Faça Parte

Lyon goleia e chega com moral para decisão na Champions

Aos poucos, o Lyon vai se reencontrando na temporada. (Imagem: L'Equipe).
Em busca de recuperação depois da derrota em casa diante do PSGo Lyon visitou o Nantes neste quarta-feira (30), pela 15° rodada do Campeonato Francês. Para este jogo, o técnico Bruno Génésio fez algumas alterações com relação ao jogo anterior: Morel e Ferri deram lugares à Rybus e Darder, que compuseram o 4-3-3. O polonês voltou a lateral, enquanto o meia espanhol ocupou a mesma função de Ferri, mas com características diferentes. A principal novidade, porém, foi a volta do ótimo meia Sergi Darder ao time titular. E na opinião de jornalistas do L'Equipe, ele foi o melhor em campo.

O JOGO

O Lyon começou o jogo com tudo, marcando pressão, usando os lados do campo e forçando o erro do Nantes, o que gerou chances claras de gol. Não demorou muito para que o esforço fossem recompensado no marcador e o primeiro gol da partida viesse. Logo aos 16 minutos, Darder lançou Rafael, que cruzou com perfeição e Tolisso aproveitou, abrindo o placar. Nantes 0-1 Lyon.

Distribuição tática das equipes e movimentação dos jogadores visitantes
Mesmo em vantagem, os visitantes seguiram controlando o jogo e ditando as ações, tendo superioridade na maioria das estatísticas. Teve mais posse de bola (30.0% x 70.0℅), mais chutes a gol (1 x 20) e mais precisão nos passes (50℅ x 86%). Este domínio ficaria ainda mais evidente no fim do primeiro tempo. 

Após uma bela troca de passes, o zagueiro Vizcarrondo parou Ghezzal com falta, dentro área. Na cobrança do pênalti, aos 37 minutos, Lacazette converteu e chegou ao seu 11° gol na Ligue 1. O terceiro gol veio antes mesmo do intervalo, quando Darder participou diretamente, lançando uma bola "açucarada" para Gonalons. Nantes 0-3 Lyon na primeira parte do jogo.

Na segunda etapa, o Lyon continuou soberano na partida, enquanto o Nantes não mostrou nenhum poder de reação. Com a mudança de característica, os visitantes foram ainda mais possessivos, conseguindo acelerar o jogo quando necessário e, assim, transformou a vitória em goleada. Após recuperar a bola no meio campo, Tolisso passou para Darder, o espanhol tocou para Valbuena, que bateu e fez.

Logo após o quarto gol, o comandante sacou Lacazette, que deu lugar à Fekir. Sendo assim, Ghezzal ficou responsável pela na armação, Fekir e Valbuena no ataque e o time ficou moldado no 4-4-2O quinto gol saiu num cruzamento preciso de Valbuena para o jovem zagueiro Diakhaby, que também deixou sua marca. A torcida do Nantes já deixava o Stade de la Beaujoire, quando em outro passe de Sergi Darder, Fekir driblou o goleiro e deu números finais ao jogo. Nantes 0-6 Lyon.

Opinião

A goleada mostrou algumas coisas, que mesmo óbvias, eram despercebidas pelo técnico: Darder é titular absoluto desse time; Valbuena, com confiança, também é titular; e Fekir não é o mesmo de antes da lesão no joelho.

Com a vitória, o Lyon foi aos 25 pontos e ocupa a 4° colocação. A próxima partida do time na Ligue 1, é contra o Metz, fora de casa. A grande decisão será no dia 7, quando o time decide vaga no grupo H da UEFA Champions League, contra o Sevilla, em casa.

Postar um comentário

0 Comentários