Faça Parte

Velocidade, criatividade e bola na rede: 45 minutos de Salah com a camisa do Liverpool

Quando o Liverpool alinhou-se para enfrentar o Wigan na Ăºltima Sexta-feira (14), todos os olhos estavam voltados para o estreante Mohamed Salah. O egĂ­pcio pelo qual os Reds gastaram a maior quantia numa transferĂªncia em sua histĂ³ria faria seus primeiros 45 minutos com a camisa 11 vermelha. Pela primeira vez terĂ­amos o prazer de acompanhar Roberto Firmino, Philippe Coutinho, Adam Lallana e Mohamed Salah em aĂ§Ă£o, juntos. ApĂ³s vencer o Tranmere Rovers por 4x0 na Quarta-feira (12), o 1x1 no segundo jogo da prĂ©-temporada ficou aquĂ©m das expectativas, mas o faraĂ³ deu sinais promissores do que sua carreira em Anfield pode vir a ser.

Mohamed Salah comemora seu primeiro gol com a camisa do Liverpool. Foto: Liverpool FC
Salah precisou de menos de um minuto para demonstrar o que pode agregar a equipe e o porquĂª Klopp estava tĂ£o empolgado com sua contrataĂ§Ă£o. ApĂ³s passe de Philippe Coutinho, Mo arrancou a partir do cĂ­rculo central, deixou o defensor na saudade, invadiu a Ă¡rea e bateu com perigo, quase abrindo o placar no DW Stadium. Nos 44 minutos que seguiram, o camisa 11 estava elĂ©trico em campo! Sempre procurando por espaços para infiltrar-se nas costas da zaga, Salah mudava constantemente de posiĂ§Ă£o com Roberto Firmino e pareceu encaixar-se bem com a fluidez do ataque.

Apesar de ainda estar fora do tom com o sistema de pressing da equipe, sua velocidade e movimentaĂ§Ă£o, alĂ©m de sua tĂ©cnica com a bola nos pĂ©s, fez de Mohamed uma peça-chave durante o primeiro tempo e o estreante foi presenteado com um gol, apĂ³s Firmino receber a bola de Coutinho e rolar para o egĂ­pcio empurrar para o fundo das redes.

A prĂ©-temporada nĂ£o se trata de resultados, como jĂ¡ disse JĂ¼rgen Klopp, mas sim de ritmo de jogo, assimilaĂ§Ă£o de conceitos e adaptaĂ§Ă£o ao esquema. Em sua estreia, Mohamed Salah iniciou a partida pela ponta direita, num 4-3-3 que, em determinados momentos desenhou-se num 4-3-2-1, e procurou explorar os espaços entre as linhas da equipe e infiltrar-se sem a bola nas costas da defesa do Wigan, aproveitando-se de sua velocidade. Seu posicionamento permitiu que o camisa 11 flutuasse da ponta pra dentro, centralizando mais suas ações do que nos acostumamos a ver com Sadio ManĂ© na mesma posiĂ§Ă£o na Ăºltima campanha. O espaço criado por Mo permitiu as constantes descidas de Trent Alexander-Arnold, outro destaque da partida, que se apresentou bem para o ataque, utilizando seu atleticismo e explosĂ£o para levar vantagem em situações de mano a mano com o lateral adversĂ¡rio, enquanto o egĂ­pcio tentava aproveitar os espaços criados por Roberto Firmino, que arrastava a Ăºltima linha de quatro da equipe do Wigan para fora de seu posicionamento ideal. Essa conexĂ£o entre o alagoano e Mohamed Salah serĂ¡ muito comum, na medida em que ambos se entrosarem.

SĂ£o os primeiros dias de prĂ©-temporada e Salah terĂ¡ ainda mais tempo para conhecer seus novos companheiros e adaptar-se ao esquema da equipe de JĂ¼rgen Klopp, mas sua estreia jĂ¡ deu uma amostra do que o novo camisa 11 traz consigo para Merseyside. Velocidade, criatividade e gols Ă  moda egĂ­pcia.

Por: Luiz Felipe Gomes / Twitter: @MakeUsDreamBR

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios