Futebol Total)

Bom, eu não sei quase nada sobre futebol, só assisto alguns jogos da UEFA ou das seleções, então caso eu fale merda, por favor, me ajude, obrigado, vamos continuar. O Total Basketball, baseado na tática "futebolística" criada pelo Holandês Rinus Michels (que depois criou o Tiki-Taka, do qual é quase a mesma coisa a diferença mais obvia é que no Tiki-Taka tem uma os jogadores tem uma mecânica pronta, e no Futebol Total é mais livre). Usado primeiramente pelo Boston Celtics (depois por todos os times dos anos 60-70, mas ok), e aperfeiçoado pelo San Antonio Spurs. A ideia é passar a bola um para o outro na tentativa de achar o melhor chute, o Spurs da uma alterada nisso dando um Milk-Clock (segurar a bola até perto dos 24 segundos). 

(Vídeo: Colin-Stanton)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Outro texto lindo desse menino lindo heuheuehueheueheuheuehueheuheueheuheuehueheuheuehueheuehueheuheuehueheuhe

    ResponderExcluir