Faça Parte

Dominante Juventus para em Handanovic

No dia de ontem, 09, ocorreu o jogo entre Juventus e Internazionale, partida vĂ¡lida pela 16ª rodada da SĂ©rie A 2017/2018, no Allianz Stadium.  A disputa trazia vĂ¡rios elementos interessantes: marcava da volta do clĂ¡ssico decidindo a parte de cima da tabela (pois nos Ăºltimos anos o time de MilĂ£o nĂ£o tinha força suficiente para tal), a disputa entre os artilheiros argentinos Higuain e Icardi e o embate entre os estrategistas Allegri e Spalletti.

O clĂ¡ssico Ă© tĂ£o importante que Ă© conhecido como Derby d’Italia, pois marca um jogo entre a maior vencedora do futebol italiano, a Juventus e um dos times que vira e mexe desafia a hegemonia bianconera. Os dois times sĂ£o de regiões diferentes, a Juventus Ă© do Piemonte e a Inter da Lombardia (ambas ao norte da ItĂ¡lia), possuem torcida em todo o paĂ­s e por anos marcou tambĂ©m uma rivalidade entre famĂ­lias italianas poderosas os Agnelli, que possuem o controle da Juventus e os Moratti, que possuĂ­am o controle da Inter atĂ© venderem parte de suas ações.

Ao todo (contando com o empate no jogo de ontem) foram disputados 231 Derby d’Italia, com 103 vitĂ³rias bianconere, 71 vitĂ³rias da Inter e 56 empates. Amplo domĂ­nio da Juventus sobre a rival.

Conforme falei em meu Ăºltimo texto, a Juventus teria uma forte sequencia determinante para o restante da temporada. As vitĂ³rias contra Napoli (SĂ©rie A) e Olympiacos-GRE (UCL) foram importantes e demonstraram, mais uma vez, que a Juventus de Allegri cresce em momentos decisivos.

Para a partida de ontem, Allegri entrou com Szczesny, De Sciglio, Benatia, Chiellini, Asamoah; Pjanic, Khedira, Matuidi; Cuadrado, Mandzukic e Higuain. Tanto os jogadores, quanto a postura em campo mostrou que a Juventus atuou em algo que lembra mais um 4-3-3, sem as estrelas do time Gigi Buffon (recuperando-se de contusĂ£o) e Paulo Dybala.

A Juventus dominou toda a partida, o goleiro Samir Handanovic foi o responsĂ¡vel por diversas intervenções fundamentais para que o time da casa nĂ£o abrisse o placar. AtĂ© o zagueiro Skriniar tirou uma bola em cima da linha na primeira etapa.

Mandzukic tambĂ©m nĂ£o teve muita sorte no dia de ontem, alĂ©m de parar no goleiro esloveno, o crota ainda acertou uma cabeçada no travessĂ£o e perdeu duas oportunidades claras de gol.

Muitos criticaram Allegri por deixar Dybala no banco. Da mesma forma que falei em meu Ăºltimo texto, Allegri roda muito o elenco e, somando a isto, Dybala nĂ£o vive seu melhor momento na equipe. NĂ£o critico Allegri por esta postura, o entendo. TambĂ©m acredito que Ă© necessĂ¡rio jogar com um meio campo com trĂªs jogadores, ponto para Max.
Benatia, em afirmaĂ§Ă£o, fez mais uma Ă³tima partida no clĂ¡ssico. Foto: Juventus.com
Entretanto, minha crĂ­tica fica por conta de trĂªs fatores: nĂ£o colocar Douglas Costa no lugar de Mandzukic no inĂ­cio do segundo tempo, nĂ£o ter colocado Dybala no inĂ­cio do segundo tempo (o argentino entrou apenas aos 75 minutos de jogo) e ter tirado Pjanic aos 85 minutos de jogo.

O brasileiro tem evoluĂ­do muito nas Ăºltimas partidas e penso que poderĂ­amos ter criado um volume maior de oportunidades caso estivesse em campo, dividindo tal funĂ§Ă£o com Cuadrado. Apesar de Dybala nĂ£o viver bom momento, o argentino Ă© peça fundamental e precisaria ter tido mais tempo em campo ontem, dada a importĂ¢ncia da partida. Por fim, Pjanic Ă© o melhor jogador de linha da Juventus da temporada. Um verdadeiro maestro em campo, sempre atuando bem. TirĂ¡-lo do jogo significa abrir mĂ£o da sua bola parada, dos seus passes e dos seus chutes de fora da Ă¡rea.

Allegri tambĂ©m precisa ser elogiado. O papel do tĂ©cnico Ă© fazer com que seu time crie chances de gol e evitar, ao mĂ¡ximo possĂ­vel, que o adversĂ¡rio tenha chaces de vazar a defesa. Max montou um time que dominou os 90 minutos do jogo e nĂ£o tem culpa se seus jogadores nĂ£o conseguiram concluir de forma certeira. Szczesny nĂ£o sujou o uniforme e sequer chegou a ter nota em uma avaliaĂ§Ă£o de um jornal, dada a inatividade do polonĂªs no dia de ontem.

Outros mĂ©ritos do tĂ©cnico estĂ£o em Benatia e Asamoah. O marroquino com sequencia de jogo e sem lesões vem de Ă³timas atuações e o lateral esquerdo vem entrando e dando conta do recado. Claro que Alex Sandro Ă© dono da posiĂ§Ă£o, mas como o brasileiro nĂ£o vem de boa temporada e ainda discute renovaĂ§Ă£o (arrastada) de contrato Ă© importante ter um reserva sempre pronto.

InegĂ¡vel que o empate foi melhor para a Inter, que foi dominada no jogo inteiro e viu sua diferença para a Juventus permanecer em 2 pontos. Para a Juventus, fica o sabor amargo de nĂ£o ter vencido uma partida em que dominou o adversĂ¡rio, mas fica o bom momento da equipe para a sequencia da temporada.

Na prĂ³xima segunda-feira, 11, haverĂ¡ o sorteio das oitavas-de-final da UCL. A Juventus estĂ¡ no pote dos segundos colocados e pode pegar: Liverpool, United, City, Tottenham, PSG e Besiktas.

Fino alla fine, FORZA JUVENTUS!

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios