Faça Parte

A Roma merece um título, mas quais as chances?

Ganhar a Série A Italiana é uma tarefa muito difícil. A Juventus sobra há anos, seja pelo bom futebol, pela arbitragem amiga, ou pelas duas coisas juntas.

O time de Turim tem muitos méritos, é claro, mas também temos que destacar os méritos do Napoli e principalmente da Roma, que há muitos anos vem tentando brigar pelo título, mesmo com um investimento muito menor do que o time pentacampeão.

foto: asroma.com
Se o quarto título italiano não vier, pelo menos a Coppa Italia ou a Liga Europa o time merece... A torcida merece... Totti merece!

No campeonato nacional o time conseguiu mais uma vitória no último final de semana, ao bater a Internazionale fora de casa por 3 a 1, com mais uma atuação sensacional de Radja Nainggolan. Mas apesar da ótima campanha, com 75.6% de aproveitamento, o time está sete pontos atrás da Juventus, que tem 84.6% de aproveitamento de pontos. Em casa, as duas equipes venceram todas as partidas! O aproveitamento da Roma é melhor do que a maioria dos segundos colocados dos grandes campeonatos europeus: Psg 72.8%, Tottenham 67.9%, RB Leipzig 72.7% e Barcelona 75%; o Porto tem 81.2%. Levantar o Scudetto é a tarefa mais difícil das três possíveis. O futebol da Roma empolga, mas a eficiência da Juventus deixa tudo mais difícil.

Na Liga Europa o time está nas oitavas de final e vai enfrentar o Lyon, após eliminar o Villarreal com facilidade ao vencer na Espanha por 4 a 0. No jogo de volta poupou muitos jogadores e perdeu por 1 a 0. As atuações da equipe a credenciam como uma das favoritas. Sem menosprezar os outros adversários, no papel não é uma tarefa impossível. Se a tabela ajudar a escapar das maiores equipes, o título pode virar realidade. Celta (ESP), Krasnodar (RUS), Apoel (CHI), Anderlecht (BEL), Schalke 04 (ALE), Borussia M. (ALE), Lyon (FRA), Rostov (RUS), Manchester United (ING), Olympiakos (GRE), Besiktas (TUR), Gent (BEL), Genk (BEL), Copenhague (DIN) e Ajax (HOL) são os outros participantes.

E na Coppa Italia o time enfrentará a Lazio nesta quarta-feira, em um clássico válido por uma das semifinais. No outro jogo a Juventus bateu o Napoli de virada por 3 a 1. Os jogos de volta acontecem só no dia 5 de abril. Vale lembrar que a Roma não perde da Lazio há oito jogos, desde o dia 11 de novembro de 2012. A taça é possível, apesar de um clássico ser sempre difícil e uma possível final contra a Juventus muito difícil (Napoli também é pedreira), em mata-mata tudo pode acontecer.

As chances de pelo menos um título são reais! A torcida fica quieta, porque conhece as romadas da Roma. Seja por azar, por falta de futebol dos jogadores ou por invenções dos técnicos, o histórico não favorece. Mas nesta temporada as coisas parecem estar diferentes. Forza Roma. Noi vogliamo urlare è campione!!! (Queremos gritar é campeão!).

Arthur Godioso - @arthurgodioso

Postar um comentário

0 Comentários